Você sabe como matar pulgas em cachorros? Seja você um tutor de primeira viagem ou seja você um tutor que já tem alguma experiência com cachorros, saiba que as pulgas podem, sim, ser um problema real. É claro que com alguns cuidados específicos e bem definidos, o seu cachorro dificilmente contrairá esta praga. No entanto, se acontecer, você precisa saber o que fazer.

As pulgas são muito pequenas e muitas vezes imperceptíveis. Principalmente em cachorros com pelo muito longo. E por isso, o processo de eliminá-las também pode ser bem demorado. Só que enquanto a eliminação total não acontece, o cãozinho poderá sofrer bastante com coceira e desconforto.

Por isso, no artigo de hoje, você vai entender melhor o que fazer para matar pulgas de uma vez por todas. Acompanhe!

como matar pulgas

Tutora fazendo carinho em seu cão – Foto: Freepik

Como matar pulgas de cachorro – Quais são os métodos mais eficazes e rápidos para acabar com as pragas

Aprender como matar pulgas de cachorro é uma das coisas mais importantes que você, tutor, pode aprender. Afinal, por mais que haja um cuidado bem grande para que o animal não tenha pulgas, as vezes pode sim acontecer. E se acontecer, é melhor saber o que fazer. Caso contrário, o seu cãozinho poderá ter dias bem difíceis pela frente.

Existem muitas formas de matar as pulgas que estão caminhando e se divertindo nos pelos do seu cachorro. Como esta é uma situação comum, o mercado pet oferece várias possibilidades. Ou seja, as chances de você encontrar um bom produto pet para acabar com as pulgas no pet shop mais perto da sua casa, são realmente grandes.

Veja algumas alternativas:

  • As pipetas fazem um bom trabalho de eliminação das pulgas no pelo do cachorro;
  • Remédios (comprimidos) são boas opções para ações de dentro para fora;
  • Experimente as coleiras anti-pulgas – Elas podem ser excelentes alternativas para cães muito bagunceiros;
  • Shampoos anti-pulgas – Será que tem alguma efetividade?;

Além destes produtos, alguns tutores preferem fazer tratamentos caseiros, com produtos que nem sempre são indicados para manusear com o cachorro. E por isso, nossa recomendação é que você não tente fazer receitas caseiras ou com produtos duvidosos. Use sempre um produto especializado no tratamento e, de preferência, peça indicação para um veterinário.

Vamos entender melhor cada uma das alternativas de produtos a partir de agora. Continue sua leitura e saiba como matar pulgas de cachorro.

como matar pulgas

Cão se coçando por causa das pulgas – Foto: Freepik

As pipetas fazem um bom trabalho de eliminação das pulgas no pelo do cachorro

Se você for em qualquer loja de pet shop perto da sua casa, um dos primeiros produtos que o vendedor ou a vendedora vão oferecer são as famosas pipetas. Este é um método muito simples e prático da acabar com as pulgas do cachorro, pois a pipeta possui uma dose e uma composição bem específica para expulsar as invasoras que estão no pelo do cachorro.

O processo de matar as pulgas com pipeta é externo. Ou seja, você terá de colocar algumas gotinhas do produto na nuca do cachorro. A partir disso, as pulgas irão se contaminar e morrer. No entanto, é preciso que haja muita precisão nesta aplicação, pois se você colocar muitas gotas, o próprio cachorro poderá se sentir desconfortável e até ter alergias.

Recomendação: sempre leia a embalagem da pipeta ou peça ajuda para um veterinário sobre como ela deve ser aplicada. A quantidade de gotinhas vai depender, também, de raça para raça e do tamanho do cachorro. A aplicação da forma errada não vai resolver o problema e você poderá gastar dinheiro a toa.

Remédios (comprimidos) são boas opções para ações de dentro para fora

Se a pipeta é um método externo de matar as pulgas, os comprimidos são ideais para quem quer um tratamento interno. Ou seja, sem ter que colocar nenhum tipo de produto no pelo do animal. Os comprimidos para matar pulgas são muito bons para aqueles cães que não têm problemas para tomar medicações via oral. Afinal, o comprimido precisa ser ingerido para que haja efeito.

Mas como funciona este tipo de comprimido? A efetividade dele é muito boa, pois ele atua na corrente sanguínea. Ou seja, a partir do momento que o cachorro toma o remédio, a corrente sanguínea dele ficará contaminada para as pulgas. Assim que as pulgas começarem a sugar este sangue para sua própria alimentação, elas vão morrer.

No entanto, todo cuidado é pouco. Qualquer tipo de medicamento para cães precisa ser manuseado com cuidado e com o acompanhamento de um veterinário especializado. Não dê remédios sem uma supervisão adequada, pois as quantidades erradas podem facilmente causar efeitos negativos no cão.

como matar pulgas

Cão se coçando por causa das pulgas – Foto: Freepik

Como matar pulgas: Experimente as coleiras anti-pulgas – Elas podem ser excelentes alternativas para cães muito bagunceiros

Outro método bastante prático para conseguir aprender como matar pulgas em cães, é usar as famosas coleiras anti-pulgas. Estas, por sua vez, talvez sejam ainda mais simples de serem usadas, pois tudo que você precisa fazer é colocar a coleira no seu doguinho e esperar que o efeito comece a acontecer.

Estas coleiras possuem um tipo de veneno específico para o organismo das pulgas, de forma que elas irão entrar em contato com o pelo contaminado e, assim, vão morrer. Só que esta coleira precisa ser bastante firme e o seu cachorro não pode ter problemas em usar este tipo de acessório. Caso ele se incomode com a coleira, ele poderá tentar arrancar. E com isso, o tratamento não terá efeito.

Outro fator fundamental para levar em consideração, é o tamanho da coleira. É muito importante comprar uma coleira que sirva no pescoço do cachorro, sem que ela fique apertada demais, causando sufocamento. Lembre-se que esta coleira é um medicamento, não apenas um acessório estético ou para passeios.

Caso seja do seu interesse, leia também: Tipos de Coleira – Guia Completo

cão se coçando

Cão se coçando por causa das pulgas – Foto: Freepik

Como matar pulgas: Shampoos anti-pulgas – Será que tem alguma efetividade?

Se você não quer tentar nem a pipeta, nem o remédio e nem a coleira, saiba que poderá tentar, ainda, os shampoos caninos anti-pulgas. Estes, por sua vez, atuam diretamente no combate das pulgas a partir de um bom banho. Por mais que ele pareça um opção bastante viável e que possa unir o útil ao agradável (pois dar banho no cachorro é fundamental), nem sempre ele terá uma boa efetividade.

Se a infestação de pulgas for muito grande no corpinho do seu dog, o shampoo anti-pulgas poderá fazer com que haja uma grande “revolução instantânea” nos parasitas. Ou seja, eles podem facilmente começar a picar o corpo do cachorro de maneira muito agressiva, fazendo com que o animal sofra bastante. Isto pode até traumatizar o cachorro, de forma que ele não queira mais tomar banho em outros momentos.

Outra dica bastante importante para utilizar estes shampoos corretamente, é: tome muito cuidado para que não entre espuma pelas mucosas do seu cachorro. Ou seja, evite o contato da espuma do shampoo com os olhos, nariz, boca e orelhas do animal. Por mais que este seja um produto destinado para os pets, é muito importante ter este cuidado a fim de evitar alergias caninas.

Se você é daqueles tutores que busca sempre os melhores cuidados com seu cão, a utilização do shampoo anti-pulgas pode ser uma boa opção para prevenir a infestação generalizada. Neste caso, recomendamos que você use o produto com uma certa frequência, de forma que os pelos do cão sejam hostis a proliferação de pulgas. Afinal, a prevenção é o melhor remédio, já dizia aquele velho ditado: é melhor prevenir, do que remediar.

usando pipeta no cão

Cão na veterinária – Foto: Freepik

Como matar pulgas: Faça uma boa limpeza do ambiente depois que usar qualquer um destes produtos – A prevenção é o melhor remédio

Até aqui, já entendemos tudo que você pode fazer para aprender como matar pulgas. Só que nem sempre isto será suficiente para que o seu cachorro volte a ter uma vida confortável e digna. Ou seja, por mais que você mate as pulgas instantaneamente com os melhores remédios para isso, não podemos esquecer de manter o ambiente sempre bem limpo e de forma que não atraia novas pulgas.

Desta forma, recomendamos que você sempre faça uma boa limpeza do ambiente em que o cão vive logo após os tratamentos com remédios anti-pulgas. Uma das únicas maneiras, se não a única, de evitar que o animal não contraia as pulgas novamente, é garantir que o terreno também esteja livre delas.

As pulgas são parasitas bastante fortes e não morrem assim tão fácil. Então, não hesite em contaminar o ambiente para que ele seja hostil para as pulgas. Faça isso com ajuda de profissionais que saibam o que estão fazendo. Afinal, o veneno usado no quintal para matar as pulgas não pode ser agressivo para o seu pet.

Outra dica, é: lave bem a caminha, as roupinhas e as cobertas do cachorro após o tratamento anti-pulgas. Pois se estes espaços tiverem qualquer indício ou ovos do parasita, o cachorro poderá facilmente se contaminar novamente. Portanto, todo cuidado é pouco. Cuide sempre muito bem do seu dog!

Leia também: Como Acabar Com as Pulgas no Quintal de Terra.