Ter um cachorro perdido é muito ruim e bastante doloroso e preocupante. Não saber como ele está, se está sendo bem cuidado, alimentado, se não está sofrendo maus-tratos é extremamente angustiante.

Infelizmente, por maiores que sejam os cuidados que temos com nossos animais, eles podem vir a se perder de diversas situações e com as festas de fim e ano chegando, quando se costuma soltar muitos fogos de artifício, esse perigo de cães fugindo e se perdendo aumenta ainda mais.

Porém, existem alguns cuidados que podemos tomar para que nossos animais sejam encontrados de forma mais rápida, caso eles cheguem a se perder, e nós trouxemos algumas dicas para vocês.

1 – Placa de identificação na coleira

Placa de identificação. (Foto: Reprodução / Animais Um Como)

A maioria dos animais perdidos acaba não voltando para casa simplesmente por falta de identificação. Então, é muito importante ficar atento quanto a isso. As plaquinhas de identificação que são colocadas na coleira dos cães são a forma mais fácil para isso.

Colocadas como um pingente na coleira, você pode gravar as informações que quiser nas plaquinhas. O nome do cachorro e os telefones para contato não podem ficar de fora, pois dessa forma a pessoa que encontrar o animal poderá entrar em contato com os tutores para dizer onde ele está.

2 – Microchip de identificação

Funciona como a plaquinha que é colocada na coleira, porém, o microchip é implantado embaixo da pele do animal e, por isso, mais difícil de perder do que a plaquinha da coleira, que pode se soltar.

Microchipe de identificação. (Foto: Reprodução / Vet Center Valqueire)

O microchip para animais é um diminuto dispositivo que leva um circuito integrado e que conta com um chip, quase do tamanho uma lentilha, que tem um número de identificação, que é único. É através deste número que o animal é identificado, pois ele carrega todas as informações do cachorro.

Porém, é necessário um leitor de microchip para ver as informações do cão.

3 – Informações gravadas na coleira

Gravar alguma informação importante na própria coleira também é uma ótima dica. Ultimamente, vários tutores estão passando a costurar com linha, de preferência de cor chamativa, aquela informação que acham ser a mais importante, como um número de telefone, diretamente na coleira do animal.

Gravação de telefone na coleira. (Foto: Reprodução / BarkPost)

A escolha de uma cor forte e chamativa para costurar o número do telefone do tutor é uma ótima dica para que as pessoas consigam enxergar o número mesmo de longe. Isso evita a necessidade de se chegar muito perto do animal, que pode acabar se assustando com a aproximação de estranhos e fugindo.

4 – GPS para animais

Hoje já existem dispositivos de GPS que podem ser instalados na coleira do cachorro. Com o aparelho, você não precisa que uma pessoa que encontrou o seu cão entre em contato com você, pois o GPS vai te mostrar exatamente em que local o seu animal está.

Fonte: BarkPost