Você sabe tirar nó do pelo do cachorro? Esta é uma das coisas mais importantes que tutores precisam aprender a fazer sem machucar o doguinho, visto que pode ser bem comum que o pelo deles fique bem embaraçado em algumas situações esporádicas. Principalmente cachorros com pelos maiores, como o Poodle ou o Shih-Tzu, precisam receber este tratamento um pouco mais “vip” em suas madeixas, para que eles não sofram e não tenham que raspar os pelos.

Então, continue lendo este artigo e entenda tudo sobre este probleminha que pode ser resolvido facilmente com alguns cuidados.

Tirar nó do pelo do cachorro – Como fazer isso facilmente em 4 passos

Tirar nó do pelo do cachorro não é tarefa fácil, caso não seja feito adequadamente. Mas também, não é uma tarefa difícil quando o processo é feito da forma correta, sem machucar o cão ou causar algum mal estar no comportamento dele. De maneira geral, há 4 simples passos que você pode seguir para remover os nós nos pelos do cachorro. Veja abaixo:

  1. Use algum lubrificante ou condicionador para que os pelos fiquem macios;
  2. Faça a localização dos nós na pelagem do animal;
  3. Não puxe ou arranque os nós – Isso vai machucar o cão;
  4. Desfaça o nó com os dedos até que ele desapareça;

Para que você possa entender melhor, continue lendo, pois vamos falar sobre cada um deles a partir de agora.

Tirar nó do pelo do cachorro

Cão peludo – Foto: Freepik

Use algum lubrificante ou condicionador para que os pelos fiquem macios

O primeiro passo para que você possa tirar nó do pelo do cachorro, é usar algum tipo de lubrificante ou condicionador que possa deixar os fios mais finos e menos rebeldes, como forma de mantê-los em linha reta. Isto ajudará não só a identificar os fios com nó, mas também, ajudará a deixar estes nós mais amolecidos, de forma que os fios não criem atrito entre si na hora de desfazer os nós.

Dica importante: nunca use produtos humanos em cães. Use sempre produtos destinados aos pets. Afinal, produtos caninos são feitos para não criar alergias no cão ou outros tipos de problemas na pelagem do cachorro. Atente-se, também, ao rótulo do produto, buscando sempre aqueles produtos que não contenham silicone, pois o silicone deixa bastante resíduos nos pelos do cachorro.

Leia também: Top 10 produtos que estão envenenando nossos pets

Tirar nó do pelo do cachorro – Faça a localização dos nós na pelagem do animal

O segundo passo para tirar nó do pelo do cachorro, é fazer a localização dos mesmos. Ou seja, você não pode simplesmente sair tirando os nós de forma aleatória e sem nenhum tipo de preparação. Pois isto pode machucar o cachorro e deixá-lo bastante estressado com o momento. Por isso, passe um pente bem fininho na pelagem do animal (depois do passo um) e com isso você conseguirá notar e mapear todos os pontos de nó.

Tirar nó do pelo do cachorro – Não puxe ou arranque os nós – Isso vai machucar o cão

Agora que você já identificou e mapeou todos os pontos de nó (ou a grande maioria deles), é hora de removê-los. Só que isto deve ser feito com muito cuidado, visto que você não pode simplesmente só puxar o pelo. Afinal, este puxão pode machucar e até rasgar a pele do seu doguinho, fazendo com que ele sinta dor e estresse com a situação. Todo cuidado e carinho é fundamental neste momento.

Tirar nó do pelo do cachorro

Cão peludo – Foto: Freepik

Desfaça o nó com os dedos até que ele desapareça

E o último passo, depois que você já passou por todos os outros, é justamente desfazer os nós que foram ali identificados. Para fazer isso, você poderá usar os próprios dedos, pois o gel/condicionador que está no pelo do cachorro vai facilmente ajudar na dissolução dos nós, fazendo com que os pelos voltem ao normal.