Existem muitas teorias bastante contraditórias entre si sobre as origens das raças de cachorro da língua azul. De lendas milenares a hipóteses científicas: a explicação desse gene em particular é mais complexa do que parece. Vamos esclarecer o assunto agora!

Raças de cachorro da língua azul: o que a ciência diz?

A estrutura da língua possui pequenas terminações de vasos sanguíneos que formam uma única camada. O sangue que circula na língua é carregado de oxigênio. Portanto, na maioria dos cães e outros animais, a língua tem uma cor semelhante ao rosa.

comportamento

Foto: Freepik

Especialistas dizem que as raças de cachorro da língua azul sofreram uma mutação genética natural. Isso explicaria por que esse gene raro está presente em poucas espécies e não interfere na saúde do animal.

O que ainda não foi demonstrado é se a mutação genética de algumas espécies foi desencadeada por alguma evolução adaptativa. Ou se sua estrutura genética foi acidentalmente alterada em algum lugar dentro de sua árvore genealógica.

Teoria da melanina

Uma primeira teoria afirma que algumas raças de cães, assim como algumas espécies de animais, produziriam uma quantidade maior de melanina. Esta famosa substância é responsável pela pigmentação da pele e pelos dos mamíferos. Sua produção excessiva geraria uma pigmentação mais intensa no nível da língua.

No entanto, outra teoria afirma que as raças de cachorro da língua azul sofrem de deficiência de tirosina. Como resultado, seus corpos não produziriam melanina suficiente para pigmentar adequadamente todo o corpo.

Mitologia chinesa

chow chow

Foto: Freepik

Se entrarmos no aspecto mais mitológico, há uma lenda chinesa que fala do nascimento do Chow Chow. De acordo com isso, o Chow Chow é um cão dragão que adorava o dia, mas odiava a noite. Certa noite, cansado da escuridão, ele decidiu lamber o céu inteiro, tirá-lo do caminho e tornar o dia eterno.

Sua atitude irritou os deuses, que decidiram puni-lo para sempre, manchando sua língua da mesma cor que o céu. Dessa maneira, o Chow Chow se lembrava de sua vergonha toda vez que olhava para sua fisionomia. E todos podiam identificar o cachorro que tentara contradizer os deuses.

Quais são as raças de cachorro da língua azul?

O Shar Pei e o Chow Chow são as duas raças com língua azul. Em ambos os cães, o gene da língua azul é dominante (ou seja, não recessivo) e continuará sendo transmitido para as gerações futuras. O “gene azul” é tão evidente entre o Chow Chow que alguns espécimes mostram uma linguagem com tons de púrpura ou quase pretos.

Chow Chow: o antigo guardião dos templos sagrados

chow-chow

Foto: Freepik

Embora possa parecer um urso de pelúcia, o Chow Chow é o verdadeiro herdeiro dos lobo asiático. No entanto, é verdade que seu pelo bonito e abundante, a cabeça grande e a língua azul lhes dão uma aparência verdadeiramente fascinante.

Na China natal, eles eram historicamente usados ​​para proteger as casas, campos férteis e templos sagrados deste país. Muitas vezes, eles também eram empregados para acompanhar homens em viagens de caça. E, atualmente, eles podem ser encontrados em todo o mundo como animais de estimação.

Seu corpo é perfeitamente adaptado para suportar as variações frias e climáticas do território chinês. Sua estrutura é compacta, robusta, com uma espessa camada de gordura que envolve o corpo e complementada por um grosso pelo avermelhado.

Shar Pei e suas famosas rugas

Cachorro da língua azul – Foto: Freepik

Shar pei e Chow Chow compartilham tantas semelhanças que algumas teorias genéticas afirmam que eles podem estar relacionados. Além da língua azul, eles mostram corpos muito semelhantes, com a única diferença real e óbvia em relação aos pelos.

Eles também se parecem em algumas características e expressões faciais e também por suas habilidades como cães de caça e guarda.

No entanto, o Shar pei tem um pelo curto e tem inúmeras rugas no corpo. Nos filhotes, as rugas são mais evidentes, porque a pele se prepara para esticar, enquanto o cão cresce e ganha peso.

Se analisarmos sua história, é interessante lembrar que o Shar Pei já estava presente ao lado do homem desde 300 aC. Este cálculo foi possível graças à descoberta de objetos de cerâmica que retratam os ancestrais deste animal de estimação. Isso permite assumir a importância que esses cães possuíam e como estavam presentes na cultura chinesa antiga.

Desde os tempos antigos, os Shar pei são empregados em atividades de pastoreio, guarda e caça. Os camponeses chineses encontraram neste cachorro de língua azul o melhor aliado para defender suas terras e fazendas de possíveis predadores, como ursos ou lobos.

Estes cães são realmente especiais: você gosta desta raça? ? O que você acha dos cães de língua azul?