Os brinquedos com barulho para cachorro são os que eles mais gostam. Alguns podem irritar. Mas alguns são verdadeiros “vícios”, pois os cães não querem largar por nada. Eles jogam pra lá e pra cá e ficam por horas ali brincando.

Só que você já parou para pensar e entender por que os cachorros gostam de brinquedos que fazem barulho? Será que existe alguma explicação para tal gosto particular?

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o tema. Veja, também, quais são os melhores brinquedos com barulho para cachorro.

Acompanhe!

Brinquedos com barulho para cachorro – Por que eles adoram?

Brinquedos com barulho para cachorro

Cachorro deitado no chão – Foto: Freepik

Os brinquedos com barulho para cachorro são verdadeiros “vícios” para alguns animais. Eles adoram esse tipo de brinquedo, pois eles estimulam uma série de situações e sensações relacionadas ao instinto do animal.

Além disso, o barulho é também diferente. Ou seja, o dog fica intrigado com aquilo e vai tentar descobrir por que o barulho acontece e onde ele está.

Isso é refletido em horas de brincadeira, mordidas e movimentos com o brinquedo que faz barulho. Eles enjoam – mas leva mais tempo até enjoarem.

Veja alguns motivos que fazem os cães gostarem tanto desse tipo de brinquedo barulhento:

  • Estímulos de caça.
  • Estímulos mentais de diversão.
  • De onde vem o barulho?
  • Alguns barulhos emulam sons de caça.
  • Brinquedo diferente e que quebre a rotina.

A seguir, entenda mais sobre os tópicos acima.

Brinquedos com barulho para cachorro – Estímulos de caça

Os estímulos de caça são, em sua essência, o que fazem os cães gostarem tanto de brinquedos que fazem barulho.

A partir dos estímulos de caça que vem do barulho do brinquedo, o cão começa a criar um “mundo” paralelo, onde ele realmente acha que pegou uma presa.

Esse instinto vem de seus antepassados lobos. Afinal, antes de serem domesticados, os cães eram selvagens e tinham que caçar o seu próprio alimento.

Alimento, esse, que muitas vezes poderia emitir sons no momento da caça. Ou seja, instintivamente, o cão pode ter sensações de caça, pois ele acha que o brinquedo é uma presa.

Estímulos mentais de diversão

Outro fator que pode levar o cão a gostar tanto de brinquedos com barulho para cachorro, é o fator diversão. Sim, simples assim: diversão. Afinal, os barulhos podem estimular uma série de comportamentos alegres.

Dependendo de como o cão morde ou interage com o brinquedo, o ruído pode causar diversos tipos de sensações. Logo, ele vai ficar entretido por tempo o suficiente ali, de modo que possa, assim, gastar a sua energia.

Se o brinquedo, além de fazer barulho, tiver algum tipo de desafio, a recompensa fica ainda mais interessante e o gasto de energia do cachorro será questão de tempo.

De onde vem o barulho?

Um brinquedo que faz barulho é também um brinquedo altamente atraente. Afinal, há ali um desafio bem grande para o cachorro: descobrir de onde está vindo esse barulho.

Ele vai tentar, de todas as maneiras, descobrir por que aquele brinquedo está emitindo ruídos. E esse “tentar de todas as maneiras” significa que o dog vai se divertir e interagir com o brinquedo por muito tempo.

É por isso que o cão joga o brinquedo pra cima, morde, rasga, rosna e fica ali por horas a fio. É um desafio que estimula o cão de inúmeras maneiras diferentes.

Brinquedos com barulho para cachorro

Cachorro com brinquedo na boca – Foto: Freepik

Alguns barulhos emulam sons de caça

Alguns tipos de ruídos atingem uma onda sonora tão específica que, para os instintos caninos, pode ser que o pet entenda que está em um ambiente de caça – conforme entendemos anteriormente.

E nesse ambiente de caça, determinados ruídos são esperados. Principalmente os ruídos das presas que eventualmente serão abocanhadas pelo dog.

É por isso que, dependendo do tipo de barulho do brinquedo, o pet fica ali por tanto tempo mordendo. Ele sente que caçou uma presa e o ruído ajuda a criar essa “ilusão”.

Brinquedo diferente e que quebre a rotina

E por fim, não podemos deixar de mencionar algo crucial: quebra de rotina. Muitas vezes um brinquedo com barulhos e ruídos específicos, ajudam a fazer o cão sair da rotina.

Ou seja, o cão sente que tem algo diferente no ambiente e, portanto, coloca toda a sua energia nisso, para tentar entender e assim continuar a se divertir.

Os ruídos ajudam a trazer um algo “diferente” para o ambiente e, se você tem um cão entediado e as vezes até estressado, um brinquedo sonoro pode ajudar.

Veja uma lista de brincadeiras para Cachorro.

Tipos de brinquedos com barulho para cachorro

Existem muitos brinquedos com barulho para cachorro. Os mais legais certamente são aqueles que o cão pode se divertir por horas e, obviamente, não trazem problemas de saúde.

Veja algumas boas ideias de brinquedos com barulho para cachorro:

  • Chocalho.
  • Brinquedos com apitos.
  • Brinquedos  que “gritam”.
  • Barulho de ração/petisco.
  • Ruído da textura ao morder/brincar.
patinho em cima do cachorro

Cachorro com patinho na cabeça – Foto: Freepik

Chocalho

O chocalho é um dos brinquedos mais comuns. Ele é todo revestido com elementos sonoros e que fazem barulho conforme o cão interage, morde e joga pra cima. Evite chocalhos com partes que podem se soltar.

Brinquedos com apitos

Os brinquedos com apitos são brinquedos com um sistema de ar que vai “assoviar” conforme o cão aperta. Esses ruídos podem ser desconfortáveis para alguns cães e para outros não. Faça o teste!

Brinquedos  que “gritam”

Já os brinquedos que “gritam” têm o mesmo sistema dos brinquedos que com assovio. Assim que o cão morde ou aperta o brinquedo, ele vai dar um tipo de “grito”. Alguns cães vão associar isso a uma presa e vão ficar por horas ali brincando.

Barulho de ração/petisco

Se você der um brinquedo com ração/petisco para o cão, ele vai “viciar” nesse brinquedo por inúmeros motivos. Primeiro, porque ele vai sentir o cheiro e vai querer buscar o petisco. Depois, porque ele vai ouvir o barulho e vai tentar descobrir o que é.

Brinquedos com barulho para cachorro – Ruído da textura ao morder/brincar

E por fim, a textura do brinquedo também pode reproduzir alguns sons que atraem o cachorro. Esses sons podem não ser externos. Mas ainda assim, o cão pode ouvir: são os ruídos da textura nos dentes e céu da boca do cachorro.

Como dar brinquedos com barulho para cachorro

Existem inúmeras maneiras de oferecer um brinquedo com barulho para o seu melhor amigo. Ainda mais com o mercado pet tão aquecido e com tantas oportunidades de oferecer bem-estar e entretenimento a ele.

No entanto, é preciso tomar cuidado com alguns brinquedos. Alguns brinquedos que fazem barulho podem ser perigosos se não forem feitos de forma adequada para a pressão/peso dos dentes do cachorro.

Eles podem rasgar, abrir, soltar partes e por aí vai. Portanto, mantenha a vigilância sobre isso e compre brinquedos somente específicos para o cachorro.

Veja algumas recomendações para dar brinquedos com barulho para cachorro:

  • Evite o excesso.
  • Faça trocas constantes.
  • Procure brinquedos seguros e que não soltam partes.
  • Evite brinquedos de couro.
  • Dê somente brinquedos pet para o cachorro.
cachorro deitado

Cachorro deitado – Foto: Freepik

Brinquedos com barulho para cachorro – Evite o excesso

O excesso de ruídos pode ser um problema tanto para o tutor, quanto para o pet. Afinal, tudo que é demais não é bom no longo prazo. E o excesso de ruídos se enquadra nisso.

Um brinquedo que reproduz ruídos demais, pode incomodar o cachorro e pode gerar estresse, ansiedade, situações de descontrole e outras coisas.

Ou seja: não fará bem ao pet no longo prazo.

Faça trocas constantes

Fazer trocas constantes do brinquedo que faz barulho é uma boa ideia. Afinal, assim o cão não vai enjoar rapidamente do brinquedo – mesmo que aquele seja o brinquedo favorito dele.

Cães enjoam fácil das coisas. Mesmo um brinquedo tão divertido e diferente, pode enjoar e o cão pode, talvez, não querer mais aquilo. Faz parte da rotina.

Por isso, intercale, troque, alterne entre brinquedos e outras situações anti-enjoo.

Procure brinquedos seguros e que não soltam partes

Uma das condições mais importantes que você precisa necessariamente considerar é essa aqui: compre brinquedos que sejam seguros para o pet.

Observe se eles não soltam partes, se eles são flexíveis o suficiente, se não são fáceis de engolir, se o ruído não é alto demais, etc. O cão precisa se sentir confortável com o brinquedo – e ele precisa estar seguro o tempo todo.

Evite brinquedos de couro

Alguns brinquedos de couro podem chamar atenção do tutor por serem maleáveis e mastigáveis. E se esse brinquedo oferecer algum tipo de ruído, o cão pode gostar ainda mais.

No entanto, cuidado! Brinquedos de couro podem ser altamente prejudiciais ao seu pet. Mesmo aqueles feitos exclusivamente para os cães.

O couro pode ser mastigável, pode ficar liso e o pet pode engolir sem querer. Ele pode sufocar e até mesmo vir a óbito. Leia mais: Ossos de couro para cachorro.

Dê somente brinquedos pet para o cachorro

Evite brinquedos alternativos. Dê somente brinquedos que são feitos especificamente para cachorros. Compre somente em pet shop confiáveis e cuide do seu dog!