Neste artigo, entenda mais sobre a importância da higiene do cachorro e o que você precisa fazer para mantê-la. Afinal de contas, a higiene é o passo “zero” para garantir a saúde do seu cãozinho no longo prazo.

Se você é tutor de primeira viagem ou até já tem um cachorro, saiba que a higiene ajuda a evitar um montão de problemas no futuro. Entenda quais são eles e como fazer para evitá-los.

Além disso, cada raça de cachorro vai exigir um cuidado diferente. Não são todos que precisam de escovação de pelos e banhos todos os dias.

Portanto, continue lendo e entenda tudo sobre o tema!

O que é importante na higiene do cachorro?

cachorro enrolado na toalha

Cachorro enrolado na toalha – Foto: Freepik

Existem muitas coisas importantes na higiene do cachorro. Afinal de contas, a higiene não é um “item” que você pode comprar ou carregar por aí. É um processo que precisa ser colocado em prática absolutamente todos os dias.

Algumas coisas precisam de uma intensidade maior e outras precisam de uma intensidade menor. Mas a verdade é que todos os itens da lista precisam ser considerados pelo menos em algum momento da vida do cachorro.

Veja com o que se preocupar na higiene do cachorro:

  • Escovação dos pelos.
  • Limpeza das patas.
  • Corte das unhas.
  • Limpeza das orelhas.
  • Escovação dos dentes.
  • Banhos constantes.
  • Limpeza dos olhos.

A seguir, entenda mais sobre cada um desses itens e veja como colocá-los em prática.

Escovação dos pelos

A escovação dos pelos é importante, principalmente, em cães que tem uma pelagem maior e que pode criar nó. No entanto, ela também é importante para cães de pelo curto, pois esses tendem a soltar muito mais pelos no ambiente.

Escovar os pelos do cachorro é um método de higiene que garante não só a limpeza. Mas também, te ajuda a encontrar potenciais problemas na pele do animal. Carrapatos, por exemplo, podem ser enxergados durante esse processo.

Ou seja, é uma maneira de criar uma rotina de higiene e saúde com o animal.

Limpeza das patas

Limpar as patinhas do cachorro pode até parecer algo estranho. Afinal, os cães vivem com as patas no chão e as almofadinhas acabam sendo a “sola do tênis” deles. Mas na verdade, as patas podem carregar inúmeras bactérias que, depois, podem se instalar no habitat do cachorro.

Por isso, sempre que você voltar de uma caminhada na rua, limpe as patas do cachorro. Idas ao parque ou até mesmo as idas até o condomínio podem acumular sujeiras bem prejudiciais para o cãozinho.

Na sujeira podem vir carrapatos e outros tipos de infecções graves. Cuidado com isso!

dando banho no cão

Dando banho no cachorro – Foto: Freepik

Corte das unhas

Você sabia que os cachorros também precisam cortar as unhas? Sim, cortar as unhas do cachorro é um fator importantíssimo para mantê-las seguras para eles mesmos. Afinal, eles podem se machucar com as próprias patas.

Como? Por exemplo, se os cães tiverem uma coceira, eles usarão as patas para se coçar. E se as unhas estiverem compridas, eles poderão se machucar constantemente.

Além disso, as unhas grandes são mais fáceis de quebrar durante uma brincadeira. Consequência: dor e muito desconforto para o cachorro.

Veja aqui como cortar as unhas do cachorro.

Limpeza das orelhas

A limpeza das orelhas do cachorro é outro fator importantíssimo que precisa ser considerado na hora de cuidar da higiene do cachorro. Algumas raças de cachorro, inclusive, tendem a ter as orelhas bem “abertas”, o que pode trazer potenciais infecções graves.

Já outros cães, após o banho, precisam de uma atenção especial na secagem das orelhas. Afinal, é um lugar que pode facilmente não secar automaticamente. Logo, fungos e bactérias podem ser atraídos para a região.

Leia mais sobre a otite canina.

Escovação dos dentes

Você sabia que os cachorros também precisam escovar os dentes? Sim, pode parecer estranho. Mas é fundamental para evitar que o cachorro tenha tártaro e outros tipos de problemas bucais.

Escovar os dentes do cachorro pode ser bem difícil. Afinal, algumas raças podem ter resistência quanto a isso. No entanto, você precisa estimular seu cão desde muito filhote. Assim ele vai se acostumar e não vai “reclamar”.

Temos um artigo sobre o assunto. Veja aqui: dentes de cachorro: Como escovar?

Banhos constantes

Os banhos também precisam ser constantes. É a partir de um banho bem higiênico, que o seu cãozinho poderá ficar bem limpo depois de um passeio ou de uma brincadeira na lama (eles adoram se sujar).

Pode ser de duas maneiras: você pode dar banho em casa ou pode levar o dog ao pet shop. O importante é manter o cão tranquilo e não forçar a barra. Banhos podem ser estressantes para algumas raças.

Dica: nunca dê banhos demais no seu cachorro. Afinal, banho todo dia, por exemplo, pode tirar a proteção natural dos pelos. O que é péssimo, pois as chances de eles atraírem fungos e bactérias aumentam muito.

Veja aqui como fazer cachorro gostar de banho.

higiene do cachorro

Cão no pet shop – Foto: Freepik

Higiene do cachorro – Limpeza dos olhos

E por fim, você ainda precisa considerar uma boa limpeza nos olhos do cachorro. Principalmente cachorros com olhos saltados, como o pug, podem ter alguns problemas graves de visão se você não tomar o cuidado necessário.

Além da limpeza, alguns cães precisam de colírio para hidratar os olhos. Ou seja, é fundamental que você entenda exatamente quais são as necessidades da sua raça. Crie uma rotina especializada das necessidades de cuidados do seu dog!

Doenças que seu cachorro pode ter sem uma boa higiene

A higiene do cachorro é o que garante a vida longa e com saúde do animal. Existem outros fatores, claro. Mas a higiene é um dos mais importantes, pois evita uma série de problemas graves que podem levar seu cão, inclusive, ao óbito.

Veja algumas doenças que o cachorro pode contrair sem uma higienização adequada no longo prazo:

  • Alergias em geral.
  • Doença do carrapato.
  • Inflamações no ouvido.
  • Problemas oculares.
  • Tártaro e problemas nos dentes.

A seguir, entenda mais sobre esses problemas.

Alergias em geral

As alergias em geral acontecem por inúmeros fatores. Mas o mais comum deles é justamente pela falta de higiene. Bactérias podem se proliferar nos pelos do cachorro e, a partir disso, ele pode sofrer com coceiras demasiadas.

O resultado, é uma grave alergia que pode levar a queda de pelos e até abertura de machucados na pele.

Portanto, mantenha a higiene do seu pet sempre em dia.

Higiene do cachorro – Doença do carrapato

A doença do carrapato é muito comum – até mais do que você imagina. E para contrair carrapatos, é tão comum quanto o cão adoecer. Afinal, basta que ele passe em algum lugar que o carrapato está e pronto: o carrapato conseguiu um novo hospedeiro.

Escovar os pelos do animal ou revisar as partes mais escondidas, como barriga ou atrás das orelhas, garante uma boa análise. Se houverem carrapatos, você poderá removê-los a tempo.

higiene do cachorro

Cão no pet shop – Foto: Freepik

Inflamações no ouvido

As inflamações no ouvido do cachorro podem ser graves. E se não houver uma boa higienização desse lugar, a inflamação pode ocorrer rapidamente e evoluir do dia para a noite.

Cães que precisam de uma secagem atrás da orelha após o banho, tendem a ter infecções rotineiras se a secagem não for feita. Afinal, esse é um bom lugar para acumular ácaros e fungos quando úmido.

Higiene do cachorro – Problemas oculares

Os problemas oculares são comuns em raças com o olho saltado. Por isso, manter o olho hidratado é importante. No entanto, outras raças também precisam de uma limpeza rotineira.

Se você notar excesso de sujeira no olho do cachorro, limpe. Pois pode ser conjuntivite e só assim você poderá iniciar um tratamento adequado.

Tártaro e problemas nos dentes

Os dentes dos cães são limpos automaticamente quando eles estão roendo ossos. Mas se roer ossos não é uma rotina do seu melhor amigo, então você precisa manter uma escovação rotineira. Diária, muitas vezes.

Escovando os dentes do cachorro você evita infecções e demais problemas, como o tártaro. O tártaro, quando em estágios avançados, pode até mesmo levar o cão ao óbito. Preste atenção nisso.

Considere a raça para criar uma rotina adequada de higiene

Cada raça é única. Por isso, cada rotina de higiene do cachorro também é única. Nunca adote qualquer passo a passo ou regra para cuidar da higiene do seu cachorro, sem antes consultar um veterinário.

Afinal, muitas vezes o cachorro vai precisar de cuidados específicos e você precisa considerá-los.

Nunca use produtos humanos nos cães

E por fim, nunca use produtos de humanos em cachorros. Shampoos, tesouras, cortadores, aparadores, escovas de dente e outras coisas, devem ser de uso exclusivo para pets. Afinal, a anatomia deles é diferente da nossa e os produtos precisam ser específicos para os dogs.

Vá sempre ao seu pet shop de confiança para encontrar bons produtos para cuidar da higiene do seu cachorro. É por lá que você poderá encontrar os melhores itens que são seguros e adequados para o seu pet.

Mantenha uma rotina de higiene e cuide bem do seu dog!