Os melhores destinos para viajar com seu cachorro certamente são aqueles que oferecem conforto, segurança e bem-estar ao dog. Afinal, o cachorro não liga para a paisagem mais bonita ou para a praia mais charmosa.

O que o cachorro quer, é que o ambiente tenha estímulos olfativos para ele desbravar, segurança e pouco acúmulo de pessoas e cachorros nos espaços que ele frequentar.

No entanto, além dos destinos, você precisa considerar também a viagem em si e como serão esses preparativos. Afinal, o cachorro poderá sofrer bastante durante a viagem se não houver uma preparação prévia.

Neste artigo, veja algumas ideias de destinos para viajar com seu cachorro e veja como fazer uma viagem tranquilíssima com ele!

10 destinos para viajar com seu cachorro

pra onde viajar com o dog

Cão na praia – Foto: Freepik

Esses aqui são alguns destinos para viajar com seu cachorro:

  1. Gramado (RS).
  2. Pomerode (SC).
  3. Blumenau (SC).
  4. Serra Negra (SP).
  5. Maraú (BA).
  6. São Lourenço (MG).
  7. Beberibe (CE).
  8. Visconde de Mauá (RJ).
  9. Vila Velha (ES).
  10. Fortaleza (CE).

É claro que eles não são únicos. Afinal, você não precisa fazer uma viagem longa com o cachorro para que ele fique feliz. Um passeio no parque ou na rua, ao fim do dia, já é o suficiente para o dog gastar energia.

No entanto, caso você queira fazer um passeio mais demorado, longo e longe de casa, isso também é possível. Mas com todos os cuidados relacionados ao bem-estar e conforto do pet.

A seguir, entenda mais sobre cada uma das cidades da nossa lista.

Gramado (RS)

Gramado é uma cidade no Rio Grande do Sul que traz todo o charme da serra gaúcha. Se você quiser conhecer Gramado, saiba que poderá levar o seu cãozinho junto, pois a cidade é muito receptiva.

Os cachorros não podem comer chocolate. Mas Gramado certamente poderá ser um destino incrível se você, tutor, gosta de experimentar essas delícias. Afinal, há inúmeras alternativas de fábricas e marcas de chocolate por lá.

Gramado é muito arborizada e cheia de natureza. Hotéis e estabelecimentos aceitam pets e você precisa verificar essa questão antes mesmo de embarcar.

Pomerode (SC)

Outra cidade no sul do Brasil que você pode levar o seu pet para passear, é Pomerode. Essa, em Santa Catarina. É considerada a cidade mais alemã do Brasil, justamente pela sua cultura rica proporcionada pelos imigrantes alemães que lá desembarcaram.

A cidade oferece inúmeras opções de pousadas para os turistas e também para os pets. Por isso, você poderá escolher um lugar que comporte o seu melhor amigo para um passeio delicioso pelo interior.

Pouco movimento de carros na rua ajudam a manter o seu doguinho tranquilo e sem tantos estímulos estressantes. Praças pela cidade também são bons locais para descanso e passeios.

pra onde viajar com o dog

Passeando com o cachorro – Foto: Freepik

Blumenau (SC)

Blumenau é uma cidade ao lado de Pomerode. Ambas as cidades têm características próprias, só que Blumenau é maior e vai oferecer mais estrutura hoteleira e de shopping.

Blumenau vai ter um tráfego maior de pessoas e veículos. Principalmente nas áreas centrais. Portanto, é muito importante que você observe por onde vai levar o seu doguinho. Cuidado para não estressar demais o cachorro.

Em Blumenau, você poderá se hospedar em hotéis de alto padrão ou pousadas charmosas. Boa parte das hospedagens em Blumenau são pet friendly e você e seu dog serão bem-vindos.

Serra Negra (SP)

Você já ouviu falar na Serra Negra em São Paulo? É uma cidade do interior paulista e não está tão longe da capital. Apenas 142km separam Serra Negra de SP.

É um dos melhores destinos para viajar com seu cachorro. Afinal, é um destino rural e repleto de oportunidades para descanso, paz e sossego. Serra Negra é reconhecida por boas opções de turismo rural.

Tem muitas pousadas e hotéis que são pet friendly e você poderá escolher uma dessas opções para o bem-estar do seu dog. Busque lugares com espaços abertos se o seu cão precisa sair para ir ao banheiro.

Maraú (BA)

Os cães não são alucinados por uma bela paisagem ou por uma praia paradisíaca. No entanto, Maraú na Bahia é um dos destinos para viajar com seu cachorro e aproveitar ao máximo um litoral pouco explorado.

São inúmeras praias e piscinas naturais para você conhecer. Além disso, você poderá fazer passeios e trilhas naturais, com presença de cachoeiras e lagoas incríveis.

Para quem está viajando com o cachorro, Maraú também oferece uma boa rede hoteleira pet friendly. Basta procurar em sites de reserva de hotéis e perguntar para a hospedaria antes mesmo de reservar.

destinos para viajar com seu cachorro

Cão no porta malas – Foto: Freepik

São Lourenço (MG)

Minas Gerais também oferece inúmeras oportunidades de passeios pet friendly. Um dos destinos para viajar com seu cachorro, neste caso, é São Lourenço.

Por lá, você poderá conhecer a rota do café e também poderá fazer um delicioso passeio de maria fumaça. No entanto, para passeios específicos, você deve consultar a questão pet friendly.

Mas pode ir com seu dog sem medo. Afinal, há várias hospedarias que aceitam cachorros e você encontrará boas oportunidades para se hospedar bem.

Beberibe (CE)

Beberibe, no Ceará, é uma das melhores paisagens para quem gosta de dunas e recifes. Além disso, viajar com o seu cachorro para esse lugar pode ser algo muito divertido.

Afinal, tem muitos hotéis e pousadas pet friendly e muitas vezes as pousadas estão perto dos destinos turísticos mais visados. Mas para os passeios em si, é importante verificar a possibilidade da presença de pets.

Muitas vezes, por mais que você possa levar seu dog, é interessante evitar por conta do estresse e ansiedade que ele pode sentir.

Viajar com seu cachorro – Visconde de Mauá (RJ)

Em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, você poderá se deliciar em uma região romântica e com presença da natureza. A cidade fica entre o RJ e MG.

É um lugar que, no inverno, faz muito frio. E no verão, é um lugar calmo, fresco e com temperaturas mais baixas. Ótimo para fugir da “selva de pedra” do dia a dia.

Trilhas, lugares rústicos e pousadas pet friendly você vai encontrar por lá.

Vila Velha (ES)

Mais um ótimo destino praiano, é Vila Velha, no Espírito Santo. Você vai encontrar muitas atrações na cidade e será ótimo para quem quer descansar com o seu melhor amigo dog.

Se você gosta de fazer turismo religioso, Vila Velha é um bom destino. São muitos patrimônios religiosos por lá e o passeio ficará ainda mais rico se você estudar sobre a cidade ou contratar um guia turístico.

O seu pet é bem-vindo na cidade!

Viajar com seu cachorro – Fortaleza (CE)

Se você ainda não foi a Fortaleza, no Ceará, deve fazer isso o quanto antes! Afinal, é um lugar referência para passeios pet friendly e você vai encontrar inúmeros lugares para passear com o seu dog.

São muitos hotéis e pousadas pensados para hóspedes que vão levar o seu dog na viagem.

cão na mochila

Cachorro na mochila – Foto: Freepik

Como viajar com segurança com seu cachorro

A nossa lista de destinos para viajar com seu cachorro é enorme. Você pode conhecer algumas cidades em uma viagem só ou pode fazer várias viagens para aproveitar ótimos momentos de férias.

No entanto, viajar com o dog é sempre algo sensível. Afinal, é preciso tomar todos os cuidados para que o cachorro viaje tranquilo, com saúde e conforto.

Nesse caso, veja um guia com dicas de como viajar com o seu cachorro para locais pet friendly:

  • Atente-se para vacinas.
  • Passe num veterinário antes da viagem.
  • Acostume o pet com caixinha de transporte.
  • Vai viajar de avião?
  • Adestramento é fundamental.

Atente-se para vacinas

As vacinas são importantíssimas para viajar com o seu cachorro. Afinal, as vacinas garantem a saúde não só do seu dog. Mas também, a saúde de outros cães que estiverem no recinto.

Portanto, antes de viajar, veja se todas as vacinas estão em dia.

É muito importante verificar também a necessidade de vacinas específicas para o destino que você está viajando. Muitas vezes pode ser necessária a aplicação de doses específicas para a região.

Viajar com seu cachorro – Passe num veterinário antes da viagem

Fazer uma consulta de rotina com um médico veterinário antes de viajar é muito importante. Isso vai garantir que o seu pet viaje tranquilo e sem sustos.

Afinal, o médico poderá verificar e prevenir diversos problemas que podem aflorar durante a viagem.

Acostume o pet com caixinha de transporte

A caixinha de transporte é muito importante para uma viagem segura. Por isso, comece a acostumar o seu dog dentro dela muito antes da viagem.

Leve-o para passear dentro da caixinha, mesmo que você faça apenas um passeio na rua de casa.

Viajar com seu cachorro – Vai viajar de avião?

Se você vai viajar de avião, veja as recomendações da companhia aérea. Muitas vezes podem haver regras específicas para a companhia que você escolheu. Atente-se a elas.

Adestramento é fundamental

E por fim, antes de viajar, considere adestrar o seu cachorro. O adestramento é fundamental para garantir saúde mental durante os passeios. Ensinar comandos básicos é outra dica!

Leia mais sobre o assunto: Viajar com cachorro – Dicas para seu cão ficar calmo.

Cuide do seu dog e boa viagem!