A depressão é uma doença muito forte e que afeta muitas pessoas diferentes. Não importa idade, raça, classe social, todos estão sujeitos a esta doença, que é grave e pode até matar.

Além de ser um companheiro amoroso e muito fiel, ter um cachorro pode ajudar de inúmeras maneiras pessoas que estão sofrendo com a depressão, inclusive fazendo com que elas passem a se sentir bem novamente.

(Foto: Reprodução / Gary John Norman / Getty Images)

Veja algumas das formas como os cães podem ajudar aqueles que sofrem com a depressão:

1 – Manter a rotina

Os cães precisam e gostam de ter uma rotina e fazer tudo nos mesmos horários, como alimentação, brincadeiras e exercícios. Para os humanos também é muito importante ter uma rotina e manter uma boa rotina para o seu animal pode te ajudar a melhorar a sua própria. E manter uma rotina com afazeres pode ajudar a acelerar a recuperação de quem está com depressão.

2 – Exercícios

(Foto: Reprodução / Care2 Healthy Living)

Os cães precisam de exercícios diários para manterem sua saúde física e mental em dia. Levar o seu animal para fazer uma caminhada já é uma ótima forma de você também se exercitar, e em ótima companhia. Dê preferência para os exercícios ao ar livre e horário propício para pegar um sol, pois, além da atividade física em si, receber um pouco de Vitamina D todos os dias também trará efeitos positivos para a sua saúde.

3 – Reduzir a ansiedade

Já é comprovado que, além de ajudar a reduzir a pressão arterial, animais de estimação ajudam a reduzir os níveis de ansiedade nos humanos. Fazer carinho em um cão é uma coisa que relaxa a eles e também a nós. Além disso, conversar com eles, que nos escutam sem nos interromper ou criticar, também é uma ótima forma de desabafar e de distração.

(Foto: Reprodução / Rover / Daily Treat)

4 – Socialização

Ao levar seu cão para fazer caminhadas ou brincar no parque, a probabilidade de encontrar outros apaixonados por pets é sempre muito grande. Isso dá a oportunidade de conversar com as pessoas e até de conhecer gente e animais novos. Como as pessoas com depressão costumam se isolar, essa socialização é muito importante para a recuperação.

5 – Fonte de amor

(Foto: Reprodução / Sarcasm)

Além de tudo o que os cães podem fazer por todos nós, eles são uma incrível e maravilhosa fonte de amor e companheirismo. Eles nos dão muito amor incondicional e conseguem fazer todos os que vivem a sua volta se sentirem muito amados, o que é essencial para aqueles que estão com depressão. Solidão e depressão costumam andar bem próximas e ter um cachorrinho é uma ótima forma de combater a solidão, o que pode ajudar a melhorar os sintomas da depressão.

Fonte: I Heart Dogs