Está procurando por dicas de nome para Labrador, mas ainda não encontrou aquele nome que lhe cativou logo de primeiro? Pois saiba que entendemos perfeitamente a sua situação! E, justamente por isso, no artigo de hoje nós unimos não somente uma lista incrível de nomes e ideias, como também vamos lhe dar muitas dicas importantes para que a sua escolha seja a melhor possível.

Afinal, engana-se quem acredita que um nome é apenas algo bonito que servirá de comando para chamar o cão. É claro que esta característica é importante, porém, precisamos pensar um pouco além. Um nome irá retratar a personalidade do nosso amigo, além de facilitar o encontro do mesmo caso precisemos chamá-lo de longe, por exemplo.

Leia também: 40 dicas de nome para Beagles – Veja nomes originais

É por conta destes fatores que muito cuidado precisa se ter na hora de decidir a nomeação. Mas fique tranquilo! Pois lhe ajudaremos com tudo isso neste artigo. Continue lendo.

dicas de nome para labrador

Foto: Freepik

40 dicas de nome para Labrador

Todo mundo sabe que a personalidade do Labrador é bem marcante. Apesar de ser muito dócil, a sua presença não passa despercebida por conta do seu porte robusto e encantador. Todavia, é claro que cada cachorro terá as suas próprias características e, com isso, precisamos considerar este ponto na hora de escolher um bom nome.

Para saber mais sobre esta raça, clique no link e acesse o guia completo sobre a raça Labrador, e assim, fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre temperamento e outros pontos importantes sobre o seu cão. Visto isso, vamos agora à nossa listinha com as ideias para você se inspirar:

  1. Anita
  2. Allie
  3. Angie
  4. Bonita
  5. Brisa
  6. Canela
  7. Duna
  8. Dourada
  9. Meg
  10. Emmy
  11. Kira
  12. Maya
  13. Mel
  14. Pelu
  15. Princes
  16. Pruma
  17. Rosca
  18. Rovena
  19. Shiva
  20. Simba
  21. Athena
  22. Axe
  23. Blass
  24. Blue
  25. Cacau
  26. Caramelo
  27. Rocambole
  28. Choc
  29. Coco
  30. Dog
  31. Dolce
  32. Homer
  33. Nico
  34. Max
  35. Moli
  36. Pico
  37. Orion
  38. Rob
  39. Ross
  40. Zeus

Agora que você já pôde conhecer os nomes que selecionamos, é hora de partir para a ação da escolha. De antemão, já podemos lhe dizer algo muito importante: tenha paciência. O nome precisa ser bem escolhido para suprir as necessidades cognitivas do animal, a fim de que ele compreenda quando você estiver o chamando.

Desse modo, a dica que lhe damos é que você já pode, dessa lista acima, selecionar os nomes que mais chamaram a sua atenção até então. Anote-os em um caderno e siga em nosso artigo para conhecer as nossas dicas de como escolher o nome correto. Assim, poderá fazer uma seleção mais assertiva. Vamos lá?

dicas de nome para labrador

Foto: Freepik

O que considerar na hora de escolher o nome?

Com os seus pré-selecionados em mão, é hora de partir para a ação da escolha do nome propriamente dito. Afinal, além das dicas de nome para Labrador, elencamos tudo que envolve este processo tão importante. Veja a seguir:

1- A personalidade do cão

Primeiramente, gostaríamos que você parasse alguns minutos do seu dia para observar a personalidade do seu cão. Sim, o que ele costuma demonstrar para além da sua raça de fato? Pois sabemos que há atitudes e trejeitos do Labrador, de maneira geral, que podem ser observadas em praticamente todos os cães da raça.

Entretanto, o que estamos querendo que você observe agora é a singularidade do seu cachorro. Ele costuma ser mais bagunceiro? Ou ele é quietinho? Ou então, meio termo? Perto de quem ele costuma estar? Das crianças ou dos adultos? Tente observar cada traço do animal e vá desenhando, em sua mente, o estilo do cachorro.

Assim que você tiver uma visão mais aprofundada do mesmo, saberá facilmente que o nome “Espoleta”, por exemplo, não combina com um cachorro mais calmo e sereno. Embora saibamos que os Labradores são brincalhões, você deve observar a intensidade do mesmo para com as brincadeiras, e assim por diante.

2- A facilidade da pronúncia

O segundo ponto que deve ser observado com muita atenção é com relação a facilidade da pronúncia do nome do cachorro. Muita gente acaba deixando este cuidado passar despercebido, mas acontece que é preciso que você compreenda que o cachorro não irá, de fato, “decorar” o nome dele. Mas sim, o que há de ser memorizado é com relação aos fonemas e ao modo de pronunciar o nome.

Foto: Freepik

Por conta disso, você deverá facilitar a vida do seu amigo apostando em nomes mais simples e claros de ser pronunciados. Não inclua palavras difíceis e tampouco sílabas que possam complicar. Uma boa dica para escolher um nome simples de falar é, ao selecionar a opção, pedir para que uma criança pequena repita. Se ela repetir com clareza, o nome é simples, se ela não conseguir, significa que a pronúncia pode ser um pouco truncada.

3- A originalidade do nome

Para que o seu cachorro não tenha o desconforto de ser “confundido” toda vez, tente sempre apostar na originalidade. Isso não quer dizer que você deverá criar algo extremamente mirabolante (até porque isso poderia ser mais negativo do que positivo), mas sim, que você deverá ter algo diferente, que não seja o nome de cachorros ou pessoas próximas, pois isso poderia confundir ainda mais o cão.

4- Evite nome de humano

Nós sempre costumamos trazer esta importante ponderação aqui no Portal do Dog. Acontece que as nossas dicas de nome para Labrador já não contam com nomes de humano, entretanto, caso você esteja pensando nessa possibilidade, talvez seja interessante estudar um pouco mais. Sabe por quê? Porque o nome de humano pode não ser tão simples, como mencionamos acima.

Além disso, caso você passeie com o seu cachorro em um ambiente onde haverá uma pessoa com o mesmo nome dele, além de ele atender quando a pessoa for chamada (e vice versa) a situação pode ser um pouco constrangedora. Por isso, pense bem antes de simplesmente se aventurar com esta possibilidade, esta bem?

Se ainda assim você desejar investir neste tipo de nome, uma boa ideia é você utilizar o apelido, que simplifica e torna algo mais único para o seu cão.

Foto: Freepik

5- Cuidado com as semelhanças aos comandos

Este cuidado é, sem dúvidas, um dos mais importantes. Cuidado para não escolher um nome que irá parecer um comando para o seu cachorro. Mas o que isso quer dizer? Por exemplo: “Jão”, que possa se assemelhar com “não”. Ou então, “Penta”, que possa ser muito semelhante com “Senta”. E assim por diante.

6- Aposte na finalização com vogais

Por fim, lembre-se novamente do ponto em que destacamos a importância de levar em consideração a pronúncia do nome. Acontece que os animais (cães e gatos) costumam ter uma facilidade maior para perceber a entonação das vogais. Com isso, terão mais facilidade na hora de memorizar um nome que termine com A, E, I, O ou U.

Procure por possibilidades deste tipo e facilite a vida do seu animalzinho. A simplicidade, a originalidade e a presença da personalidade do cão no nome são fatores indispensáveis para a escolha perfeita. Lembre-se sempre disso! E não se esqueça de depois no contar, aqui abaixo nos comentários, qual foi o nome escolhido para o seu lindo Labrador.

Até a próxima!

Leia também: 40 dicas de nome para Buldogue Francês – Veja aqui