Todos nós temos o nosso estilo de música preferido, até mesmo quem não é tão fã dessa arte. Mas, e os nossos cachorros, será que eles gostam de escutar música? Será que é possível que eles tenham um gênero musical preferido?

De acordo com uma pesquisa realizada na Escócia pela SPCA local e a Universidade de Glasgow, a música não só afeta os cães como eles também podem ter uma certa preferência de estilo de música.

Segundo pesquisa, cachorros ficam menos estressados quando estão escutando música. (Foto: Reprodução / Pinterest)

Para chegarem a esta conclusão, pesquisadores tocaram uma grande variedade de músicas de diferentes estilos para os cães que vivem em um canil em Dumbarton, na Escócia.

Os pesquisadores colocaram cinco gêneros musicais diferentes para os animais escutarem, foram eles rock leve, motown, pop, reggae e clássico.

Enquanto as músicas eram tocadas, os cientistas puderam perceber mudanças psicológicas e de comportamento nos animais que participaram do estudo.

Ainda de acordo com o estudo, cada cão pode ter o seu estilo de música preferido. (Foto: Reprodução / Taylor Brown)

De acordo com Neil Evans, professor responsável pela pesquisa, as mudanças mais positivas puderam ser percebidas quando estava sendo tocando reggae e rock leve.

Essas mudanças puderam ser percebidas através de medições dos batimentos cardíacos dos animais, que mostraram uma diminuição do nível de estresse dos animais enquanto a música estava sendo tocada, principalmente quando era rock leve ou reggae.

Durante o estudo, reggae e rock leve foram os estilos que deixaram os cães mais quietos. (Foto: Reprodução / SPCA Escocesa)

Além disso, o estudo mostrou que os cachorros ficaram “significativamente mais tempo deitados e menos tempo em pé” enquanto estava tocando música, independente do seu gênero.

E para quem se questiona se é possível que cada cão tenha o seu tipo de música preferido, o professor Neil acredita que sim. “Em geral, a resposta para diferentes gêneros foi misturada, evidenciando a possibilidade de que, como os humanos, nossos amigos caninos têm suas próprias preferências musicais”, explicou Neil Evans.

 

Fonte: BBC Brasil