Conheça algumas dicas para cuidar do cachorro neste ano de 2021, levando em consideração a saúde, necessidades fisiológicas e lazer do seu melhor amigo. Quem ama os doguinhos deve saber que alguns cuidados são essenciais. Assim como um bebê, o filhote depende muito dos seus tutores.

Portanto, se você tem um novo integrante na família e quer saber quais são as melhores dicas para cuidar do cachorro neste ano de 2021, continue lendo o artigo e tenha boas ideias de conduta. Acompanhe!

cão mostrando a patinha

Cão dando a patinha – Foto: Freepik

Dicas para cuidar do cachorro – Veja uma lista com 30 dicas para 2021

Um cãozinho pode ser um ótimo companheiro, podendo até deixar a casa mais alegre e até um pouco bagunçada. Mas tudo bem, existem formas de educar e aproveitar momentos incríveis ao lado do seu pet. Sendo assim, além de oferecer uma alimentação saudável, outros recursos são fundamentais para garantir a qualidade de vida e bem estar do animal.

1- Não dê qualquer ração para seu cachorro

A ração é fonte de vitaminas e nutrientes que o organismo do cachorro precisa. Investir em uma alimentação que abrange a idade e necessidade do cãozinho resulta em uma maior qualidade de vida. Diante disso, não dê qualquer ração para seu cão, principalmente não invista seu dinheiro em opções mais baratas, sem olhar os rótulos do produto, como as rações a granel.

2- Troque a água do bebedouro com frequência

Os cães adoram água fresquinha, e quem não gosta, não é mesmo? E deixar água parada o dia todo é até uma crueldade com o cachorro. Por isso, mantenha seu cachorro hidratado, trocando a água do bebedouro com mais frequência, principalmente no verão, pois isso ajuda a evitar contaminações e deixa a água sempre fresca.

3- Dicas para cuidar do cachorro: Invista em uma boa caminha de cachorro

Os cachorros adoram dormir em vários lugares, seja com seus tutores, no canto da casa e também na sua própria caminha. Invista em um sono de qualidade, trocando a caminha do seu dog se necessário, assim ele terá um local confortável que atenda seu tamanho.

Para escolher a melhor cama para seu cachorro, meça o tamanho do animal e some mais 15 cm para que ele fique bem confortável no seu espaço.

4- Dicas para cuidar do cachorro: Previna pulgas e carrapatos

As pulgas e carrapatos são verdadeiras pragas. Por isso, previna-as usando um antipulgas e limpando o ambiente onde o cão costuma ficar. Os carrapatos adoram quintais com madeira e coisas entulhadas, além de que esses locais também podem atrair animais peçonhentos, como o escorpião.

5- Faça um check-up geral da saúde do animal

Ir ao veterinário é essencial para a saúde. Faça um check-up geral com exame clínico, tirando todas as dúvidas acerca de comportamentos e sintomas observados. A prevenção será sempre o melhor método para se combater doenças. Algumas delas, como a artrite canina, pode demandar a intervenção de um fisioterapeuta.

É importante salientar que a vacinação do cachorro deve acontecer todos os anos, com doses para prevenir doenças, sendo este mais um motivo para consultar com veterinário.

passeando na praia com o cão

Passeando com o cão – Foto: Freepik

6- Invista na castração

A castração é uma das formas mais seguras de prevenir gravidez canina, além disso, previne também a gravidez psicológica em cães. Outros motivos para castrar seu cachorro, são: há altos índices de abandono de animais (evitando que haja a procriação inesperada), prevenção de doenças como o câncer e melhorias no temperamento do pet.

7- Dicas para cuidar do cachorro: Adote hábitos de rotina para seu cão

A rotina é super importante na vida de um cão. Sendo assim, determine o horário para comer, fazer necessidades fisiológicas e hora do soninho. Os cães costumam atender com obediência esses momentos, o que contribui com a rotina do tutor, onde até o organismo do animal se adequa a situação.

8- Dicas para cuidar do cachorro: Atenda às necessidades fisiológicas do cachorro

Ainda falando de rotina para cachorro, é possível condicionar até as necessidades fisiológicas do animal, pois o organismo canino é capaz de se adaptar. Uma sugestão para quem mora em apartamento, é você poder criar uma rotina de passeio, ou ensinar o cão a pedir quando precisa ir fazer suas necessidades.

Os acessórios pets como tapete higiênico ou banheiro para cachorro, podem ajudar nos dias de chuva ou quando não é possível sair de casa.

9- Socialize o doguinho com outras pessoas

A socialização do cachorro será importante para sua convivência com idosos, crianças e visitas. Os processos de socialização canina são feitos gradualmente, quando o cão ainda é filhote. Mas se isso não for possível, não tem problema, pois a socialização pode ser ensinada ao cão adulto.

Comece não forçando o cão a ficar no colo de estranhos, use a guia para direcioná-lo e permita que ele cheire as pessoas antes de elas colocarem as mãos no animal.

10- Ensine comandos básicos ao cachorro

Desde filhote, o cãozinho já pode aprender comandos básicos, como dar a patinha, sentar e deitar. Pratique essa ideia. E não se esqueça: presenteie o cãozinho com deliciosos petiscos, além de agrados com carinho e palavras para ele se sentir amado.

Às vezes, praticar os comandos básicos com o cachorro pode ser trabalhoso, mas não desista, invista seu tempo e terá resultados que vão acrescentar nessa relação de amor.

11- Dicas para cuidar do cachorro: Brinque com seu peludinho pelo menos uma vez ao dia

As brincadeiras entre tutor e cão liberam substâncias prazerosas no organismo, tanto para o animal, quando para o seu dono. Por isso, uma das dicas para cuidar do cachorro é fazer brincadeiras, criando momentos inesquecíveis, que ajudam a prevenir transtornos mentais, como a depressão canina.

No entanto, é aconselhável que as brincadeiras sejam feitas um tempo antes de você sair de casa, evitando que o cachorro fique ansioso.

dicas para cuidar do cachorro

Cão sorrindo – Foto: Freepik

12- Dicas para cuidar do cachorro: Faça atividades físicas com seu cachorro

Pratique atividades físicas ao ar livre com seu cachorro e promova um tempo de qualidade entre vocês. Invista em corridas com seu cão, passeios em meio a natureza e prática de esportes, cães como os da raça labrador amam atividades aquáticas e são cheios de energia.

13- Invista na coleira com identificação

A coleira com identificação evita que o animal venha se perder. Aliás, nela o tutor pode colocar o seu nome e telefone para contato. Além de coleiras com identificação, os chips para cachorro podem ser outras boas opções, já que eles permitem colocar mais dados sobre o animal e podem ajudar no rastreamento.

14- Troque a guia de passeio

Os cães crescem com rapidez, sendo importante verificar se a guia compreende o tamanho do animal e se não está machucando. Algumas guias são destinadas para cães que possuem um certo porte físico, temperamento hiperativo e que estão aprendendo a andar ao lado do tutor.

Sendo assim, há a importância de trocar a guia de passeio quando perceber que ela não atende as necessidades do animal.

15- Cuidado com as plantas venenosas dentro de casa

As plantas estão super em alta quando o assunto é decoração. Por esse motivo, elas podem ser encontradas na maioria dos lares. Portanto, outra dica é o cuidado com as plantas venenosas dentro de casa, elas podem intoxicar o seu amiguinho caso ele venha a comer.

Se você tem cachorro, escolha uma plantinha que não venha apresentar riscos ao animal, assim você não precisa abrir mão dessa decoração.

16- Evite usar perfume perto do cachorro

Os perfumes estão na lista de cheiros que os cachorros não gostam, por isso, evite usar quando está perto do seu cão, principalmente aplicar o produto no mesmo ambiente. A mesma dica vai para a escolha de perfume de cachorro, pois ela deve ser feita com cautela. Algumas marcas podem resultar em irritações na pele do cachorro.

17- Cuidado com os alimentos para humanos

Alguns alimentos dos tutores como cebola, alho e abacate podem prejudicar o organismo canino. Cuidado! Não dê esses alimentos ao cão. Até mesmo na hora de preparar os alimentos, o tutor e sua família devem cuidar, podendo cair pedaços no chão e por consequência o cachorro comer.

dicas para cuidar do cachorro

Cão sorrindo – Foto: Freepik

18- Acolha o doguinho com medo de barulho

Os cachorros possuem uma audição mais apurada que os humanos, por isso, alguns barulhos podem prejudicar o comportamento do pet. Uma das dicas para cuidar do cachorro é acolher com um colinho durante as trovoadas e barulhos estrondosos, sendo necessário fechar toda a casa para sua segurança.

19- Previna o câncer de pele nos cães

O câncer de pele nos cães existe e possui tratamento para a cura, mas a melhor forma de não contrair a doença é através da prevenção. Ele pode ser prevenido com algumas ações diárias, como a baixa exposição ao sol em dias quentes e até uso de protetor solar para cachorro.

20- Não dê comida demais para o cachorro

A alimentação também deve ser regrada, o cão precisa entender os horários para comer e a quantidade correta para aquele momento. Sendo assim, prefira um comedouro de ração que compreenda a quantidade de comida que o cão precisa, assim não tem erro na hora de alimentar.

21- Ensine o poder do “não”

A palavra “não” pode trazer muitos benefícios. O cão aprende a obedecer ao tutor, se comportar adequadamente com as visitas e compreende que certos objetos não são comestíveis. E para este ano de 2021, que tal incluir isso na sua lista de dicas para cuidar do cachorro? Essa sugestão é bem valiosa para evitar cachorros mimados.

22- Cuidado ao levar o cachorro para passear de carro

Os cães amam estar com seus tutores. E passear de carro é uma atividade bem prazerosa para alguns peludinhos. Mas é preciso ter alguns cuidados para não causar acidentes, como não deixando o animal solto e controlando a temperatura do veículo para não estufar.

23- Cachorro ansioso? Invista em ações todos os dias

Se você possui um cachorro ansioso, saiba que ações todos os dias em sua rotina podem ajudar no controle dos sintomas do animal. Por exemplo, você pode oferecer brinquedos recheáveis com ração, criar brincadeiras e rituais como colocar uma música e pentear os pelos do animal.

Outra dica é controlar o emocional com feromônios sintéticos e uso de florais caninos, para ajudar a acalmar durante as crises de ansiedade.

dicas para cuidar do cachorro

Cão deitado – Foto: Freepik

24- Dicas para cuidar do cachorro: Não ofereça remédios humanos para seu cachorro

Um dos produtos que não se pode oferecer aos cães, são os medicamentos humanos. Além de perigosos para o organismo, o ibuprofeno e paracetamol não são metabolizados pelo fígado. No entanto, alguns veterinários receitam a dipirona para controle de febre canina e dores agudas e moderadas, porém com dosagem orientada.

25- Dicas para cuidar do cachorro: Escove os pelos do cachorro todos os dias

Para este ano coloque na rotina do cachorro a escovação dos pelos, independente se ele tem pelo curto ou longo, essa ação ajuda a renovar os pelinhos caninos. Contudo, para escovar os pelos do cachorro de forma segura e sem machucar, use sempre uma escova ou acessório ideal para os cães.

O ideal é escovar durante o banho, tirando os nós com ajuda de um creme para pentear (canino), passando levemente o acessório no pet.

26- Corte as unhas do cachorro

Cortar as unhas do cachorro pode ser um pesadelo para alguns tutores, pois nem sempre o animal fica quietinho com a patinha e o cortador. Uma dica é usar um cortador próprio para unhas dos cães, pois eles já vêm adaptados para fazer um trabalho com mais segurança para o pet e seu tutor. É importante saber o tamanho exato na hora de cortar, evitando que o doguinho venha se machucar.

27- Jamais ofereça doces para o pet

Os doces são vilões para o organismo canino, por esse motivo, jamais ofereça alimentos que contém açúcar para seu peludinho. Dessa maneira, evite deixar alimentos em cima da mesa e embalagens de doces no alcance dos pets. Isso ajuda na hora de prevenir o contato com o alimento.

E mesmo se ele pedir, independente se ele faz uma carinha tristinha e pidona, seja firme e não ofereça qualquer tipo de doce ao seu cão.

28- Dicas para cuidar do cachorro: Higienize as patinhas do cachorro depois dos passeios

Estamos em meio a uma pandemia, e tenho certeza que você ouviu falar bastante em higienização das mãos e álcool em gel, não é mesmo? Sendo assim, essa dica é bem importante para a saúde da sua família, inclusive do cachorro que também é integrante.

Ao voltar do passeio com o cachorro limpe as patinhas dele usando sabão neutro, shampoo para pet ou álcool em gel para cachorro. E para higienizar o corpinho do animal, use um pano úmido e seque em seguida para ele não ficar com cheiro desagradável.

29- Dicas para cuidar do cachorro: Adestre o cachorro com reforço positivo

Muito se fala do reforço positivo durante as atividades de adestramento, pois além de trazer resultados, ele pode ser bem divertido. Além de ser uma atividade que respeita o animal, um dos grandes benefícios desse treino é a aproximação afetiva entre tutor e seu doguinho.

30- Ofereça uma ração especial para seu cão idoso

Os cães idosos exigem alguns cuidados, e um deles é oferecer uma alimentação saudável através de uma ração nutritiva e saborosa. Em muitos casos, os cachorros velhinhos podem estar debilitados, enfrentando problemas nas articulações, coluna e falta de apetite.

Por isso, se você trocar a ração pode haver melhoras na saúde do pet, ajudando a combater doenças e proporcionando uma qualidade de vida e bem-estar.

Essas foram as dicas para cuidar do cachorro neste ano de 2021. Adote-as em sua rotina com seu pet e tenha momentos incríveis ao lado do seu companheiro.