Como nós já falamos aqui, ter um tempo de qualidade com seus tutores é uma das coisas mais importantes para os cães. Por conta do dia a dia corrido dos humanos, muitos animais acabam passando algum tempo sozinhos, mas isso não é uma coisa que os cães gostem.

Para compensar esse tempo que deixamos os cachorros sozinhos, é essencial passar um tempo de qualidade com eles, dando atenção de forma real para que o animal não se sinta tão sozinho.

Confira cinco sinais de que o seu animal está se sentindo solitário.

1 – Cachorro que está se sentindo solitário tem um comportamento destrutivo

cão destrutivo

Cachorro roeu a almofada – Foto: Freepik

Comer móveis, destruir portas, mastigar sapatos e espalhar lixo pela casa são comportamentos que os cães têm quando querem chamar a atenção de seus tutores. Como os cachorros não podem falar, eles usam seu comportamento para comunicar algo. No caso do comportamento destrutivo, ele pode significar que o cão está se sentindo solitário e/ou entediado.

2 – Latidos e uivos de forma excessiva

Se o seu cão passou a latir e uivar de forma excessiva, ao ponto de causar reclamações de vizinhos, significa que tem alguma coisa errada. Os latidos e uivos também podem ser uma forma de chamar a atenção e de “reclamar” por ficar tanto tempo sozinho.

3 – Cachorro que está se sentindo solitário faz urina e fezes no lugar errado

tempo de qualidade com o cachorro

Ao dedicar momentos significativos de interação, é possível reduzir comportamentos indesejados, como destruição de objetos. Foto: Canva

Nós já te contamos aqui quais são os motivos que podem fazer o seu animal fazer as suas necessidades fora do local correto, e o estresse também pode ser um deles. Se isso acontecer principalmente nos momentos em que você está fora de casa, pode ser um sinal claro de que o animal não quer que você o deixe sozinho.

4 – Falta de apetite ou de energia

Se, sem nenhum motivo de saúde, o seu cachorro passou a comer ou a brincar bem menos do que o normal, o animal pode estar estressado ou até depressivo, principalmente se ele estiver ficando muito tempo sozinho.

5 – Agressividade

cão destrutivo

Cão mordendo a mão – Foto: Freepik

Se o seu animal sempre foi um cão doce e tranquilo e de repente passou a se tornar agressivo, com certeza algo está errado. O comportamento agressivo pode ser causado por algum problema de saúde ou pode ser um sintoma de solidão. Leve o cachorro ao veterinário e tente dar o máximo de atenção possível para o seu animal. Fazer um treinamento para que ele não sofra de ansiedade de separação também é uma dica.

A qualquer sinal de mudança no comportamento do seu animal é essencial procurar um médico veterinário para saber o que realmente está acontecendo com o seu bichinho.

Fonte: I Heart Dogs