X

4 erros que você não pode cometer com seu cachorro peludo

Cão sentado - Foto: Freepik

Ter um cachorro peludo é, sem dúvida, um grande desafio para tutores. Afinal, nem sempre é tão simples cuidar de um cão com pelos longos, pois eles demandam bastante trabalho de cuidados, higiene e saúde. Por isso, a gente vai te ajudar a entender alguns dos erros mais comuns que você eventualmente comete e que podem fazer com que seu peludão sofra bastante.

Para aprender tudo sobre o assunto e, assim, dar mais qualidade de vida ao animal, continue lendo o artigo. Vamos lá?

Os 4 erros que você não pode cometer com seu cachorro peludo

Cão peludo branco – Foto: Freepik

Muitas vezes a gente acha que está fazendo algo certo pelo fato de mimar ou oferecer conforto ao dog, mas na verdade, está mais atrapalhando do que ajudando. Quer um exemplo? Encher o animal de roupinhas e fazer de conta que ele é um bebê. A humanização do cão é algo bastante prejudicial e que pode atrapalhar a vida do animal. Afinal, ele é um cachorro e, por isso, precisa se comportar desta forma.

O excesso de mimos parece que faz bem, mas faz mal. Só que a falta de alguns cuidados básicos que podem parecer excessivos, como banhos toda semana, são fundamentais para um cachorro peludo. E para te ajudar a entender melhor tudo isso, separamos uma lista com 4 erros que você não pode cometer ao cuidar do seu dog peludo. Veja:

  1. Deixar o pelo sem escovar por mais de um dia;
  2. Excesso ou falta de banhos;
  3. Não oferecer alimentos nutritivos para o pelo do animal;
  4. Não observar o pelo do animal com frequência;

Vamos, agora, nos aprofundar um pouco mais nos itens da lista acima. Continue lendo!

Deixar o pelo sem escovar por mais de um dia

Este é um erro bem básico e que muitas vezes até passa despercebido. Tudo bem, esquecer de escovar um dia ou outro, não há problema. O problema, aqui, está em repetir este erro sempre. Ou seja, torná-lo hábito. Afinal, um cachorro peludo precisa que seu pelo esteja sempre lisinho e sem nó. Caso contrário, as chances de ficar sujo e atrair parasitas, aumentam muito.

Inclusive, veja nosso artigo sobre como tirar nó do pelo do cachorro.

Excesso ou falta de banhos

Cão peludo marrom – Foto: Freepik

Aqui, não podemos pecar nem pela falta, nem pelo excesso. Inclusive, ambas as situações são bastante complexas para qualquer cuidado com nossos cães. O banho é um elemento fundamental para os cães peludos, pois os pelos, mesmo escovados, podem atrair e reter muita sujeira.

Só que o excesso de lavagens pode trazer problemas também, como dermatites caninas e outras condições relacionadas ao excesso de água na pele ou falta de uma secagem completa. Portanto, dê banho pelo menos uma vez por semana no seu peludo, mas sempre secando bem ele.

Cachorro peludo – Não oferecer alimentos nutritivos para o pelo do animal

O pelo do cachorro é uma extensão do corpo dele. Um pelo saudável será reflexo de um organismo igualmente saudável. Portanto, para cuidar bem dos pelos do seu cachorro, é importante oferecer uma alimentação equilibrada e completa, de modo que os nutrientes possam ser espalhados pelos fios e, assim, manter a pelagem igualmente saudável.

Cachorro peludo – Não observar o pelo do animal com frequência

Cão deitado – Foto: Freepik

E por fim, você não pode esquecer de observar os pelos do seu cachorro. Este é um exercício que pode passar despercebido, mas é fundamental. É a partir da observação dos pelos que você poderá, efetivamente, descobrir problemas, parasitas e, assim tratar estas questões com antecedência.

Evitar estes erros vai deixar a vida do seu cachorro peludo muito mais saudável. Portanto, cuide bem dele!