Apesar de saber que é uma coisa importante para a higiene dos animais, muitos tutores acabam deixando de lado a escovação dos pelos dos seus cachorros e fazem isso apenas bem de vez em quando.

Porém, além da questão da higiene, escovar os pelos dos cães regularmente é muito importante também para manter o bem-estar e a saúde dos animais.

(Foto: Reprodução / Animal Blog)

Confira a seguir 4 benefícios que a escovação dos pelos pode trazer para os cachorros.

1 – Evita nós, dores e desconforto

Escovar os pelos dos cães regularmente ajuda a evitar e diminuir bastante a quantidade de nós que podem aparecer. Com isso, você evita também incômodos e até dores que os nós podem causar nos animais.

Ao se coçarem, os cães podem enganchar suas patinhas nos nós e sentirem bastante dor.

Além disso, os nós não deixam que os pelos soltos caiam e podem juntar mais pelos do que os animais necessitam, chegando a causar até mais calor e bastante incômodo nos pets.

(Foto: Reprodução / Dr. Ron’s Animal Hospital & Emergency)

2 – Ajuda a deixar a pele e os pelos mais hidratados

Além de desobstruir a superfície da pele, a escovação ajuda a estimular os folículos da pele dos cachorros para liberar óleos hidratantes e também a espalhar esses óleos, que vão deixar a pele e os pelos dos pets mais hidratados, brilhantes e macios.

3 – A escovação permite que você perceba algo incomum no cão

Escovar o seu cachorro com calma e atenção pode te ajudar a perceber de forma mais clara algo incomum ou até um problema de saúde no animal. No momento da escovação você pode observar melhor e mais de perto a pele do cão, ver se ele está com algum parasita, como pulgas e carrapatos, e até perceber se ele sente algum tipo de dor em seu corpo ao receber a escovação.

4 – Tempo com o seu tutor

(Foto: Reprodução / Polafernandez / iStock / Thinkstock)

Pode não parecer para você, mas passar mais tempo com os tutores também é um benefício para os cachorros, e o momento da escovação também proporciona isso, um tempo de ligação a mais dos cães com seus tutores.

Além disso, o momento da escovação pode trazer benefícios também para os tutores, que podem aproveitar para conversar com seus pets e deixarem o estresse um pouco de lado.

Para saber qual a periodicidade que os pelos do seu cachorro deve ser escovado, o ideal é conversar com o médico veterinário do animal e pedir dicas de quando e como fazer essa escovação da melhor forma.

Fonte: I Heart Dogs