Sempre que deixamos nossos cachorros para tomarem banho em clínicas e pet shops eles voltam limpinhos, cheirosos e com o pelo bastante macio e fofinho. Porém, quando nós damos banho neles em casa, eles até ficam limpos e cheirosos, mas o pelo nunca fica tão fofinho.

Muitas vezes, não é o xampu ou produto que eles usam que são diferentes, pois alguns animais, principalmente os que sofrem com dermatite e alergias, precisam de produtos específicos e até feitos e farmácia de manipulação, são as técnicas usadas para “afofar” os pelos que fazem toda a diferença.

(Foto: Reprodução / Chewy)

Pensando em te ajudar nesse cuidado com seu animal, nós vamos dar algumas dicas para deixar os pelos do seu cãozinho tão macios quanto quando eles tomam banho em pet shops.

Para começar você precisa ter materiais específicos como: secador de cabelo, duas boas escovas de pelos (vale pedir indicação para o veterinário ou para o tosador do seu cachorro), coleira caso seu animal não fique quietinho e petiscos, caso o processo seja demorado.

1 – Enxague bem os pelos após passar o xampu

Para que os pelos fiquem bem macios eles precisam estar limpos e sem resquícios de produto. Então, após lavar com xampu é preciso enxaguar bem para tirar tudo.

Lembre-se de usar apenas produtos indicados para cachorros. Se você não sabe qual o melhor para o tipo de pelo e pele do seu animal, converse com o veterinário para que ele possa apontar os mais recomendados.

(Foto: Reprodução / Fluff Zoo / Nikola Nenadovic Photgraphy

2 – Seque com uma toalha macia e não esfregar os pelos

Assim como para manter nossos cabelos saudáveis e bonitos não é indicado esfregar e nem espremer os cabelos com a toalha, o mesmo serve para os pelos dos nossos animais. Não devemos esfregar a toalha, apenas ir secando levemente. Caso você perceba muita água nos pelos, escove e seque com a toalha novamente para tirar o máximo de água.

3 – Seque com secador e escova

Aqui, a dica é secar com secamos nossos cabelos, com a ajuda de uma boa escova. Nesse momento, o melhor é usar uma escova seca, e não a mesma usada no passo anterior.

Outra dica para deixar os pelos dos cães macios e volumosos é passar o secador escovando os pelos para cima, direcionando o secador para a escova.

(Foto: Reprodução / Karelnoppe / iStock/ Getty Images)

4 – Seque uma pequena área de cada vez

Se você procura rapidez nesse processo de secar o seu cachorro, saiba que o resultado não vai ficar tão “profissional”. Para que os pelos do seu pet fiquem macios e bonitos como no pet shop é preciso ir secando e escovando uma pequena área por vez.

Dessa forma, além de conseguir o resultado desejado de pelos macios, volumosos e bem fofos, você também evita a formação de nós e emaranhados. Se ainda assim você encontrar algum nó, tire de forma gentil e delicada e volte a afofar os pelos secando escovando para cima.

Durante todo o processo é muito importante lembrar-se de verificar a temperatura do secador, nunca deixar o ar muito quente, não direcionar o ar diretamente para a pele e nem para os olhos do animal e também não deixar o aparelho tão próximo das orelhas dos cães, pois o barulho pode incomodar seus ouvidos sensíveis.

(Foto: Reprodução / Imiei Animali)

Como é um processo que pode demorar muito, pare de vez em quando para dar uns petiscos para o animal, para que ele se mantenha quieto e calmo.

Por fim, não fique chateado se os pelos do cachorro não ficarem perfeitos logo na sua primeira tentativa. Aos poucos você vai pegando o jeito e deixando seu cãozinho cada vez mais bonito.

Fonte: Cuteness