Manoela Cesar. Foto: Divulgação

Manoela Cesar. Foto: Divulgação

Atualmente, há uma grande tendência de personalizar e se ver representado, e esse desejo se estende à produtos, eventos e momentos importantes. Com o casamento, isso não seria diferente.

Por ser um momento tão marcante, os noivos querem que tudo seja perfeito e inesquecível. São os eventos cada vez mais elaborados, com surpresas ou um toque singelo nos detalhes que expresse o amor daqueles que compartilham por uma noite seus votos e seus sonhos.

Na lista de convidados, a família não pode faltar. E quem tem cachorro sabe que ele é parte importante da família e sua presença se torna essencial.

Muitos exemplos fofíssimos e especiais estão disponíveis online, e na medida que se tornam cada vez mais comuns, como em um ciclo, inspiram outros tantos a trazer seus filhos caninos para a a comemoração.

Para explicar a mudança e modernização dos casamentos, conversamos com a jornalista Manoela Cesar, especialista em casamentos, que já trabalhou em grandes veículos diários no Rio de Janeiro e hoje é autora do Blog Colher de Chá – Noivas, projeto esse que ela mesma desenvolveu.

Confira essa entreviva muito bacana abaixo:

 

PdD) Tem sido cada vez mais comum vermos cães em casamentos. Quando houve essa mudança?

Acredito que o casamento vem se modificando como um todo nos últimos cinco anos. E especialmente nos ultimos dois anos, com o boom das redes sociais e instagram. O costume de personalizar as cerimonias e fazer com elas tenham “menos regras” e mais “personalidade” é uma tendência mundial e especialmente levar os cães para as cerimonias faz parte deste grande processo de valorizacao das cerimonias cada vez mais pessoais e muitas delas, ao ar livre.

 

PdD) Por que os casais hoje sentem a necessidade de ter a presença do cachorro no casamento?

Acredito que o casamento é um rito de passagem e cada vez mais ele vem sendo vivenciado desta forma, é menos uma “formalidade social” e cada vez mais uma festa do casal. Os cachorros de estimação são como filhos, como membros da família, e por isso ganham cada vez mais importância nas cerimonias em que os noivos querem homenagear as pessoas queridas e intimas. E de forma especial, os casamentos ao ar livre também são grande tendência e possibilitam que os cachorros interajam de forma mais livre do que numa igreja ou local fechado.

 

PdD) Qual o papel que o cachorro pode adquirir na cerimônia e como incluí-lo nesse momento tão especial?

Ele pode ter vários papeis, mas os mais comuns é ter o cachorro de estimação levando as alianças do casamento. Ou entrando como “pajens” e “daminhas” junto do cortejo infantil.

 

Casamento de Alexandre Rossi (Dr. Pet) e Cynthia Macarrão, com a presença ilustra fa filha canina do casal, a querida Estopinha. Fotos: Divulgação

Casamento de Alexandre Rossi (Dr. Pet) e Cynthia Macarrão, com a presença ilustre da filha canina do casal, a querida Estopinha. Fotos: Reprodução

 

PdD) Quais dicas você daria para quem deseja ter seu querido pet presente na cerimônia. Vale a pena chamar um adestrador para preparar o cachorro?

Acredito que se o casamento foi realizado ao ar livre nao é necessario adestra-lo. Basta que uma pessoa que o cachorro conheça bem (um dos irmãos dos noivos por exemplo) possa estar perto na hora de colocar as alianças e conduzi-lo para o altar. Ao ver os seus donos no altar, ele tenderá a caminhar em direção deles espontaneamente.

 

PdD) O código de vestimenta para humanos também se aplica ao cachorro?

É sempre divertido enfeitar o pet com uma “roupinha” especial para ocasião, como uma gravatinha, um laço ou até mesmo um “terninho” ou vestido. É super fofo e todos os convidados vão querer fotografar.

 

Casamento Luna e João. Foto: Reprodução

Casamento Luna e João. Foto: Reprodução

 

PdD) Como os noivos podem garantir que o cachorro estará confortável durante a comemoração. Vale a pena deixá-lo participar da festa ou é melhor levá-lo para casa?

O ideal é ter uma pessoa da familia, da confianca do cachorro, para supervisiona-lo na festa. E como a festa é para todo mundo relaxar e se divertir, o ideal mesmo é que ele possa estar em um ambiente ao ar livre, mas seguro, no qual ele possa brincar entre os convidados. Mas vale lembrar que se o cachorro for muito grande pode assustar as crianças da festa. É preciso ter cuidado para que todos possam interagir sem que ninguém deixe de brincar ou se divertir pela presença do cachorro.

 

PdD) Os cães podem participar da cerimônia religiosa ou apenas das comemorações fora da Igreja?

Acredito que apenas cachorros bem pequenos devam participar de cerimonias dentro da igreja e é preciso confirmar previamente com a paroquia se é permitida a entrada do cachorro. Em area ao ar livre, fica a critério dos noivos.

 

PdD) Com tanta experiência em casamentos, quais exemplos você lembra que realmente foram especiais e que tinham a presença de um cachorro.

Tenho alguns casamentos que marcaram, um deles é o do Dr Pet, que a gente publicou no blog, foi bem bacana! (Confira aqui) E recentemente um casal levou nada menos do que 5 cachorros (deles!) para a cerimonia, todos enfeitados! Adorei.

 

Casamento Júlia e Rogério. Foto: Divulgação

Casamento Júlia e Rogério. Foto: Reprodução