Ter um cachorro perdido é, de longe, uma das situações mais angustiantes e incômodas da nossa vida de tutor. Afinal, nós nunca queremos que o nosso cão se perca por uma série de razões diferentes: ele pode se machucar, pode ser envenenado, pode passar fome e pode ficar extremamente estressado. Situações bastante desagradáveis para um pet que não está acostumado com a vida na rua.

Por isso, no artigo de hoje, vamos entender melhor o que você pode fazer para que o seu cachorro perdido volte para casa. Então, continue lendo e veja nossas dicas.

cachorro perdido

Cãozinho assustado porque se perdeu – Foto: Freepik

Cachorro perdido – Veja 5 dicas de como você pode reencontrar seu cão que se perdeu

Quando o cachorro se perde há uma série de atitudes que você pode (e deve) tomar para que recupere o bichinho o quanto antes. Por mais que muitas vezes este seja um processo bem doloroso e angustiante, é preciso que você mantenha a calma e aja com paciência e cautela, de forma que você consiga procurar no lugar certo e da maneira certa.

Esta é uma situação bem complicada e difícil para todas as pessoas e, claro, para o cachorro. Portanto, o ponto mais importante é o seguinte: pare tudo o que você está fazendo e comece a procurar o quanto antes. As pistas ainda podem estar bem frescas se você começar a busca assim que notar o sumiço.

Partindo deste princípio, veja estas 5 dicas que vão guiar o processo:

  1. Poste fotos em grupos e redes sociais da sua cidade;
  2. Procure em pet shops e clínicas veterinárias – Pode ser que ele esteja lá;
  3. Ofereça algum tipo de recompensa para quem encontrá-lo;
  4. Fale com os vizinhos e conhecidos que moram perto da sua casa;
  5. Veja se ninguém postou nada nas redes sociais;

Vamos explicar passo a passo de cada situação acima para que você possa encontrar seu cão perdido o quanto antes. Continue lendo.

cão recuperado

Cãozinho assustado porque se perdeu – Foto: Freepik

Poste fotos em grupos e redes sociais da sua cidade

O primeiro (ou um dos primeiros) passos que você precisa dar para reencontrar o seu cão perdido, é publicar fotos dele em grupos da sua cidade ou bairro. Pode ser grupos do WhatsApp ou pode ser grupos do Facebook. O mais importante é que você deixe as pessoas cientes de que o seu cão se perdeu.

Muita vezes uma simples foto pode salvar seu bichinho. Por mais que a pessoa não preste tanta atenção na foto, ela lembrará que viu algo no grupo caso veja um cão andando pela rua sozinho. Dica: quanto mais recentes forem as fotos do seu pet, melhor. Por isso, se você ainda não tem o hábito de fotografar bastante o seu pet, comece a fazer isso. Além de ser uma linha do tempo bem legal no rolo de câmera do seu celular, é fuma forma de manter o visual dele bem atualizado caso ele fuja.

Leia também: App Appegada: rede social exclusiva para apaixonados por animais

Procure em pet shops e clínicas veterinárias – Pode ser que ele esteja lá

O segundo passo que você pode dar na busca pelo seu cãozinho, é procurar por ele em pet shops ou clínicas veterinárias. Estes são locais bem estratégicos, visto que é um dos primeiros lugares que as pessoas vão levar um cachorro encontrado na rua. Ou, se não levarem pessoalmente, podem acionar um pet shop que poderá fazer a captura e dar os cuidados básicos.

Então, faça um mapa de todos os pet shops que existem na região do seu bairro e entre em contato com eles de alguma maneira, perguntando pelo seu dog. Pode ser que ele esteja lá esperando por você.

Cachorro perdido – Ofereça algum tipo de recompensa para quem encontrá-lo

Uma das coisas que podem ajudar a mover as pessoas do seu bairro é uma recompensa. Então, tente oferecer algum tipo de recompensa para quem encontrar o seu cãozinho perdido, de forma que as pessoas possam dar mais atenção a sua busca. Esta é uma maneira bastante positiva de encontrar o seu pet, pois você mobilizará as pessoas de uma maneira mais efetiva.

Cachorro perdido – Fale com os vizinhos e conhecidos que moram perto da sua casa

Nunca deixe de conversar com seus vizinhos sobre o desaparecimento do seu dog. Por mais que o cachorro não esteja na vizinhança, muitas vezes uma simples informação pode ser o que vai levar você cada vez mais perto do seu pet. Se alguém viu o dog passando na rua ou mesmo pulando o muro ou o portão, você já terá muito mais pistas do que se saísse procurando as cegas.

Não espere que os vizinhos falem que viram o dog, pois muita vezes eles podem nem associar uma coisa na outra. Ou seja, por mais que eles até viram o animal na rua, pode ser que eles não tenham o insight de que o cão é seu e que ele fugiu. Pense nisso.

Dica: instale um chip no seu cãozinho para que você possa rastrear ele em caso de fugas. Isto fará com que você encontre ele bem rápido! Leia aqui sobre chip e rastreador para cachorro.

cachorro perdido na rua

Cão deitado na rua – Foto: Freepik

Cachorro perdido – Veja se ninguém postou nada nas redes sociais

E por fim, não deixe de procurar o animal pelas redes sociais, de forma a ver as postagens das pessoas que moram perto da sua casa. Pode ser que, antes mesmo de você publicar uma foto dele, já tenha alguém publicando que viu um cachorro perdido pelo bairro. Esta é uma maneira bem interessante de ir “fechando o cerco” aos poucos até que você definitivamente encontre o seu tão amado cãozinho.

Esperamos que com estas dicas você possa ter sucesso na busca do seu pet. E, como forma de cuidado extra, nunca se esqueça daquilo que é o mais básico e importante: prevenção. Cuide do seu pet para que ele não fuja. Instale chips rastreadores, tenha muros altos, portões bem fechados, telas nas janelas, mostre os limites para ele com um adestramento, etc.

Boa sorte!