Os brinquedos para cachorro são uma ótima forma de entretê-los, principalmente em momentos em que não se é possível brincadeiras em ambientes externos.

Mesmo os cães mais calmos, ao ficarem algum tempo sem fazer atividades, podem acabar com um comportamento destrutivo. É importante fazer com que o pet mantenha uma rotina de atividades para evitar com que o animal sofra com problemas físicos e mentais.  

brinquedos para cachorro

brinquedos para cachorro – Foto: Freepik

Mas nem sempre é possível manter essa rotina de atividades, já que outros fatores como falta de tempo, dificuldade de locomoção, idade e até mesmo as condições meteorológicas podem interferir em atividades externas.

Mesmo com essas interferências, o cachorro precisa de um tempo brincado para gastar suas energias, independentemente da idade e da raça. E é por isso que o mercado oferece os mais diversos tipos de brinquedos que vai proporciona bons momentos ao cachorro.  

Benefícios dos brinquedos para cachorros

Existem os mais variáveis brinquedos, àqueles para condição física e para os que usam mais o intelecto.

Os brinquedos também ajudam em momentos em que o pet sofre com problemas como ansiedade por separação, já que com o brinquedo, o cachorro, consegue encontrar uma forma de se distrair mesmo estando sozinho.

brinquedos para cachorro

brinquedos para cachorro – Foto: Freepik

Os brinquedos são grandes aliados para evitar que o cachorro fique entediado, evitando que ele procure uma aventura bagunçado os objetos da casa.  

Além disso, outra forma de usar os brinquedos é como um estimulador mental. Sendo assim, alguns brinquedos são feitos com esse intuito, sendo conhecidos como brinquedos inteligentes. Mas além de ser divertido, esse tipo de brinquedo ajuda no adestramento do pet e trabalha com a mente do animal.  

  • Veja também: Melhores brinquedos para cachorro – Como escolher

Estimulando a inteligência do cachorro com brinquedos 

Além de ser um ótimo aliado para evitar que o cão fique entediado, os brinquedos, também são fontes de estímulos para a inteligência do animal.

Como os humanos, os cães, precisam ter seu intelecto estimulado, isso é fundamental para a saúde mental do pet, como também para o desenvolvimento cognitivo do cachorro.  

Os brinquedos inteligentes auxiliam no adestramento do pet, já que muitas raças tendem a ficarem entediadas com facilidade.

cachorro brincando

cachorro brincando – Foto: Freepik

Na maioria das vezes, esses brinquedos, usam o método de “premiar” o cão ao concluir o objetivo do brinquedo, onde o pet conquista um petisco ao realizar o desafio do jogo, que pode ser desmontando o brinquedo, com obstáculos ou de memória.

Os brinquedos mais comuns para estimular a inteligência do cão são os do tipo comedouro, onde o petisco é armazenado com intuito de incentivar o animal a brincar para ser recompensado, esses brinquedos são disponíveis em diferentes formatos e tamanhos.

Outro brinquedo que também tem uma função de estimulo para o pet é os puzzles, que é um quebra-cabeça onde o cão deve movimentar as peças para encontrar os petiscos, fazendo com que o cachorro trabalhe sua inteligência mental para concluir a tarefa e conseguir os petiscos. 

  • Veja também: como os cachorros escolhem seus brinquedos preferidos?

Escolhendo o brinquedo para cachorro

O mercado oferece uma grande opção de brinquedos, o que pode causar aquela duvida de qual brinquedo escolher para o pet.

Husky filhote

Husky filhote – Foto: Freepik

É importante antes de escolher um brinquedo levar algumas considerações, como o tamanho, a idade e o nível de atividade do cachorro, já que essas informações são necessárias para encontrar o brinquedo ideal para o seu cão.  

Um mesmo tipo de brinquedo pode apresentar tamanhos e pesos variados, então deve-se procurar o brinquedo ideal ao tamanho do pet, assim evitando que o brinquedo seja muito pesado ou pequeno em relação ao animal.

Também se deve considerar a condição física do animal, um cão idoso ou com algum problema de locomoção deve brincar com um brinquedo que não precise de esforço físico.

Já para aqueles mais ativos, alguns desses brinquedos podem complementar as atividades físicas, estimulando o animal a fazer exercício enquanto brinca.  

Analisar esses aspectos é importante para escolher o tipo de brinquedo que corresponde com o pet.

Como existe uma gama de produtos com essa finalidade, escolher um brinquedo pode gerar várias dúvidas, mas para facilitar a busca pelo brinquedo ideal, selecionamos os principais tipos de brinquedos e suas finalidades correspondente para o cachorro. Confira! 

Bola 

cachorro com bola

cachorro com bola – Foto: Freepik

Esse é um clássico e muito fácil de encontrar. Ela pode servir como um mastigador, principalmente nos primeiros meses em que o cachorro sente desconforto com o nascimento dos dentes. A bola também serve para brincadeiras de lançamento, onde a bolinha é lançada para o cão buscar.  

A bola é um brinquedo que serve tanto para brincadeiras em locais internos como externos. Mas é importante lembrar de procurar uma bola que corresponda ao tamanho do animal, para evitar engasgos ou que o brinquedo seja muito grande para o pet.

Também é importante prestar atenção sobre o material do brinquedo, como o cachorro pode usar a bola como um mastigador, o material deve ser resistente para evitar que o animal destrua e acabe consumindo alguma parte do brinquedo, principalmente para os cães maiores.

Para aqueles de pequeno porte é recomendado escolher uma bola de material mais macio para evitar que o pet se machuque ao brincar.  

As bolas podem ser encontradas nas mais variáveis matérias, sendo muito comum as de tênis, que é mais indicada para brincadeira em lugares externos, e as de borracha, que são mais utilizadas como mastigador.  

Mastigador 

cachorro com mastigador

cachorro com mastigador – Foto: Freepik

Se o seu cachorro está naquela fase em que destrói tudo o que encontra, você vai precisar de um mastigador para seu pet. Assim, é muito comum durante a dentição que o cachorro sofra com desconfortos na gengiva, o que faz com que busque alivio em objetos encontrados na casa.

Para torna essa fase mais agradável, o mercado oferece vários tipos de mastigadores para os cachorros, de formatos e tamanhos diferentes.

Alguns modelos de mastigadores também auxiliam na higienização bocal do animal, mas lembre-se que o mastigador é só um complemento e a escovação dental é indispensável. Existem tipos de mastigadores próprios para o cachorro que sofre com a gengiva mais sensível, evitando que o pet se machuque. 

Além de evitar que o cachorro destrua os objetos da casa, o mastigador também ajuda no controlo do estresse e da ansiedade do animal, ele também é uma forma de entreter o pet durante os momentos em que fica só.  

Pelúcia 

cachorro com pelúcia

cachorro com pelúcia – Foto: Freepik

Esse é um brinquedo que é recomendado para filhotes ou para os cães de pequeno porte, os cães maiores podem acabar destruindo o brinquedo já que o material é mais sensível.

A pelúcia é um brinquedo que o cãozinho pode utilizar para diversas formas de diversão. Por possuir um material sensível, a pelúcia deve ser um brinquedo de uso em ambientes internos.

A pelúcia pode ser encontrada nas mais diversas formas. Assim, possui mais de uma forma de uso, podendo ser usado como um mastigador ou até como uma mascote para o pet. 

Brinquedos para cachorro: Puzzles 

puzzle para cachorro – Foto: Freepik

É um brinquedo inteligente e que vai estimular o intelecto do animal. Sendo assim, os puzzles são um tipo de quebra-cabeça, onde o cão é desafiado a mover peças até encontra os petiscos.

O pet vai usar as patas, o focinho e a língua para encontrar o prêmio. Além disso, com esse brinquedo, o cão é estimulado a desenvolver um problema para alcançar o objetivo de resgatar os petiscos. Além de ser um brinquedo que trabalha com o desenvolvimento mental do animal, os puzzles são uma ótima forma de amenizar o estresse e a ansiedade do pet.  

Os puzzles é uma boa opção para aqueles cães que estão impossibilitados de uma brincadeira que precisa de habilidades físicas.

Brinquedos para cachorro: Corda 

cachorro com corda – Foto: Freepik

A corda é um tipo de brinquedo bem versátil. Assim, quando filhote, o cão usa esse brinquedo como um mastigador, que vai servir para aliviar os desconfortos da dentição e evitar que o cãozinho use outro objeto para o alivio.

Já na fase adulta, a corda continua sendo um ótimo acessório para as brincadeiras do pet. Sendo assim, pode ser usada na brincadeira de cabo de força ou em lançamentos, onde o tutor lança o objeto para o cão buscar.  

Os brinquedos cordados podem possuir vários modelos, sendo em formato de osso, ou em modelos mais compridos.  

Brinquedos para cachorro: Disco 

cachorro com disco – Foto: Freepik

O disco é um brinquedo que possui o mesmo objetivo que a bola e a corda, o de lançar e o cachorro buscar. Mas o disco é bem mais dinâmico nessa tarefa, sendo bem mais fácil de tirar em uma maior velocidade. Os discos podem ser encontrados em materiais e tamanhos diferentes, que deve corresponder ao porte do animal.