Aprender como fazer cachorro gostar de banho não é uma tarefa simples e muito menos fácil. Afinal, se o cão não gosta de tomar banho, há um motivo aparente para isso. E você, claro, precisa entender este motivo para encontrar uma maneira de recondicionar o cão e fazer ele entender que não há problema em tomar banho.

É claro que esta situação não se aplica para todos os cães. Afinal, sempre há aqueles cães que adoram se molhar e não podem ver a hora de tomar banho. Mas, se o seu cãozinho não apresenta estas características, não se preocupe. No artigo de hoje, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre esta condição e como fazer cachorro gostar de banho.

Acompanhe.

Tem como fazer cachorro gostar de banho? Veja dicas para ajudar

como fazer cachorro gostar de banho

Cão na banheira – Foto: Freepik

Para ajudar o cachorro a gostar de banho, você vai precisar remanejar algumas situações para fazer com que o cão condicione o banho a algo legal e interessante. Só que, obviamente, isto nem sempre é fácil. Principalmente pelo fato de que o recondicionamento envolve treino e leva tempo.

Por isso, a nossa primeira dica, é: não force a situação e não tente dar banho forçado no cachorro. Se ele não gosta de água ou tem pavor do box ou da banheira, você não pode forçá-lo. Isto só vai deixar o cão estressado, ansioso e com muito medo.

Para te ajudar, separamos um passo a passo abaixo, com algumas dicas de como fazer cachorro gostar de banho. Veja:

  • Não force os banhos ou crie ambientes de terror;
  • Evite mergulhar o cão em uma banheira;
  • A superfície do piso precisa ser antiderrapante;
  • Reforço positivo sempre poderá ajudar;
  • Evite fazer muito barulho durante o banho;

Não se preocupe. Vamos nos aprofundar e entender em detalhes cada uma das dicas anteriores. Continue lendo!

Não force os banhos ou crie ambientes de terror

Antes de mais nada, precisamos deixar uma situação em bastante evidência: jamais force os banhos no seu cão. Forçar não vai fazer com que o cão simplesmente passe a gostar de banhos da noite para o dia. Pelo contrário: isto criará uma sensação de terror gigantesca no animal. E, claro, ele condicionará o banho como algo terrível.

Se o seu cachorro não gosta de tomar banho, não é porque ele está fazendo “birra”. Não podemos humanizar o nosso cão a ponto de achar que ele age de maneira racional e planejada. Pelo contrário. Se ele não gosta de banho, é porque ele tem algum trauma ou porque ainda não foi devidamente condicionado a situação.

Se o cão hesitar o banho, é preciso parar, pensar e agir de maneira a tentar condicionar o banho como algo positivo na vida do animal. Vamos entender como fazer isso no decorrer do artigo. Continue lendo.

Evite mergulhar o cão em uma banheira

como fazer cachorro gostar de banho

Cão na banheira – Foto: Freepik

Muito embora alguns cães adorem água e vão correndo em direção a uma mangueira aberta, alguns vão hesitar completamente a presença de água.

E podemos notar isso, justamente, na hora do banho. Portanto, é muito importante que você tome cuidado para que a primeira experiência de banho do seu cãozinho não seja desastrosa.

Para aprender como fazer cachorro gostar de banho, você não poderá simplesmente mergulhar ele em uma banheira, pelo fato de achar que cachorros gostam de água.

Isto pode ser um trauma gigantesco para o cão e, consequentemente, ele poderá condicionar os banhos como algo muito ruim.

Se o seu cãozinho nunca tomou banho em casa, usar uma banheira como “estreia”, não vai ser a melhor alternativa. Comece molhando o cãozinho aos poucos, com água quentinha, em um ambiente calmo e em um lugar que o cão não tenha muitos estímulos externos.

De preferência, em um piso aderente e firme. Entenderemos mais sobre isso a seguir.

A superfície do piso precisa ser antiderrapante

Se tem uma coisa que gera segurança para os cães, é sentir que suas patas estão seguras no terreno.

E o mesmo deve acontecer na hora de tomar banho. É fundamental que o piso do banheiro ou do local que o você vai dar banho no cão, não seja escorregadio. Este tipo de situação faz o cão ficar absolutamente desconfortável e, claro, com medo.

Por isso, para fazer cachorro gostar de banho, você vai precisar projetar um ambiente seguro de todos os pontos de vista. O ideal é que você compre um tapete antiderrapante para colocar no chuveiro ou no ambiente do banho.

Assim, o cão não vai escorregar e este será um estímulo negativo a menos para dificultar o processo do banho. O cão precisa se sentir seguro e, parte desta segurança, vem de seu equilíbrio.

Reforço positivo sempre poderá ajudar

cãozinho tomando banho

Cão na banheira – Foto: Freepik

Se o cachorro não gosta de tomar banho, é por algum motivo. De alguma forma, o cão se condicionou a entender que banhos não são positivos e, portanto, ele prefere evitar. Ou seja, para isto acontecer, o cão precisou de reforço positivo para condicionar os banhos como algo ruim.

E o mesmo vale para acostumar o cachorro a gostar de banho: usar reforço positivo para condicionar o cão aos banhos fará com que ele não tenha mais medo e queira tomar banho.

Então, busque métodos para condicionar os banhos como situações positivas para o cão. Assim, com o passar do tempo, ele ficará muito mais adepto a situação.

Por exemplo, oferecer um biscoito canino para cada etapa do banho cumprida, vai fazer o cão entender que o banho é bom. Mas cuidado: este processo leva tempo.

Não queira encher o cão de biscoitos caninos logo no primeiro dia, porque isso não vai funcionar. Vá com calma, aos poucos e vá condicionado o animal com o decorrer das semanas.

Como fazer cachorro gostar de banho – Evite fazer muito barulho

cãozinho tomando banho

Dando banho no cachorro – Foto: Freepik

Se tem uma coisa que chama a atenção dos cães, são os barulhos. Qualquer tipo de barulho aos arredores dele, vai fazer com que o cão tenha algum estímulo. E durante o banho, isto não é diferente. Portanto, quanto menos estímulos externos o cão tiver, melhor.

Inclusive, se você for secar o seu cão, evite usar um secador comum, aqueles que fazem muito barulho. Procure em lojas de pet shop, por secadores silenciosos e quentinhos.

Assim, o cão não vai ficar com medo e isto será um estímulo negativo a menos para o processo de condicionamento do animal aos banhos.

Aprender como fazer cachorro gostar de banho pode levar tempo. Afinal, é preciso cuidar bem do cãozinho e condicionar ele a esta situação. Por isso, tenha paciência, mantenha a calma, vá aos poucos e respeite o tempo do seu pet.

Inclusive, uma boa alternativa para quem quer acostumar o cãozinho a tomar banho, é dar banho a seco. Nós já falamos sobre esta técnica aqui no site, veja: Banho seco em cachorro- O que é? Como fazer? Vale a pena?

O banho a seco ajuda a criar uma atmosfera menos “aterrorizante” para o cãozinho, porque você não vai precisar de água e secador. Apenas com alguns produtos de higiene canina, você já conseguirá dar um bom banho no animal para mantê-lo limpo. É uma boa alternativa!