Se você quer aprender como fazer casinha de cachorro em madeira de um jeito bem fácil, rápido e divertido, este artigo é pra você. No texto de hoje, vamos entender todos os passos que você precisa dar para que possa construir uma casinha linda para o seu cãozinho, de modo que ele se sinta a vontade lá dentro.

Fazer uma casinha de cachorro pode até parecer algo muito simples. E na prática, até é. Só que você precisa levar em consideração muitos aspectos relacionados ao dia a dia e estilo de vida do animal, de forma que ele não sofra com um espaço muito pequeno ou muito grande (sim, espaços grandes demais também não são adequados).

Então, para que você possa colocar a mão na massa ainda hoje, continue lendo o texto.

Como fazer casinha de cachorro em madeira – Passo a passo para fazer em casa

como fazer casinha de cachorro

Cãozinho em casa – Foto: Freepik

Para fazer a melhor casa para seu cãozinho, você deve ter os materiais certos, muita força de vontade e também muita paciência. Afinal, se você nunca mexeu com madeira, vai precisar aprender algumas técnicas e praticar bastante para que a estrutura fique pronta e bonita, do jeitinho que você sempre sonhou.

Os materiais que você vai precisar, são os seguintes:

  1. Madeira resistente e maciça;
  2. Pregos maiores do que a espessura da madeira;
  3. Martelo;
  4. Parafusos;
  5. Furadeira e parafusadeira;
  6. Sarrafos para o telhado;
  7. Chapa térmica para o telhado;

Veja o passo a passo para construir a casinha do cão:

  1. Comece com as medidas – Qual é o tamanho do seu cachorro?
  2. Construa os fundamentos e o piso da casinha do cachorro;
  3. Levante as paredes com espaço suficiente para o cão ficar de pé;
  4. Faça a parede da frente mais alta que a parede do fundo;
  5. Na parte da frente, faça uma portinha para o cachorro;
  6. Pregue os sarrafos na parte de cima da casa e instale o telhado;

Parece complicado? Não se preocupe. Vamos explicar cada uma das etapas anteriores de maneira bem detalhada a partir de agora. Então, continue lendo e saiba na prática como montar uma casinha para o seu cachorro. Vamos lá?

como fazer casinha de cachorro

Materiais de construção – Foto: Freepik

Comece com as medidas – Qual é o tamanho do seu cachorro?

O primeiro passo para que possamos dar início ao projeto, é saber exatamente qual é o tamanho do seu cachorro. Afinal, a casinha precisa abrigar ele de maneira segura, de forma que ele tenha espaço o suficiente para ficar tranquilo. Então, este passo a passo é para quem tem cachorros de médio porte, pequeno porte e grande porte, ok?

Recomendamos que você tire as medidas do seu cachorro e faça uma casinha com cerca do dobro do tamanho do animal. Por exemplo, se ele tem 30cm de altura, faça uma casinha com 60cm de altura. Assim, ele terá espaço suficiente para não bater a cabeça no telhado e não sentir estresse, medo ou qualquer outro sintoma neste sentido.

Com relação ao tamanho útil da casinha, recomendamos que ele tenha algo em torno do dobro do cãozinho. Ou seja, o chão precisa ter 60cm de largura e 60cm de profundidade, caso seu cãozinho tenha 30cm de comprimento. Estas medidas são fundamentais para criar um espaço habitável para o dog. Então, não hesite em anotar certinho, ok?

Construa os fundamentos e o piso da casinha do cachorro

Agora que você já tem as medidas certas para o projeto, é hora de começar a construir os fundamentos e o piso. Para o fundamento, você pode utilizar blocos de concreto, tijolo ou alguma madeira bem resistente, de modo que o piso da casinha não fique diretamente no chão. Pois isso pode passar umidade para o lar do cãozinho.

Outra dica bem legal que você pode considerar, é a aplicação de uma placa de isopor em baixo da casinha, caso você não queira fazê-la mais alta do chão. O isopor é um ótimo material térmico e não vai deixar a casinha ficar com umidade ou excesso de calor.

Para montar o assoalho, basta que você corte a madeira no tamanho que estipulou. Pregue elas juntas, com ajuda de um sarrafo transversal na parte de baixo. Assim, elas ficarão bem firmes. Dica: evite deixar espaços muito grandes entre uma madeira e outra, para não criar frestas grandes e prejudicar a caminha do cachorro.

como fazer casinha de cachorro

Cãozinho com sua tutora – Foto: Freepik

Levante as paredes com espaço suficiente para o cão ficar de pé

Agora que o chão está pronto, é hora de começar a instalar as paredes. Para fazer isso, basta que você pegue as medidas da altura do cachorro e recorte as madeiras nesta altura (o dobro do tamanho do animal). Note que o cachorro precisa ficar de pé dentro da casinha. Por isso, as paredes não podem ser baixinhas, ok?

Faça a parede da frente mais alta que a parede do fundo

A parede da frente precisa ser mais alta do que as paredes laterais e traseira. Por que? Porque você vai precisar ter um escoamento de água, caso a casinha fique do lado de fora da sua residência. E se você fizer a parte da frente mais alta do que a parte de trás, a água vai escoar para trás, sem que o crie uma poça de água ou mesmo fiquem goteiras respingando água para dentro da casinha do cachorro.

Dica: faça com que a parte mais baixa da casinha, ou seja, a parte de trás, seja o dobro da altura do cachorro. Assim, você não compromete a locomoção e utilização do espaço. A angulação desta queda de água pode ser mínima, desde que seja o suficiente para a água escoar. Ou seja, o telhado não precisa ser extremamente inclinado. Basta que tenha uma queda.

Na parte da frente, faça uma portinha para o cachorro

Não esqueça de fazer uma portinha para o cachorro entrar e sair da casinha. Ela pode ficar na parte da frente ou até em uma das laterais, caso você prefira assim. A portinha tem que ter espaço o suficiente para o animal entrar e sair sem sentir incômodo. Caso contrário, ele não vai querer entrar na casinha para dormir, pois não vai estar a vontade, ok?

Estes recortes podem ser feitos antes mesmo de a parede ser pregada. Você pode usar sarrafos para contornar a porta, de modo que a madeira fique bem firme.

Como fazer casinha de cachorro – Pregue os sarrafos na parte de cima da casa e instale o telhado

E por fim, não podemos esquecer do telhado. Ele é parte fundamental da casa e deve ser feito de uma forma bem pensada. Use somente telhas leves e que tenham capacidade térmica, de modo a não criar uma estufa para o cachorro. Pregue-os de modo que as telhas possam ser encaixadas e ficarem bem firmes.