Hoje em dia, a causa pela defesa dos interesses dos animais está conquistando cada vez mais espaço. Por isso, a criação de projetos e medidas para melhorar a qualidade de vida dos bichinhos ocorre no território nacional. Na cidade de São Carlos, o debate gira em torno do projeto de lei (PL) sobre o Pet Parque Parcão.

A iniciativa de elaboração desse espaço tem o intuito de repassar espaços em praças. Tudo para que os moradores possam interagir com os seus mascotes. A questão já está sendo debatida na Câmara de Vereadores da cidade do estado de São Paulo. A proposta é de autoria do vereador Daniel Lima.

No momento, a proposta está sendo avaliada para se estabelecer quais locais públicos tem estruturar para receber esse tipo de atividade recreativa. Assim, o texto do Pet Parque Parcão ainda prevê que os espaços possam ter atendimento veterinário com ações voltadas a saúde dos bichinhos.

As medidas podem envolver:

  • Campanhas de vacinação;
  • Mutirão para castração;
  • Tratamento contra pulgas e carrapatos;
  • Exposições e feiras de animais domésticos;
  • Ações de adestramento para pets.

Motivação para criação do Pet Parque Parcão em São Carlos

De acordo com o autor do projeto de lei, a sua inspiração se deve aos benefícios obtidos com a interação entre humanos e animais ao ar livre. Além disso, ele declarou que espaços específicos para tutores e seus pets em praças públicas também é um estimulo para que a população saia de duas casas e realizem atividades na rua.

Pet Parque Parcão

Foto: Freepik

Sendo assim, se torna possível deixar os cães mais livres e ainda podendo conviver com outros humanos. No fim das contas, essa questão pode desencadear uma melhoria considerável da qualidade de vida de diversos habitantes da cidade.

De fato, a ciência já comprovou que o contato com os cachorros pode fazer muito bem para pessoas de todas as idades. Afinal, aqueles que tem a companhia diária de um amiguinho de quatro patas tendem se exercitar com mais freqüência ao ar livre, ter uma vida social mais ativa e evitar doenças graves, como depressão, ansiedade, estresse e problemas de coração.