A cada dia, novas descobertas da ciência mostram que os cachorros são animais extremamente inteligentes. Desta vez, a novidade tem a ver com a compreensão da linguagem. Como assim? Um estudo comprovou que cachorros identificam palavras.

Isso mesmo! Os cães são capazes de reconhecer determinadas palavras, mesmo que sejam ditas por desconhecidos. Essa característica se trata de uma pré-disposição para entender a linguagem, algo se acreditava ser exclusivo dos seres humanos. A novidade foi divulgada recentemente pela Royal Society.

Até então, se sabia que os cachorros domésticos entendiam comandos simples e também conseguiam reconhecer vozes humanas familiares. Neste caso, as pesquisas apontavam que os cães se limitavam a conhecer essas frases conhecidas, só que não entendiam a palavra e a sua fonética.

conversar com cães

Fonte: Freepik

Estudo mostra que cachorros identificam palavras

Todavia, essas certezas foram revistas recentemente. Isso porque um grupo de pesquisadores da Universidade britânica de Sussex efetuou um experimento com 70 cães domésticos de diversas raças. Os animais ouviram silabas, sem qualquer sentido e ditas por pessoas desconhecidas. Ao todo, 13 homens e 14 mulheres participaram da iniciativa.

Ao avaliar a postura canina aos diferentes estímulos sonoros (pelo modo chamado de “habituação-desabituação”), os cientistas concluíram que os animais entenderam termos como hid”, “had” e “who’d”. Ou seja, os cachorros identificaram palavras faladas por indivíduos diferentes.

cachorros identificam palavras

Foto: Freepik

Isso aponta que os animais são capazes de generalizar palavras, independentemente de quem estiver se expressando. De acordo com os autores da pesquisa, até os dias de hoje se acreditava que essa habilidade de categorizar os termos, sem qualquer ensinamento, pertencia apenas aos humanos. Todavia, a experiência mostrou que não é bem assim.

O fato de que os cachorros identificam palavras é um pré-requisito do idioma. Uma vez que para se expressar oralmente é necessário ter a capacidade de identificar uma mesma palavra por locutores distintos.

Fato histórico

Assim, a pesquisa britânica comprova que os cachorros podem, através de determinados termos, sem relevância especial para eles, perceber a voz de humanos que não possuem ligação alguma.

Os pesquisadores afirmaram que os cachorros são, portanto, capazes de elaborar prontamente uma representação da voz humana. Outros animais, como os ratos, por exemplo, já tinham demonstrado talento similar. No entanto, os resultados só eram atingidos com treinamento prévio.

Ou seja, essa demonstração que os cachorros identificam palavras foi a primeira vez que pesquisadores obtiveram esses dados de forma espontânea. É algo histórico e comprova, mais uma vez, o quão especial são os melhores amigos dos humanos.