Entender se pode cortar unha de cachorro é muito importante para garantir a saúde e segurança do seu melhor amigo. Afinal de contas, as unhas são também parte do corpo do dog e, portanto, é preciso cuidar bem delas.

Assim sendo, pode cortar unha de cachorro sem medo. Afinal, as unhas do cachorro são semelhantes as nossas. Logo, elas podem ser cortadas sem nenhum problema, desde que com cuidado e atenção.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Continue lendo e entenda tudo.

Pode cortar unha de cachorro?

pode cortar unha de cachorro

Tesoura para cortar unha do cachorro – Foto: Freepik

Sim. Pode cortar unha de cachorro sem nenhum problema.

Afinal, as unhas dos cachorros podem se tornar um problema para o próprio animal, caso haja um crescimento exagerado e contínuo.

Assim sendo, pode cortar unha de cachorro sem que haja dor ou sofrimento por parte do dog. Mas para que isso aconteça, uma série de preparos com o dog precisam acontecer.

Além disso, é preciso que o próprio tutor entenda como deixar o dog confortável e saiba onde são os pontos exatos para cortar unha de cachorro.

Afinal, não é em qualquer lugar que a unha pode ser cortada.

As unhas dos cachorros são camadas de pele velha que crescem e são queratinizadas. Mas dentro delas, há terminações nervosas que, se atingidas por um cortador de unha de cachorro, pode machucar e fazer o dog sentir dor.

Mas não se preocupe. Ainda neste artigo, veja algumas dicas de como fazer o corte corretamente, já que pode cortar unha de cachorro.

A seguir, veja alguns motivos para fazer isso!

Por que cortar unha de cachorro é importante

Agora que você já sabe que pode cortar unha de cachorro, é hora de entender como isso é importante para o animal.

Afinal de contas, muitas vezes a gente nem percebe. Mas cortar a unha de cachorro é algo que deveria fazer parte da rotina de higiene e cuidados com o animal.

Uma vez que o cortar as unhas do cachorro é algo rotineiro, nem sempre é colocado em prática pelo tutor. Seja por motivos de desconhecimento ou seja por motivos de medo.

Afinal, cortar as unhas requer uma certa habilidade de paciência e cuidado.

Você não pode simplesmente pegar o seu cortador de unhas e tentar cortar as unhas do cachorro. Muito menos uma tesoura qualquer, que pode machucar o dog.

A seguir, veja uma lista de motivos para considerar o corte recorrente das unhas do cachorro.

  • Unhas grandes são desconfortáveis.
  • Podem promover atritos no chão.
  • Prejudica a locomoção do pet.
  • Eles usam as unhas para ter equilíbrio.
  • As unhas são importantes para cavar.
  • Evita machucados em caso de pulos/brincadeiras.
  • Evita rasgos no sofá.
pode cortar unha de cachorro

Cortando a unha do cachorro – Foto: Freepik

Unhas grandes são desconfortáveis

Antes de mais nada, é importante entender que as unhas grandes são absolutamente desconfortáveis para os cachorros. Assim como para nós, elas podem atrapalhar uma série de atividades simples do dia a dia, como o simples andar!

Sim, as unhas grandes podem gerar dor, desconforto e muitos outros problemas para o seu melhor amigo. Ele pode ter problemas até mesmo nos ossos, por caminhar de maneira forçada devido as unhas grandes.

Sem contar que as unhas grandes são muito mais propícias a quebrar.

E uma unha quebrada, obviamente, é sinônimo de dor e sofrimento. Por isso, mantê-las curtinhas ajuda muito na saúde e bem-estar do cachorro.

Pode cortar unha de cachorro – Podem promover atritos no chão

As unhas grandes nas patinhas do cachorro são muito propícias a gerar atritos no chão. Ou seja, quando eles estão caminhando, as unhas grandes vão atrapalhar. Elas vão arrastar no chão e, de alguma forma, podem quebrar.

Mas mesmo que não quebrem, esse atrito no chão é extremamente desconfortável e desgastante para os cachorros. Eles precisam fazer movimentos não-naturais do corpo e, portanto, isso vai gerar outros problemas – como dor na coluna e nas pernas.

O cachorro também pode ficar desestimulado ao caminhar e praticar exercícios físicos quando as unhas estão grandes. Afinal, ele sabe que isso vai ser uma tortura e, portanto, vai hesitar.

Prejudica a locomoção do pet

A locomoção do pet é um dos fatores mais importantes para que ele seja um cão saudável. Afinal, sem uma locomoção adequada, ele pode ter problemas como diabetes e outras coisas advindas do sedentarismo.

Assim sendo, é fundamental cortar as unhas do cachorro de modo que ele não seja desestimulado a caminhar e praticar exercícios físicos.

As unhas devem ficar curtinhas e retas, sem que isso cause dor ao caminhar.

Desta forma, uma dica interessante para considerar é o corte de unha reto. Esse é um corte mais rente ao piso e, quando o dog caminha, a unha não vai ser pontuda a ponto de cutucar o chão.

tesoura para cortar unha do cachorro

Cortando a unha do cachorro – Foto: Freepik

Eles usam as unhas para ter equilíbrio

Você sabia que as unhas são importantíssimas para garantir o equilíbrio do corpo do cãozinho? Além deles, nós humanos também nos aproveitamos dessa característica para ficarmos de pé de maneira eficiente.

Os cães precisam das unhas para conseguirem caminhar de forma correta, com postura e conforto. Sem as unhas, as patinhas iriam ficar diretamente no chão e eles não teriam a mesma sensibilidade.

A sensibilidade é bem importante para que o dog consiga caminhar de forma adequada. Ele sabe onde está pisando, as patinhas ficam seguras e outros benefícios.

Pode cortar unha de cachorro – As unhas são importantes para cavar

Se tem uma coisa que os dogs gostam de fazer, é cavar. As escavações fazem parte da rotina de um doguinho, pois faz parte do instinto. Ou seja, instintivamente, os dogs precisam cavar.

Não há como evitar que eles cavem e, por isso, a melhor forma de lidar com isso é deixar que eles gastem essa energia. Assim eles não vão ficar escavando o sofá da sua sala.

No entanto, curiosamente, as unhas ganham mais uma função importante na vida do dog: a escavação! Sim, eles precisam das unhas para escavar.

Mas se elas estiverem grandes, vai ser desconfortável e pode até doer.

Por isso, pode cortar unha do cachorro sem medo. Mas sempre de forma correta, de modo que eles consigam fazer o que sempre faziam.

Evita machucados em caso de pulos/brincadeiras

As unhas curtinhas são muito confortáveis para os dogs. Elas permitem que ele continue com todas as sensibilidades e necessidades que uma unha canina oferece.

Mas para as brincadeiras, pulos e “corridas malucas”, as unhas grandes também não são benéficas. Dificilmente você verá algum benefício em deixar as unhas do seu cachorro crescer muito.

Por isso, não hesite: corte-as. Assim sendo, o seu cachorro terá muito mais conforto e tranquilidade para brincar, correr e se divertir em todos os tipos de terrenos.

dog dando a patinha

Cão dando a pata – Foto: Freepik

Pode cortar unha de cachorro – Evita rasgos no sofá

Outro benefício de cortar a unha do cachorro (pra ele e pra você) é que, assim, ele evita rasgos no sofá. Afinal, se você tem um cachorro que gosta de cavar o sofá, saiba que você pode evitar maiores problemas.

A primeira coisa a fazer, é cortar as unhas do cachorro. Assim, as chances de ele rasgar o sofá diminuem.

Mas além disso, você precisa entender por que o cachorro cava. Depois, você precisa criar uma rotina adequada para que ele envie essa energia para outra coisa – e não para as escavações no sofá.

Dicas de como cortar a unha de cachorro

Até aqui, você já sabe que pode cortar unha de cachorro. Mas, como fazer isso?

Veja algumas dicas práticas:

  1. Imobilização segura.
  2. Corte apenas na região das pontas.
  3. Lixe depois de cortado.
  4. Ofereça petiscos após o corte.

Imobilização segura

Antes de mais nada, precisamos entender que a imobilização do cachorro é importante. Nunca corte as unhas do dog com ele livre e solto.

Ele pode se machucar e você também.

Portanto, cubra o dog com um paninho ou alguma coisa que o deixe confortável. Depois, comece a cortar aos poucos, sem forçar a barra. Principalmente se essa for a primeira vez.

Corte apenas na região das pontas

É muito importante que o corte das unhas do cachorro ocorra de maneira segura. Ou seja, você não pode cortar as unhas dele e deixá-lo com dor depois do processo.

Por isso, observe as terminações nervosas da unha. Unhas claras vão ter uma região avermelhada logo após as pontas. Ali há sangue e terminações nervosas.

Ou seja, você precisa cortar antes disso, apenas as pontas.

Lixe depois de cortado

Se você lixar as unhas do seu cachorro após cortá-las, elas terão um acabamento ainda mais confortável. Não ficarão farpas/pontas que podem, depois, evoluir para uma unha quebrada ou rasgada.

Ofereça petiscos após o corte

E por fim, ofereça um petisco para o seu melhor amigo. Afinal, esse foi um processo difícil e desconfortável. Portanto, ele precisa saber que foi muito bem e deve ser recompensado por isso.

Com o tempo, o dog vai entender que está tudo bem cortar a unha, pois sabe que ao fim do processo ele receberá uma recompensa!

Corte as unhas do seu dog e cuide bem dele!