Escovar os pelos do cachorro é algo que precisa ser feito com uma certa frequência em alguns casos. Mas em outros, é importante fazer somente de tempos em tempos.

O que parece ser algo simples e trivial, na verdade, é uma tarefa importantíssima para a higiene e saúde do seu melhor amigo. Como fazer com que a escovação seja adequada?

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender tudo sobre o tema. Veja dicas para escovar os pelos do cachorro e deixe-o bem penteado e elegante!

Dicas para escovar os pelos do cachorro

Dicas para escovar os pelos do cachorro

Tutora com seu cão – Foto: Freepik

As melhores dicas para escovar os pelos do cachorro são aquelas que compreendem a raça em questão e a quantidade de pelos do animal. Afinal, há cães que não precisam de escovações e há cães que precisam disso com uma certa frequência.

Geralmente, os cães que tem pelos longos vão precisar de uma escovação rotineira. Não todos os dias, mas a cada um ou dois dias. Isso ajuda a desembolar os pelos e deixá-los mais saudáveis.

Já os cães de pelos ralos, esses perdem muitos pelos. Por isso, a escovação deve acontecer com esse intuito: fazê-los perder menos pelos.

Veja algumas dicas para escovar os pelos do cachorro:

  • Faça isso com regularidade.
  • Prefira momentos de tranquilidade do dog.
  • Use o tipo de equipamento certo.
  • Evite escovar em determinadas situações.

A seguir, entenda tudo sobre cada uma das dicas acima.

Faça isso com regularidade

A regularidade na escovação dos pelos do cachorro é o que fará eles se sentirem melhores no longo prazo. Com uma rotina bem estabelecida, o cão já vai entender quando é hora de escovar os pelos – e isso facilita as coisas.

Para cães de pelos longos, a regularidade (tipo a cada dois dias) é muito importante. Afinal, a regularidade faz com que o cão possa ter pelos macios e sedosos – além de limpos.

Se você tem um cão de pelo curto, a escovação diária tem outra função: fazê-los perder menos pelos. Sim, os cães de pelos curtos, por incrível que pareça, perdem mais pelos.

Prefira momentos de tranquilidade do dog

A escovação pode ser dois momentos para o cão: de pânico ou de relaxamento. Isso vai depender de como você consegue trabalhar a questão da regularidade e rotina. Além do reforço positivo.

Por isso, prefira momentos em que o cão está tranquilo e sem tantos estímulos. A escovação, em alguns casos, pode ser um pouco dolorida para tirar nós ou coisa do tipo. Por isso, além de fazer com calma, é preciso fazer em momentos de tranquilidade.

Evite escovar os pelos após um momento de muita agitação ou de algum estresse, tipo uma ida ao veterinário.

pelos do cachorro

Pelos do cachorro – Foto: Freepik

Use o tipo de equipamento certo

Outra dica para escovar os pelos do cachorro da maneira certa, é escolher o equipamento certo. É fundamental que você escolha o equipamento certo para cada tipo de pelagem – uma vez que é isso que vai ou não fazer do momento algo bom para o cão.

Por exemplo, as escovas com pontas mais longas, podem ser bem desconfortáveis para cães de pelos curtos. Já as luvas, por outro lado, são extremamente delicadas e podem ser ótimas para eles.

Ainda neste artigo, entenda mais sobre os tipos de luvas para escovar pelos de cachorro. Continue lendo.

Evite escovar em determinadas situações

E por fim, evite escovar os pelos do cachorro em situações de desconforto – tipo quando ele voltou do veterinário ou quando ele está assustado. Principalmente se você usa pente ou escova para o processo.

Já se você usa uma luva delicada, no entanto, a escovação pode ser um momento de carinho e conforto para o cão.

Para que a escovação dos pelos não seja algo odiado pelo cão, faça reforço positivo com ele. Assim, no longo prazo, ele conseguirá ter um ótimo condicionamento para esse processo.

Por que escovar os pelos do cachorro é tão importante

A escovação dos pelos do cachorro é importantíssima para uma série de situações. Todas elas estão relacionadas ao conforto, higiene, estética e bem-estar do pet.

Veja alguns motivos pelos quais você deveria começar a escovar os pelos do seu cachorro ainda hoje:

  • Ajuda a eliminar nós.
  • Deixa o pelo mais macio e bonito.
  • Reduz a chance de parasitas (tipo carrapato).
  • É um momento de carinho com o cachorro (ele gosta).
  • Ajuda a reduzir a queda de pelos no sofá.
  • Ajuda a deixar a pele respirar direito.

A seguir, veja dicas e ideias práticas sobre a escovação dos pelos do cachorro.

Dicas para escovar os pelos do cachorro

Cão no pet shop – Foto: Freepik

Ajuda a eliminar nós

Um dos principais benefícios de escovar os pelos do cachorro, é a eliminação dos nós. Principalmente os cães de pelos longos, que podem sofrer bastante com os pelos embolados.

Se os pelos do seu cachorro já têm nós, então é importante fazer a escovação com ainda mais cautela. Afinal, tirar esses nós pode ser algo bem difícil e dolorido para o pet – caso você puxe demais.

Ao eliminar os nós do pelo do cachorro, ele fica mais bonito, mais confortável e mais saudável (pois é um lugar a menos para pragas se esconderem).

Escovar os pelos do cachorro – Deixa o pelo mais macio e bonito

Outro fator que você pode considerar como positivo na hora de escovar os pelos do cachorro, é o fator estético. Afinal, a escovação, quando bem feita, deixa os pelos do cachorro realmente mais bonitos e elegantes.

Os pelos ficam mais soltinhos e isso ajuda a evitar a atração de pragas que poderiam se esconder em meio aos nós. Além de que a escovação ajuda a deixar o pelo mais limpo, com menos pó.

Reduz a chance de parasitas (tipo carrapato)

Os parasitas são um problemão na pelagem do cachorro. Infelizmente, eles podem ser atraídos a partir de várias maneiras diferentes e muitas vezes o tutor nem percebe – por mais cuidadoso que ele seja.

Além de manter o quintal limpo e o pet higienizado, a escovação dos pelos do cachorro ajuda a evitar que o pet seja contaminado. As vezes um carrapato que está quase penetrando nos pelos é rapidamente eliminado com a escovação.

É um momento de carinho com o cachorro (ele gosta)

Outro benefício fantástico que a escovação dos pelos do cachorro traz para o animal, é o fator carinho. Sim, a depender do método de escovação que você utiliza, o cão vai adorar e vai ser um momento de sossego pra ele.

As luvas, que são mais delicadas, fazem um carinho incrível para os pets. É como se você tivesse, de fato, fazendo carinho no cachorro. E na prática, está mesmo. A luva recolhe os pelos soltos e a escovação é concluída rapidamente.

Escovar os pelos do cachorro – Ajuda a reduzir a queda de pelos no sofá

Se você tem um cachorro que perde muito pelo em casa, é fundamental entender o que está acontecendo. Afinal, mesmo que isso seja normal, é importante observar se algo pode estar estranho na saúde ele.

De maneira geral, essa queda acentuada de pelos pode ser evitada com uma escovação regular e constante. Com a luva ou com uma escovinha, você consegue reduzir bastante a queda de pelos.

Principalmente em cães de pelos curtinhos.

cão no pet shop

Cão no pet shop – Foto: Freepik

Ajuda a deixar a pele respirar direito

A escovação dos pelos não diz respeito apenas ao conforto e estética do animal. Mas sim, diz respeito também a saúde da pele do pet. Sim, a escovação ajuda a deixar a pele respirar e isso é muito importante.

Por exemplo, se você leva o seu pet para um banho e os pelos não secam direito, fungos e ácaros podem se procriar por ali. Mas se os pelos estiverem escovados e deixarem o ar passar, então o pet terá mais saúde nesse sentido.

Quando você não deve escovar os pelos do cachorro

Existem, sim, situações em que você não deve escovar os pelos do cachorro. Por mais que a escovação seja um benefício para o pet, ainda assim, você precisa ponderar.

Veja algumas situações que você precisa tomar cuidado:

  • Cães alérgicos ou com pele sensível.
  • Cachorros ansiosos ou estressados.
  • Após algum procedimento veterinário.

Cães alérgicos ou com pele sensível

Os cães com algum tipo de alergia ou com a pele sensível não devem ser escovados. Afinal, mesmo que você faça com cautela, ainda assim é possível que o pet sinta dor ou algum machucado seja aberto.

Escovar os pelos do cachorro – Cachorros ansiosos ou estressados

Os cachorros que estão ansiosos ou estressados também não devem ser submetidos ao processo de escovação. Nesse caso, mesmo que seja algo bom pra eles, você deve evitar. Afinal, a escovação pode ser um pouco traumática.

Após algum procedimento veterinário

Alguns cães podem ficar estressados e ansiosos após algum procedimento veterinário – vide tópico acima. Portanto, na volta, é importante que você não estresse ainda mais o animal com uma eventual escovação ou remoção de nós.

Tipos de escovas

Quando você vai escovar os pelos do seu cachorro, é importante fazer isso com cuidado. Além das dicas acima, você deve considerar as melhores ferramentas para o processo.

Conheça alguns tipos de ferramentas para escovar pelo de cachorro:

Escovar os pelos do cachorro – Rasqueadeiras

A rasqueadeira é como se fosse um “rodo”. Você passa nos pelos do cachorro e os pelos são removidos.

Luvas

A luva é uma das melhores opções para escovar os pelos do cachorro. Você veste a luva e é como se você estivesse fazendo carinho no cão com a sua mão.

Escovar os pelos do cachorro – Pentes

Os pentes são convencionais e podem ser usados para cães de pelos curtos. Eles ajudam a remover sujeiras e pelos em excesso.

Escovas

As escovas podem ser usadas em cães de pelos longos, pois elas são boas para tirar nós.

Cuide do seu dog!