Fazer o check-up para cães idosos é uma das tarefas mais importantes de tutores que se preocupam em ver o pet da melhor idade sempre com qualidade de vida. Afinal, é neste momento – do check-up – que muitas condições podem ser verificadas e, desta forma, se manter atualizado com o que está acontecendo no organismo do animal.

Na fase idosa, os cães possuem algumas tendências maiores a desenvolverem doenças ou problemas de saúde de maneira geral. É claro que esta não é uma regra. Ou seja, não quer dizer que seu cão vai estar ou está doente só pelo fato de ser idoso. Porém, eles são um pouco mais vulneráveis neste período, uma vez que já não tem mais tanta energia como na fase jovem.

E justamente por isso, no texto de hoje, vamos entender melhor a importância do check-up para cães idosos e o que você pode esperar ao realizá-los com frequência. Vamos lá?

Para ler depois: Fases da Vida de um Cachorro: Entenda aqui quais são elas

check-up para cães idosos

Cão sendo examinado – Foto: Freepik

Check-up para cães idosos – Por que você deveria fazer com bastante frequência?

O check-up para cães idosos é uma das melhores (se não a melhor) maneira de interpretar o organismo do cachorro, de modo que você possa entender o que está acontecendo naquele momento. É através das consultas rotineiras e das análises gerais do estado de saúde do cão, que você poderá tomar as melhores decisões para oferecer sempre a melhor qualidade de vida possível ao seu cachorro.

Desta forma, separamos uma lista com alguns itens importantes e que reforçam os motivos pelos quais você deveria fazer um check-up rotineiro com seu cãozinho. Veja:

  • Ideal para constatar problemas graves com antecedência e tratar da maneira mais adequada possível;
  • Oferecer uma vida mais digna e com mais qualidade para o cão idoso;
  • Criar um histórico robusto e completo para tomar as melhores decisões no futuro;

Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada um dos itens acima a partir de agora. Continue lendo para entender melhor.

check-up para cães idosos

Cachorro no veterinário – Foto: Freepik

Ideal para constatar problemas graves com antecedência e tratar da maneira mais adequada possível

Você já deve ter ouvido aquela frase: “prevenir é melhor do que remediar”, certo? Pois bem, esta frase pode ser um resumo completo da importância de realizar check-up para cães idosos, uma vez que é neste momento que muitas condições podem ser percebidas, interpretadas e resolvidas.

Quando levamos o cão ao veterinário para realizar uma bateria de exames, não significa que ele está doente ou que vamos encontrar algo grave. Porém, significa que vamos estar certos de que estamos oferecendo os melhores cuidados que ele poderia ter, uma vez que podemos ficar tranquilos caso os exames não apontem nada – sem a angústia de ficar ponderando o que o cão pode ou não desenvolver.

Muitas vezes alguns problemas graves de saúde podem ser facilmente revertidos quando tratados com antecedência. Por exemplo, se em um destes check-ups você descobrir que o cachorro está apresentando sinais de diabetes, é neste momento que você poderá rever a alimentação do cão e, com isso, oferecer os nutrientes que ele realmente precisa, de forma que a diabetes não avance.

Este é apenas um exemplo de como o check-up para cães idosos é importante.

Para ler depois: Medo de veterinário: Como deixar seu cão tranquilo?

check-up para cães idosos

Cão sendo examinado – Foto: Freepik

Oferecer uma vida mais digna e com mais qualidade para o cão idoso

Os check-ups rotineiros são fonte de vida e, acima de tudo, de qualidade de vida. Afinal, é a partir disso que você poderá oferecer o que o cão precisa para viver melhor. Sem ter os exames corretos para cada situação do estado de vida idoso, fica muito difícil interpretar e entender o que o cão pode ou não vir a desenvolver. E assim, você entregará o estado de saúde do cachorro ao contexto aleatório – o que pode trazer muitos malefícios lá na frente.

Os check-ups são ótimos para entender melhor o quadro de saúde do seu cachorro, de modo que você consiga prestar atenção em detalhes que, sem exames, você não notaria. Por exemplo, se o animal tiver qualquer tipo de intolerância a algum alimento ou mesmo alguma pré-disposição para algum problema ósseo, você nunca saberia disso sem as melhores condições veterinárias.

Leia também: Exame veterinário em cães – É importante? Quais os principais?

Criar um histórico robusto e completo para tomar as melhores decisões no futuro

Outro benefício de fazer um bom check-up para cães idosos, é o fato de que você estará criando um histórico robusto e completo para tomar as melhores decisões lá na frente. Mas, o que isto que dizer na prática? Veja, quando o seu cão apresenta qualquer tipo de doença ou problema mais leve, é fundamental que o veterinário tenha algum tipo de histórico de tratamentos e de saúde do pet. Quem fornece esta informação é o tutor.

Mas, não seria ótimo ter um balanço geral dos últimos meses de maneira que o próprio veterinário saiba com o que está lidando? Pois é. Com os check-ups nos momentos corretos, será possível construir uma rotina de exames que servirão de base de conhecimento lá na frente ou em algum momento inesperado. Ganha-se tempo com isso e, claro, seu cão pode ter uma melhor qualidade de vida.

Você também vai gostar deste artigo: Atividades físicas para cães idosos.

cão no colo da veterinária

Cachorro no veterinário – Foto: Freepik

De quanto em quanto tempo fazer o check-up para cães idosos?

A frequência dos exames rotineiros – check-ups – vai depender daquilo que o veterinário recomendar. Então, siga exatamente o que o veterinário pedir, de maneira que você consiga fazer um acompanhamento digno, respeitando sempre a vida do animal. Há cães que precisarão de uma análise semestralmente e há aqueles que podem fazer check-ups anualmente. Tudo dependerá de como a saúde do pet está se comportando.

Lembre-se que fazer check-ups não é uma atitude que simboliza um cão doente. Pelo contrário: simboliza que você está preocupado para que ele não fique doente e sofra com isso no futuro. Prevenir é sempre o melhor remédio. Principalmente quando a prevenção pode ser feita com algumas simples atitudes.

Cuide do seu dog!