Ele é um dos filhotes mais fofos que existem, com uma aparência que lembra a de um lobo, o Husky Siberiano é um dos cães que conquistaram uma legião de admiradores. É uma raça bastante antiga, mas que ainda continua popular.

O Husky Siberiano é uma raça de origem russa, que foi desenvolvida na Sibéria por uma tribo conhecida como Churkci. A raça é uma das mais antigas e acredita-se que já existia durante a pré-história.

O cão da raça Husky Siberiano era usado para puxar trenós e também na caça de animais. Por possuir uma pelagem espessa, que age como uma camada protetora, essa raça acaba sendo bastante resistente em temperaturas baixas.

Husky

Husky – Foto: Pexels

E foi graças a essa tolerância à temperaturas baixas que cães da raça Husky Siberiano se tornaram heróis. Em 1925 cães da raça enfrentaram um rigoroso inverno para levar medicamentos para uma cidade do Alaska que estava sofrendo com um surto de difteria.

O mais incrível é que esses cães percorreram uma distância 600 km que deveria ser percorrida em 20 dias e concluíram em apenas 6 dias. Isso mostra o quão resistente são os cães da raça Husky Siberiano.

Se você também se apaixonou por essa incrível raça não pode deixar de conhecer as característica do filhote de Husky Siberiano.

O filhote de Husky Siberiano pode ser encontrado em diversas cores

Husky

Cachorro filhote – Foto: Pexels

Uma das principais característica do Husky Siberiano é a pelagem espessa que acaba lhe conferindo uma aparência parecida com um lobo.

A cor mais comum de encontrar um cão dessa raça é o cinza e o preto, mas a coloração do Husky não se limita apenas a essa combinação.

É possível encontra esse cão em uma variação de cores sendo que as mais comuns são o preto e branco, marrom, cobre, cinza (mistura pelos brancos e preto), prata, agouti (mistura pelos preto, branco e bege) areia.

Husky

Husky – Foto: Pexels

Os olhos do Husky Siberiano também podem apresentar outras cores sem ser o clássico azul. Mesmo o azul sendo o mais comum, o cão pode ser encontrado com outras tonalidades como o marrom, ou com um olho de cada cor, que é uma mutação genética conhecida como heterocromia muito comum em cães dessa raça.

Principais características físicas de um Husky Siberiano filhote

O Husky Siberiano é uma raça que chama bastante atenção por seus aspectos físicos. Sua aparência majestosa e com um olhar penetrante faz com que o Husky Siberiano seja considera uma das raças mais bonitas do mundo.

Husky

Husky – Foto: Pexels

Como todos os outros cachorrinhos, o Husky Siberiano é a coisa mais fofa quando filhote. Ele vai lembrar um filhote de lobo com uma carinha de sapeca. Mesmo depois de atingir a idade adulta, que é entre os 12 meses de vida, ele continua com todo esse aspecto fofo.

Seguindo as normas do padrão da raça, um Husky Siberiano tem como aparência geral um porte médio; rápido e ligeiro. O corpo é moderadamente compacto e com uma pelagem densa. As orelhas são eretas, o que dá uma aparência de que o cão está sempre atento, e a cauda é em formato de pincel.

Husky

Husky – Foto: Pexels

Quando atinge a idade adulta pode medir entre 50,5 cm a 60 cm e pesar em torno de 15,5 a 28 kg. As fêmeas são um pouco menores em relação aos machos.

O Husky Siberiano possui um corpo com proporções equilibradas o que faz com que seja forte, veloz e resistente.

Personalidade de um filhote de Husky Siberiano

Husky – Foto: Freepik

Essa é uma raça com uma forte personalidade e mesmo com adestramento sempre vais restar uma parte independente nele.

Mesmo com uma aparência que causa intimidação, o Husky Siberiano é um verdadeiro diplomata. Ele é muito sociável e não possui a desconfiança comum como os cães de guarda, tanto que essa função não é indicada para cães dessa raça.

O Husky convive muito bem com crianças, com outros animais e não é agressivo com estranhos. Ele é um ótimo cão para conviver com famílias.

Cachorro lindo – Foto: Pexels

O Husky é uma raça bem ativa e durante a infância essa energia é dobrada, então se você está pensando em adotar um cão dessa raça fique preparado para cuidar de um amiguinho cheio de energia.

Essa raça também gosta de morder e destruir objetos e móveis quando fica entediado, então sempre o leve para passear e disponibilize mordedores e brinquedos para evitar esse tipo de “acidente”.

Cuidados básicos

Cachorro com mulher – Foto: Pexels

Todo cachorro precisa de cuidados e ter um pet faz com que você tenha que desenvolver algumas responsabilidades. É importante que o cão receba todos os cuidados básicos para que ele possa ter uma vida saudável e longa.

Uma das primeiras coisas a fazer antes de criar um cachorro é decidir se você vai adotar ou comprar em algum criador. Sempre que possível escolha a adoção como meio de conseguir um cachorro, mas caso você queira comprar fique sempre atento ao local que está vendendo. Pesquise sobre o estabelecimento e sempre escolha criadores responsáveis.

Depois que o cãozinho já estiver em seus cuidados, procure um veterinário para fazer as vacinações e vermifugações, o profissional vai saber indicar com qual idade o cachorro deve passar por esses procedimentos.

Cachorro – Foto: Pexels

O veterinário também vai examinar a saúde do animal, se ele tem alguma doença e se está com o peso certo para a idade. Esse primeiro contato com um profissional é um meio de cuidar da saúde do cachorro.

Já em casa, alguns cuidados são feitos pelos próprios tutores. O Husky vai precisar ser alimentado e vai precisar da disponibilização de água fresca.

A higienização também deve ser feita de forma frequente, os banhos devem ser uma vez ao mês, já que é uma raça limpa e sem forte odor. A escovação dos pelos devem ser feitas uma vez na semana, mas durante a troca essa escovação deve ser feita diariamente.

Os dentes do cachorro devem ser escovados diariamente e as unhas aparadas sempre que estiverem causando desconforto ao animal. Sempre use produtos próprios para o cachorro, algumas substancias usadas pelos humanos são tóxicas para o pet, então nada de usar os seus produtos no animal.