Existem várias considerações a levar em conta na hora de ensinar o filhote a fazer suas necessidades fisiológicas em um lugar específico:

– O Local não pode assustar, nem ser movimentado ou de difícil acesso;

– Ninguém pode inibí-lo ou intimidá-lo;

Ensinando o seu filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo. Foto: Reprodução

– O substrato usado como banheiro deve ser impregnado de odores, urinas e fezes, embora o banheiro deva ser mantido limpo, caso contrário o filhote rapidamente irá procura outro local. (Leia a matéria Como limpar o xixi / urina do seu cachorro);

– Tem que ter paciência e ensiná-lo o que desejamos, ele não aprende sozinho. Para isso, ele não pode ser solto em todos os cômodos da residência, sem supervisão. Quem assume, em certo momento, a supervisão deve estar sempre pronto e disposto a levar o filhote para o local desejado assim que perceber qualquer sinal que indicaria o desejo do animal de evacuar;

– Sempre recompensar os acertos, com reforços positivos valiosos para o filhote e ignorar os erros.

Qualquer demonstração de descontentamento pelos erros incentiva o filhote a voltar a fazer no mesmo local para chamar atenção ou a se esconder para evacuar, o que dificulta e quase impossibilita o ensinamento e, nos piores casos, a esconder as provas do crime engolindo fezes ou urinas, comportamento nada agradável e complicado de corrigir.

Nos lugares indesejados deve sempre, não somente limpar, mas apagar o cheiro da urina ou das fezes para o olfato canino muito superior ao nosso. Procurar produtos específicos no mercado Pet.

Se ainda não conseguir, procure a ajuda de um excelente profissional de educação canina ou correção comportamental com exemplos comprovadamente bem sucedidos na resolução desses tipo de casos.