A febre é um dos maiores sinais de que o nosso corpo está lutando contra algum tipo de infecção. Ela é definida com um aumento da temperatura corporal a um nível que é maior do que a considerada normal e quando está muito alta, a febre pode trazer graves consequências.

O mesmo acontece com os cachorros. Porém, no caso deles é um pouco mais difícil perceber quando as temperaturas corporais ficam mais elevadas do que o normal e de fazer essa medição.

(Foto: Reprodução / Cuteness)

Por isso, é importante ficar bastante atento aos sinais que podem indicar que o seu animal está com febre e você possa levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.

1 – Moleza e letargia

Por estar com algum tipo de infecção, o animal acaba ficando mole e apático, pois seu corpo está guardando energias para lutar contra essa infecção. Por conta disso, os cães acabam ficando com aquela aparência de cansados e sem muita vontade de fazer suas atividades do dia a dia, como se exercitar e até brincar. Eles acabam ficando mais tempo deitados e quietinhos. Nesses casos, ele pode também estar com febre e você nem saber.

Se essa moleza vier acompanhada de outros sinais, como vômitos, diarreia, tosse, espirros ou secreção nasal, o ideal é levar o animal imediatamente para o veterinário.

(Foto: Reprodução / PCWorld)

2 – Falta de apetite

Assim como acontece com os humanos, certos problemas de saúde também podem deixar os cães com falta de apetite e sem querer comer nada. A febre pode criar uma sensação de mal-estar que pode deixar os animais com falta de apetite.

Se o animal não está mostrando o menor interesse em comer e já chegou a passar um dia inteiro sem se alimentar, é bom levá-lo ao veterinário para saber o que está causando essa falta de apetite.

(Foto: Reprodução / Pet Safe)

3 – Corpo quente

Nos humanos, é comum pegarmos na testa e nos braços para saber se uma pessoa está com febre. Só depois deste primeiro toque é que usamos o termômetro.

Nos cães é um pouco mais difícil de perceber pelo toque se sua temperatura está mais alta do que o normal, porém, tocar em algumas partes do corpo específicas pode ajudar. As orelhas e o abdômen dos cães não costumam esquentar tanto, então, se você está achando seu animal molinho e sentir que ele está muito quente ao pegar nesses lugares, ele deve estar com febre.

Além disso, se o animal apresentar tremores pode significar que a febre já está muito alta.

(Foto: Reprodução / Nolonger Wild)

Medir a temperatura dos cães em casa pode ser uma coisa bastante complicada, já que ela é medida através do reto, com termômetro normal, ou pela orelha, com um aparelho específico. Para saber como medir a temperatura do seu cachorro em casa o ideal é pedir ajuda para o médico veterinário de sua confiança, para que ele lhe ensine como se faz.

Outra dica muito importante que nós podemos dar é: fique atento aos seus instintos de tutor. Se você, que conhece seu animal melhor do que ninguém, acha que tem Alguma coisa errada com o seu cãozinho, não deixe para lá. Leve-o imediatamente ao veterinário ou preste bastante atenção nos sinais e nos sintomas apresentados pelo cão. Seu instinto também pode salvar a vida do seu amigo de quatro patas.

Fonte: I Heart Dogs