A defesa dos animais é uma questão em voga entre todas as faixas etárias e no Brasil inteiro. Sendo assim, uma faculdade no Sul de Santa Catarina iniciou uma atividade interdisciplinar para auxiliar os bichinhos abandonados na região. O projeto Há Pelos visa unir e conscientizar os estudantes em torno de propostas para sustentabilidade de ONG’s da cidade de Criciúma.

O objetivo é viabilizar a sustentação financeira dessas iniciativas, desenvolvendo uma marca do zero para a comercialização de produtos pets. A quantia arrecadada será revertida para auxiliar animais abandonados.

A inspiração para o projeto Há Pelos apareceu em um evento com coordenadores e professores da instituição de ensino. Nesse encontro, os participantes definiram um desafio de simulação de ambientes de trabalhos para os alunos. No decorrer do planejamento, os alunos encararam dificuldades e precisaram encontrar soluções em grupo, fortalecendo a união.

Projeto Há Pelos

Foto: Freepik

A ação multidisciplinar envolveu as disciplinas de Design de Superfície, Design de Interação, Engenharia Econômica, Química Analítica e Realidade Mundial, dos cursos de Engenharia Química, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Design e Jornalismo.

Portanto, o resultado do trabalho no projeto Há Pelos foi apresentado para representantes de ONGs de proteção aos animais. Durante o experimento, os alunos foram separados em seis grupos, juntando jovens com capacitações e conhecimentos diferenciados. Cada curso colaborou para a criação de um e-commerce, conforme a área que atua.

Resultado do projeto Há Pelos em Santa Catarina

Portanto, os estudantes de engenharia química criaram um xampu especial para os bichinhos. Já os alunos de jornalismo tiveram a responsabilidade de cuidar da assessoria e divulgação da marca, enquanto os acadêmicos de engenharia mecânica efetuaram todos os cálculos para a execução da iniciativa.

Já os graduandos de engenharia da computação planejaram e montaram o site do negócio virtual em conjunto com os estudantes do curso de design. Os futuros designers ainda realizar a parte visual da plataforma e o design de itens para venda. Tais como: camisetas, canecas, bandanas, botton, entre outros.