A venda de cachorro online acontece por aí de maneira comum. Afinal, hoje em dia com a internet não é raro encontrar tudo que é tipo de negócio. Só que quando o assunto é cachorro, é preciso tomar muito cuidado.

Isto é, a venda de cachorro online nem sempre é segura. É preciso encontrar um canil renomado, adequado, confiável e regularizado para fazer a compra. Caso contrário, você corre riscos – e o cão também.

Neste artigo do Portal do Dog, entenda mais sobre a venda de cachorro online e saiba o que fazer para tomar esse cuidado!

venda de cachorro online

Dois filhotes deitados – Foto: Freepik

Entenda mais sobre venda de cachorro online

A venda de cachorro online pode acontecer no Facebook, Instagram, Mercado Livre, OLX e WhatsApp. Não são raras as vezes em que isso acontece e você precisa tomar cuidado para não cair em golpes.

A venda de cachorro online não é um problema em si. Afinal, a internet é incrível e está aqui para nos ajudar de inúmeras formas. Só que quando o assunto é tão delicado, como a compra de um ser vivo, é preciso ficar com os dois pés atrás!

Assim sendo, preparamos algumas dicas importantes que você precisa considerar na hora de comprar um cachorro. Veja como se prevenir, prevenir o cachorro e evitar o desenvolvimento da “fábrica de filhotes”.

Entenda mais sobre a venda de cachorro online:

  • Evite a compra em marketplaces.
  • Não compre das “fábricas de filhotes”.
  • Desconfie de anúncios sem informação.
  • Vá até o canil para conhecer o ambiente.
  • Não compre se o canil não tiver as certificações.
  • Pergunte ao dono sobre condições e sobre a raça.
  • Cuidado com a compra por impulso.
  • Peça todos os documentos do cachorro.

Continue lendo e saiba mais.

Evite a compra em marketplaces

Você sabe o que são os marketplaces?

Basicamente, é um lugar onde se pode comprar e vender de tudo. O Mercado Livre, OLX e até o Facebook podem ser considerados marketplaces. Por isso, esse não é o melhor lugar para você comprar um cachorro filhote.

Por que? Primeiramente, um canil responsável e dedicado não vai construir uma narrativa de venda e varejo tão forte em cima de suas ninhadas. Afinal, o objetivo não é transformar o canil em uma indústria.

Em marketplaces, as chances de você alimentar o mercado paralelo de criação de cachorros é muito grande.

Por isso, antes de fechar negócio ou achar que você está fazendo um ótimo negócio, cuidado. Pense e repense. Vá atrás e pesquise mais sobre o vendedor.

venda de cachorro online

Tutora com seus filhotes – Foto: Freepik

Não compre das “fábricas de filhotes”

Infelizmente, ainda é muito comum a gente perceber por aí as famosas fábricas de filhotes. Elas não são nada saudáveis, pois estão única e exclusivamente visando o lucro em cima das ninhadas das cadelas.

Muitas vezes os filhotes e as cadelinhas são expostas a situações de desconforto e pouca qualidade de vida. Não existe um ambiente adequado para criar e muito menos para conviver no dia a dia.

Além disso, as cadelas muitas vezes são submetidas a crias uma após a outra – o que não é nada recomendado para a saúde delas.

Por isso, ao comprar um cachorro online de uma origem desconhecida, você pode correr o risco de alimentar esse tipo de mercado. Evite ao máximo!

Desconfie de anúncios sem informação

A venda de cachorro online não é ruim por si só. O que é ruim, é o tipo de venda que acontece nesse ambiente.

Afinal, nem sempre é fácil encontrar um anúncio legítimo, pois os criadores profissionais geralmente não trabalham dessa maneira.

Por isso, antes de fechar qualquer compra de filhote na internet, busque informações. Se o anúncio não tiver informações o suficiente, você precisa ficar desconfiado.

Afinal, o criador precisa entender da raça, dos filhotes, da cadela e outro fatores determinantes na hora de uma venda.

Se essas informações estiverem omitidas do anúncio online, é sinal de que, talvez, elas não existam. E isso leva a crer que existe uma criação inadequada por trás do anúncio.

Desconfie sempre.

Vá até o canil para conhecer o ambiente

Um canil renomado sempre vai estar de portas abertas para você. Isto é, eles não vão querer que você passe longe ou nem chegue perto. Pelo contrário. Eles vão te convidar para conhecer o espaço e mostrar que fazem tudo direitinho.

Por isso, antes de fazer uma compra online de algum filhote, vá até o local para conhecer. Peça o endereço e marque um dia para fazer uma visita. Entenda o processo de criação dos doguinhos e se certifique de que está tudo certo.

Se não houver esse tipo de abertura para que você conheça o espaço, não compre o dog. Afinal, essa é uma clara evidência de que, na verdade, não existe canil. Ou, ainda, existe e ele é precário.

cães roendo tênis

Filhotes roendo cadarço de tênis – Foto: Freepik

Não compre se o canil não tiver as certificações

Se tem uma coisa que é importante na hora de comprar um cachorro de maneira adequada, saudável e legal, são as certificações do canil. Isto é, o ambiente de criação precisa ser seguro e registrado.

Por isso, ao comprar cachorro online ou mesmo encontrar um anúncio que parece “verídico”, é importante verificar. Busque mais informações sobre a origem do proprietário e saiba de onde vem esses cães.

Se não houver nenhum tipo de certificação ou mesmo se não houver um detalhamento específico sobre a origem dos dogs daquele anúncio, você precisa tomar cuidado.

Não saia comprando filhotes por aí sem saber origem e procedência. Evite qualquer tipo de negócio e pense na saúde, bem-estar e felicidade dos doguinhos!

Pergunte ao dono sobre condições e sobre a raça

Sempre que você vai comprar um doguinho, é preciso entender a origem e procedência ele. A venda de cachorro online nem sempre comporta esse tipo de informação, uma vez que geralmente a venda será de maneira imprópria.

Por isso, antes de comprar o filhote, faça perguntas ao dono. Tente entender, por meio de perguntas, se o vendedor realmente entende da raça e se ele sabe o que está fazendo.

Se o proprietário hesitar em dar respostas ou mesmo não saber responder, pode ser que há algo a mais por trás das vendas de filhote online. Isto é, pode ser que sejam vendas do “mercado paralelo”. E isso você não quer.

Preferencialmente, o vendedor precisa entender tudo sobre a raça.

Ele precisa dominar esse tipo de criação e deve auxiliar o comprador – e não simplesmente querer empurrar os filhotes para garantir o lucro.

Cuidado com a compra por impulso

Ao comprar itens para cachorro, muitas vezes, compramos coisas por impulso. Um brinquedo a mais aqui, algo divertido ali, etc.

Só que quando o assunto é compra de filhote, não pode haver esse tipo de atitude.

Isto é, você não pode fazer uma compra por impulso. Não compre o filhote só porque ele é bonitinho ou fofinho. Afinal, você ainda não conhece a raça e não sabe como ela vai ser no futuro.

A fase do cão ser um filhote passa rápido e a sua vida muda (pra melhor) quando adota um doguinho.

Mas é preciso se preparar para que as coisas não saiam do controle. Isto é, você precisa garantir os melhores cuidados para o seu dog filhote no futuro.

filhotes sentados

Vários filhotes sentados na escada – Foto: Freepik

Venda de cachorro online – Peça todos os documentos do cachorro

E por fim, uma venda de cachorro online ainda precisa garantir outras questões, como a documentação do dog. Isto é, você precisa, necessariamente, pedir todos os documentos do cachorro para garantir que a compra tem procedência.

Por exemplo: documentação de vacinas, consultas, exames e demais itens que são fundamentais para cuidar bem do seu novo melhor amigo.

Se o canil ou vendedor não puder fornecer informações e documentos sobre os filhotes, não compre. É muito provável que você estará comprando cães do mercado paralelo.

Inclusive, é importante ter informações sobre a cadela. Raça, saúde, doenças e outras informações são cruciais.

Qual é o melhor lugar para comprar um cachorro

Em um canil especializado!

Essa é a melhor resposta para comprar um cachorro saudável e que não passou por maus tratos ou criação em massa.

A seguir, veja algumas dicas para não errar na hora de comprar o seu novo melhor amigo.

Venda de cachorro online – Canil renomado de alguma raça

Antes de sair comprando um cachorro online ou mesmo presencialmente, você precisa conhecer o canil. Afinal, é o canil que vai garantir que o seu dog é saudável e foi criado de maneira adequada.

Inclusive, temos um artigo sobre isso. Veja como escolher um canil para comprar cão de raça.

vários filhotes

Vários filhotes com sua mãe – Foto: Freepik

Criador registrado e profissional

Existem muitos criadores profissionais e registrados por aí. Mas também, existem muitos lugares ruins e que criam filhotes na base da fabricação em massa.

Você não quer a opção dois. E para isso, busque sempre informações e documentos que comprovem que o lugar é, de fato, profissional e seguro.

Online, muitas vezes, isso não pode ser comprovado. Por isso, siga as dicas que você aprendeu até aqui para garantir a sua segurança e, claro, a do doguinho.

Venda de cachorro online – Adote um cão abandonado

Além de comprar um cão de raça, você pode adotar um cão abandonado. Comprar não é algo ruim. Mas adotar um cão que precisa do cuidado que você está disposto a dar, é também muito lindo.

Ter um dog em casa vai mudar a sua vida para melhor. Mas é preciso estar ciente de que algumas mudanças na rotina precisam acontecer.

Adote o seu novo melhor amigo e tenha certeza de que vocês serão muito felizes juntos!