O treinamento dos cães farejadores é uma etapa bastante importante na formação de cachorros que rastreiam drogas ilícitas e também contribuem para a procura de pessoas desaparecidas.

No entanto, não é todo cachorro que é indicado para essas tarefas. Afinal, algumas raças de cães já tem pré-disposição para realizar essas atividades com um bom treinamento.

De modo geral, além de ter um olfato aguçado, os cachorros farejadores precisam ter outras características. Como por exemplo: lealdade, obediência e coragem para participar de trabalhos arriscados.

Desta forma, outras condições também favorecem o treinamento dos cães farejadores. Isto é, eles precisam aderir a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios que contribuem com a condição física do cachorro.

Assim sendo, você sabe como é feito o treinamento dos cães farejadores? Tem curiosidade de saber mais?

Então continue a leitura do artigo de hoje do Portal do Dog!

Treinamento dos cães farejadores – Veja como funciona

cão farejador

Cachorro farejador – Foto: Freepik

Você já deve ter visto a ação e treinamento dos cães farejadores na TV. Principalmente em filmes com cachorros e narcóticos. Além das novelas e séries policiais.

Desta forma, além de farejar drogas, os cães têm um olfato tão sensível que pode auxiliar no resgate de pessoas em risco. Além disso, podem ajudar em buscas de pessoas desaparecidas.

Para isso, é necessário que o cãozinho passe por um treinamento desde filhote. Afinal, esse treinamento é capaz de desenvolver suas habilidades ainda mais para o intuito de salvar vidas e ajudar nas investigações das autoridades.

Assim sendo, veja abaixo algumas informações de como funciona o treinamento dos cães farejadores. Com exemplos de técnicas utilizadas, treinamento de adestramento e cuidados especiais com o cachorro.

Confira!

Técnicas para estimular o olfato canino

Primeiro de tudo, você precisa entender que os treinamentos de cães farejadores começam quando o doguinho ainda é filhote.

Assim sendo, as fêmeas costumam responder melhor aos treinamentos. Afinal, costumam ter uma maior atenção do que os machos.

Os machos podem se distrair mais facilmente. Afinal, quando maduros, gostam de marcar território e ir atrás de cadelas no cio.

Mas isso não quer dizer que os machos não são bons cachorros farejadores. Só é preciso ter paciência e oferecer carinho.

Sendo assim, para treinar o olfato do cachorro farejador, treinamentos como esconder petiscos e comidas são bastante usados no início. Afinal, esta é uma forma de descobrir os alimentos a partir dos odores.

Por exemplo, o treinador poderá jogar petiscos com ração espalhadas no chão, fazendo com que o filhote procure o alimento.

No entanto, em outras situações o cãozinho poderá procurar por brinquedos escondidos entre substâncias ilícitas. Depois ele pode evoluir para outros objetos até chegar no treinamento de farejar drogas.

No treinamento com drogas o processo de reforço positivo é bem importante. Afinal, toda vez que o cachorro acertar a ação ele irá receber uma recompensa por isso.

Assim ele vai afirmando seu comportamento.

cão cheirando

Cão cheirando a mão – Foto: Freepik

Treinamento dos cães farejadores – Adestramento do cachorro farejador

O treinamento do cão farejador deve acompanhar a sua idade de maturação. Isto é, o adestramento do cachorro ocorre com um ano de vida do cachorro.

Assim sendo, é nesse momento que o cãozinho será preparado mais intensamente para atender aos comandos do tutor. Afinal, ele está praticando atividades relacionadas à obediência.

Cerca de 1 ano do cachorro também podem ser inseridos os treinamentos com brinquedos conforme comentado acima. Assim, propondo um efeito que gera uma ação e recompensa, onde o doguinho aprende sobre vários odores.

Farejamento de drogas e objetos

O farejamento de drogas é o último processo do treinamento dos cães farejadores. Assim sendo, é o momento em que o doguinho identifica os tipos de drogas.

Começando pela maconha, cocaína e por fim o crack.

Desta forma, um dos treinamentos mais usados é esconder, em uma caixa, vários objetos. Incluindo as drogas e brinquedos para que o cachorro reconheça pelo olfato cada um desses itens.

Claro que no caso das drogas o cão não terá acesso direto com o conteúdo.

Assim sendo, o treinamento do cachorro nas buscas de pessoas desaparecidas também funciona dessa maneira. Mas usando brinquedos e recompensas para que o doguinho assimile que esta é a hora de trabalhar.

Treinamento dos cães farejadores – Atividades físicas para o cachorro

Além dos treinamentos para aguçar o olfato do cão farejador, saiba que as atividades físicas para o cachorro são de extrema importância.

Isto é, em paralelo aos treinamentos, os treinadores podem incluir atividades físicas de resistência. Além dos exercícios diversos que ajudam no condicionamento físico.

Desta forma, muitas raças de cães farejadores adoram atividades na água.

Por isso é uma ótima oportunidade para ensinar o resgate de pessoas nessas situações através dos exercícios físicos de salvamento.

Treinamento dos cães farejadores

Cão sentado no chão – Foto: Freepik

Aderir a uma alimentação equilibrada

Não podemos deixar de mencionar que aderir uma alimentação equilibrada também ajuda no condicionamento físico e condição de saúde do cachorro farejador.

Por isso, manter uma alimentação nutritiva e exames médicos são pontos importantes para os cães farejadores em treinamento.

Conheça as raças de cachorros farejadores

Os treinamentos dos cães farejadores são regrados e envolvem bastante concentração do treinador e do cachorro. Por isso, algumas raças são mais propensas a se tornarem cachorros farejadores.

Assim sendo, conheça quais são as raças de cães farejadores mais usadas no combate ao narcotráfico, guerra contra as drogas e salvamento de pessoas.

Treinamento dos cães farejadores – Cães da raça Pastor Alemão

Os cães da raça Pastor Alemão são os mais indicados para trabalhos como cães farejadores. Afinal, é um dogão que compreende facilmente o que é lealdade e submissão envolvendo o atendimento de comandos.

Assim sendo, é um cachorro de grande porte capaz de intimidar as pessoas. Além disso, é bastante atento a barulhos externos e tem instinto de proteção.

Ele possui uma ótima condição física e realiza com facilidade treinamentos mais intensos. Inclusive com finalidade de salvamento.

No entanto, além do Pastor Alemão, outras variações da raça também podem ser indicadas para treinamento de cães farejadores. Como por exemplo, os Pastores Belga e o Holandês.

Treinamento dos cães farejadores

Cão policial – Foto: Freepik

Raça de cão Labrador Retriever

A raça de cão Labrador Retriever também está na lista de cachorros com olfato e características de cão farejador. Afinal, ele possui uma estrutura corporal forte. Além de ser bastante ágil. Ele podendo chegar a 20 km por hora em uma corrida!

Por isso, essa raça de cachorro tem um ótimo condicionamento físico. É bom nadador e rápido para ajudar em perseguições policiais.

Treinamento dos cães farejadores – Cães da raça Golden Retriever

Os cães da raça Golden Retriever são fofos e muito inteligentes. Afinal, seu instinto é trabalhador e adora nadar.

Por causa da sua inteligência, ele costuma atender muito bem aos comandos. Isto é, ele é esperto e capaz de aprender diversas atividades físicas e mentais ao mesmo tempo.

Assim sendo, a sua pelagem grossa e impermeável é uma ótima aliada na hora de salvamento em água. Além disso, a sua estrutura corporal é mais um ponto alto em casos de trabalhos com resgate de pessoas.

Cachorro da raça Bloodhound

O cachorro da raça Bloodhound é um excelente caçador. Por isso, é uma das melhores raças de cães farejadores à procura de pessoas e animais machucados.

Assim sendo, essa raça tem a capacidade incrível de farejar algo deixado há 300 horas – equivalente há 12 dias corridos.

Desta forma, os cães da raça Bloodhound costumam ser bastante centrados em seus objetivos. Eles podem apresentar comportamentos teimosos por causa desse foco no cheiro reconhecido.

Treinamento dos cães farejadores – Cães da raça Rottweiler

Mais uma raça de cães farejadores é o Rottweiler. Afinal, é um cão de porte grande capaz de intimidar as pessoas.

Seu instinto de vigilância e inteligência combinam muito com o treinamento de cães farejadores. Por isso, essa raça é muito usada em trabalhos como investigação criminal.

Além da sensibilidade olfativa, os cães da raça Rottweiler também são corajosos, leais, enérgicos e obedientes. Afinal, esses são atributos necessários para trabalhos de farejamento de drogas, pessoas desaparecidas e animais feridos.