Cães de grande porte sofrem alguns preconceitos por causa do tamanho. Muitas vezes, eles levam uma fama ruim mesmo sem terem feito nada.

 

Boxer (das pontas) e Dog Alemão (no meio) são duas raças de cachorros grandes. (Foto: Reprodução / Google)

Boxer (nos cantos) e Dog Alemão (no meio) são duas raças de cachorros grandes. (Foto: Reprodução / Google)

 

Para acabar com tanta desinformação, veja uma lista que vai acabar com 5 mitos sobre cachorros grandes:

 

  1. Cães grandes são mais agressivos – O medo de cachorros grandes é muito comum. Muitas pessoas acreditam que cachorros maiores são mais bravos do que cães pequenos. Apesar do tamanho intimidar, em geral, isso não é verdade. Passe uma hora com um Terra Nova ou um Leonberg e você vai entender que cães gigantes podem ser extremamente dóceis.
  2. Eles podem correr longas distâncias sem nenhum problema – Cachorros grandes parecem ter uma maior resistência física do que os pequenos, mas existem outras fatores a serem analisados. Correr é uma atividade de grande impacto que pode agravar problemas ortopédicos, como displasia dos quadris (muito comum em raças gigantes). Nenhum cão pode começar um treinamento de maratona logo que chegar na sua casa, independente do tamanho, mas a tendência para ter problemas ortopédicos é maior em cachorros grandes. Se você procura um companheiro de corrida, um cão menor pode ser mais indicado. É claro que todo cachorro precisa fazer exercícios físicos, mas consulte um veterinário para saber qual a atividade ideal pro seu cão.
  3. Cachorros grandes não podem viver em apartamentos – Quase todos os cães podem viver bem em qualquer lugar, desde que suas necessidades físicas sejam respeitadas. Até mesmo os Greyhounds podem ficar contentes se exercitando na rua e depois descansando no sofá o resto do dia. O mais importante é que eles façam exercícios físicos regularmente. Só não esqueça de verificar como você vai entrar ou sair do seu apartamento com seu cachorrão se o seu condomínio tiver algumas restrições como levar cachorro apenas no colo.
  4. Cachorros grandes não são uma boa opção para casas com crianças – Como muitas pessoas pensam que cães grandes são mais agressivos, elas também pensam que são perigosos para crianças. Mas cachorrões podem ser grandes companheiros de crianças desde que sejam ensinados a se respeitarem, porque ninguém gosta de levar um puxão no braço e um cão também não quer ter seu rabo agarrado, por exemplo. Veja uma galeria de fotos de cachorrões e criancinhas, clicando aqui.
  5. Cães enormes não podem ficar no colo – Uma imagem vale mais do que mil palavras:

 

Qualquer cachorro pode ficar no seu colo! (Foto: Reprodução / Google)

Qualquer cachorro pode ficar no seu colo! (Foto: Reprodução / Google)

 

Se ainda não se convenceu, veja mais fotos de cachorros grandes que adoram um colo, clicando aqui.

 

Referência: Vetstreet