Tivemos o prazer de conversar com o administrador de empresas e aventureiro Gustavo Vivacqua. Ele,  a psicóloga Ana Machado e o “Labradoido”  Tapa fazem parte do programa Viagens Maneiras, no ar atualmente no canal da TV a cabo TLC Discovery. O programa nos transporta para a aventura dos três, que percorreram 46 países em dois anos, passando por América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia.

Eles viajaram equipados com o Farofamóvel, um carro adaptado com toda estrutura necessária para garantir um trajeto mais confortável . O veículo foi projetado para ser enviado em contêiner, facilitando assim o seu transporte.

O programa conta com 15 episódios e narra a viagem e impressões to trio nos mais diferentes países e culturas. A viagem transformou Tapa no cachorro mais viajado do mundo!

Essa é o tipo de série que nenhum amante canino e de viagens pode perder e o mais legal é que é uma produção brasileira!

 

Assistam o incrível vídeo com uma compilação de imagens das viagens. Nele vocês já vão poder sentir um gostinho do que esperar.

 

Confira abaixo nossa entrevista com Gustavo Vivacqua:

 

1) Como tudo começou, então com o Haxixe, até hoje, com o Tapa?

Comecei a viajar com o Haxi, meu primeiro cachorro que era uma labradoberman no Natal de 1994. Ele tinha apenas 14 dias de vida ainda. Quando abriu os olhos pela primeira vez,  ele já estava bem longe de casa. O Haxi era um soldado, um cachorro sério, fiel e parceirão. Aquele cachorro, não me dava trabalho nenhum. Ainda tenho muita saudade dele…
Depois que ele se foi veio o Tapa. Um cachorro bem diferente e malucão , que dá muuuito trabalho. Tapa é um cachorro fanfarrão, sacana e peidão.  Com certeza se existisse recall de labrador, o Tapa estaria na série defeituosa. Na série mais defeituosa.

 

2) Como surgiu a oportunidade do programa Viagens Maneiras no TLC Discovery?

Através da Produtora Soul Filmes que apresentou um piloto de programa com as imagens da viagem, contando nossa estória. O programa ser aceito no nosso canal preferido, foi bem além das nossas expectativas.

 
Viagens Maneiras vai ao ar no canal TLC Discovery.
 

3) Quanto tempo de viagem e quantos países vocês visitaram?

Viajamos durante 2 anos e 16 dias por 46 países. Alguns países passamos, voltamos e passamos de novo de 2 a 4 vezes. Demos com a cara na porta várias vezes nas fronteiras.

 

4) O que o telespectador pode esperar ao assistir o programa?

O protagonista do programa é o Tapa, um labrador maluco que topa qualquer parada. Eu e Ana, contamos nossas impressões dos lugares, enrrascadas e encrencas que o Tapa se meteu. Tapa também  tem voz e dá o seu ponto de vista canino no programa.

 
*clique nas imagens para ampliar


 

5) Quais as maiores dificuldades de viajar com um cachorro e de que maneira vocês precisaram adequar algum aspecto da viagem por causa do Tapa? (Seja um aspecto de logística, vistos ou físico no “Farofamóvel”)

Viajar com um cachorro grande é muito difícil. As dificuldades aumentam geometricamente com o tamanho do cachorro. Quase ninguém quer aceitar um cachorro em um hotel, se ele for grande então… ai ferra tudo. Cia aéreas idem. A maioria só transporta cachorro pequeno, quando transporta. Tudo tem que ser feito com bastante antecedência e planejamento, coisa que numa viagem longuíssima como a nossa é bastante difícil. O carro facilitou muito porque nos dava autonomia para ir e vir  alem de dormir onde quiséssemos.

 

6) Em países muçulmanos, os cães são mal vistos. Vocês encontraram alguma dificuldade em levar o Tapa?

Só descobrimos “In loco” . Não sabíamos que os muçulmanos odeiam cachorro e os associam com o demônio. Eles detestam o cachorro preto ainda mais. O cachorro preto é o mais odiado. Foi difícil dar um jeito pro Tapa não levar pedrada por aquelas bandas.  Os adultos foram hospitaleiros e tolerantes com a gente, mas nosso grande problema  foi com as crianças. Sempre que viam o Tapa ,  elas catavam uma pedra no chão para tacar nele. Foi bem esquisito.

 
*clique nas imagens para ampliar


 

7) Como vocês lidam com a falta de estrutura para cães em hospedagens e estabelecimentos?

É ai que entra o Farofamovel, o carro que adaptamos para a viagem. É nele que o Tapa dormia com a gente.

 

8) Qual seria um momento inesquecível e a maior enrascada em todos esses anos de aventura.

Paramos em uma dura da policia americana anti-terrorismo perto de uma represa em Nevada. O tira se ajoelhou para ver  se tinha algo suspeito embaixo do carro com um espelho. Foi ai que o Tapa deve ter pensado: –  Ajoelhou tem que rezar …  e partiu pro estupro. Quase fomos em cana.

 

9) Geralmente cães da raça Labrador Retriever são cheios de energia e extremamente brincalhões. Como vocês descreveriam a personalidade do Tapa?

Fanfarrão, sacana e peidão. Mas ele é um cachorro muito bonzinho, extremamente social e gentil com desconhecidos. Se um ladrão tentar entrar na minha casa o Tapa vai levar a guia da coleira na boca e mendigar um passeiozinho. Esse é o Tapa.

 

10) Como a presença do Tapa alterou e deu um outro significado a viagem?

O Tapa foi o proposito principal da viagem. Queríamos transforma-lo no cachorro mais viajado do mundo com 46 países visitados. O carro foi a forma mais viável de realizar a missão. E deu certo!

 

11) Para os que querem acompanhar mais o Viagens Maneiras, quais os horários do programa e como seguir vocês online? 

Passa no TLC Discovery , toda sexta-feira, 2 episódios seguidos: 20:00 e 20:30, logo a seguir reprises dos mesmos episódios: 1:00 e 1:30 da madruga, 10:00 e 10:30 da manha de sábado e 15:00 e 15:30 da sexta seguinte.

 

Acesse o site (aqui) e página oficial no facebook (aqui).

 
*clique nas imagens para ampliar

 

Curiosidades da viagem

 

. 129.111 km percorridos;
. 746 dias viajando;
. 46 países visitados;
. 279 cervejas diferentes;
. 32 idiomas diferentes;
. 91 diários de bordo;
. 13 idas ao hospital;
. 40 idas ao veterinário;
. Nenhum pneu furado;
. 18 duras policiais;
. Uma extorsão policial;
. 8 “pernadas” aéreas;
. 3 viagens de navio feitas pelo Farofamovel;
. 19 ferry boats;
. 5 sumiços do Tapa;
. Sem furto ou roubo de dinheiro ou documentos;
 

O caminho percorrido pelo trio.

 

Mais fotos da viagem

 
*clique nas imagens para ampliar


* Todas as imagens foram retiradas do Facebook do programa.