O Pug é uma raça já conhecida por seu jeitinho meigo, mas o filhote é o mais apaixonante. O Pug é conhecido por ser um daqueles cães bem meigos e apegados ao tutor, com um carisma único que o tornam aquele cãozinho “bom camarada”.  Conheça outras características do Pug.

1. O Pug filhote tem um dos olhares mais expressivos 

cachorro feliz – Foto: Freepik

O olhar do Pug filhote vai fazer qualquer um se render. É impossível não ficar hipnotizado com aqueles olhos esbugalhados que parecem saber como te dominar. 

Ao ficar perto de um Pug tenha cuidado para não ser influenciado por esse olhar, pois fica difícil dizer não para uma coisinha tão fofinha como ele.  

  • Veja também: Conhecendo o cachorro Pug preto: um cachorro de aparência marcante

2. As rugas do Pug filhote são encantadoras 

Outra característica física do Pug são as rugas profundas em sua face. Essas ruguinhas dão um aspecto único para a raça, que juntando com sua cabeça redonda e seu focinho achatado completa o visual fofo que esse cãozinho possui.  

3. O Pug filhote tem uma cauda encaracolada 

Pug

Pug – Foto: Freepik

Se não bastasse todos esses outros aspectos físicos que o Pug apresenta, ele ainda possui uma das caudas mais fofinhas. A cauda do Pug é implantada acima da garupa e duplamente enrolada, o que dá todo um charme único.  

  • Confira também: Sugestões de nomes para Pug – 50 Nomes originais e criativos

4. Ele é muito companheiro 

O Pug filhote é um verdadeiro companheiro, se depender dele ele passa o dia todo na cola do tutor indo com ele para todos os lados. 

É um cãozinho meigo, muito carinhoso, que vai tentar agradar todos os membros da família, mas sempre vai guardar a maior devoção para um membro específico. 

vantagens de ter um cachorro

Cãozinho com sua tutora – Foto: Freepik

Ele é um cão muito sociável e convive bem com crianças e até idosos. O Pug também tem uma grande tolerância para outros animais e não se sente tímido na presença de estranhos.  

5. Pug filhotes são brincalhões 

Esse pequeno cão é bastante brincalhão e um tanto ativo quando filhote, por isso o tutor tem que estar preparado para garantir que ele tenha como gastar essa energia. O Pug também é bastante alegre, com uma personalidade que vai cativar todos aqueles em sua volta.

cachorro com chapéu

cachorro com chapéu – Foto: Freepik

Se o filhote de Pug é bastante brincalhão, na vida adulta essa raça tem uma tendência a ser bem preguiçosa. Não é que o cão vá deixar de brincar, mas nessa fase ele prefere sempre que possível tirar uma boa soneca.  

6. Além de fofo é famoso 

Com toda essa fofura o Pug também conquistou os holofotes. Com um carisma único, a raça já foi usada em várias produções como filmes e animações. 

O papel mais famoso que um Pug já fez foi no filme MIB – Homens de Preto, onde interpreta um extraterrestre que vive na terra. 

o temperamento do pug

Foto: Freepik

Além desse memorável papel, a raça também já foi estrela em filmes como Patrick: Aprendendo a Amar, Kingsman: Serviço Secreto e nas animações Pet – A Vida Secreta dos Bichos e em Super Conectados. 

A fama do Pug é tanta que um cão da raça chamado Doug foi eleito em 2018 pela Forbes como um dos maiores influencers pet

Doug é bastante famoso e tem uma conta no Instagram, o @itsdougthepu, com quase 4 milhões de seguidores. O perfil do pet é recheado com fotos que exaltam a fofura dessa raça. 

Alguns cuidados com cães da raça Pug 

Mesmo sendo fofinho, o Pug é uma raça que precisa de certos cuidados. Por possuir uma forma curta do crânio, o famoso focinho achatado, essa alteração é conhecida como braquicefalia e grande responsável por causar problemas respiratórios no Pug. 

 A braquicefalia  causa dificuldade respiratória no pet, ela também é responsável por aquele ruído característico do Pug, que lembra um ronco. 

o temperamento do pug

Foto: Freepik

Por conta dessa anomalia, o Pug precisa de uma certa atenção relacionada à atividade física, que deve ser feita de forma leve e em temperaturas agradáveis, já que é pela respiração que o animal controla o calor corporal, o que acaba causando dificuldade para cães braquicéfalos.  

O Pug precisa sempre ser bem hidratado, principalmente depois de algum esforço físico ou em dias mais quentes. O calor também é um fator que dificulta a respiração do Pug, por isso em dias mais quentes o cão precisa ser refrescado e evitar sair para ambientes externos.  

Alimentação 

A raça tem uma fama de ser gulosa, o que é verdade. O tutor tem que manter uma dieta balanceada em com a quantidade ideal para o animal. O Pug tem tendência ao sobrepeso e precisa de uma alimentação especial para a sua raça. 

Higiene 

pug

Foto: Freepik

Um dos principais cuidados devem ser com os olhos, por serem saltados precisam sempre estarem limpos para evitar problemas relacionados aos olhos. As rugas precisam ser limpas semanalmente com lenços para evitar o acúmulo de sujeiras.

Os banhos devem não podem ser mais do que uma vez por semana, conforme a necessidade do cão. 

A raça solta bastante pelo, por isso faça escovações semanais para remover os pelos mortos. Os dentes precisam ser limpos com frequências, as unhas aparadas sempre que necessárias. 

História do Pug

olfato do cachorro

Esse fofinho é uma das raças mais antigas do mundo, com indícios de sua existência datadas de 1700 a.C. Mesmo com essa longa existência, a origem do Pug ainda é muito incerta, acredita-se que ele surgiu através do cruzamento de raças como Pequinês e os Mastiff Francês, ou entre o Pequinês e o Spaniel Japonês.  

O Pug tem origem na China e foi desenvolvido para ser cães de colo para imperadores. 

Pug

Pug – Foto: Freepik

A raça estava muito relacionada à realeza, onde eram tratados com grande respeito pelos habitantes de palácios. A raça foi levada para a Europa pelos holandeses no século XVI e de lá foi se popularizando pelo restante do continente.  

A raça foi bem recebida pela monarquia europeia e acabou sendo um novo queridinho entre as classes altas, tanto que foi na Inglaterra que a raça ficou conhecida como Pug. Hoje, a raça é bastante popular e possui um grande número de admiradores.  

Uma coisa é certa, o filhote de Pug é um dos cãezinhos mais fofos do mundo, e para provar essa afirmação selecionamos 6 motivos que fazem o Pug ser um filhote fofinho.