Diferentemente dos humanos, os cães conseguem aguentar muita dor em silêncio, além de ainda terem o agravante de não terem como nos falar o local onde estão sentindo qualquer tipo de dor. Conheça os sintomas de osteoartrite canina.

Os cachorros, principalmente os de mais idade, podem apresentar vários problemas nas articulações que causam dor. Um desses problemas que pode provocar muito incômodo e sofrimentos nos cães é a osteoartrite canina.

A osteoartrite canina é uma doença crônica degenerativa que afeta os ossos e as partes moles das articulações (ligamentos, cápsula articular, etc). Além de dor, ela causa também desconforto e perda contínua da mobilidade. As articulações que são afetadas mais frequentemente pela osteoartrite canina são a do joelho, cotovelo, pulso, pelve e articulações intervertebrais.

Apesar de os cachorros não conseguirem nos dizer o que estão sentindo, é possível perceber que alguma coisa está errada apenas observando o comportamento deles.

No caso da osteoartrite canina, existem alguns sintomas específicos que podemos observar nos animais:

1 – Ganho de peso

bloodhound

Cachorro no parque – Foto: Freepik

Quando um cão está com algum tipo de artrite ele acaba ficando menos ativo, por conta da dor que a doença causa. Como consequência dessa falta de atividade, o animal pode acabar tendo um ganho de peso visível.

2 – Dificuldade para se levantar

Um dos sintomas mais percebidos nos cães com problemas nas articulações é a dificuldade que eles têm para se levantar, principalmente quando estão deitados. Se o seu cachorro é daqueles que sempre se levanta em um “pulo” para lhe cumprimentar ou falar com alguma visita e de repente ele começa a fazer isso de forma mais lenta, é bom ficar atento, pois ele pode estar com dores nas articulações.

Subir escadas também se torna uma tarefa muito difícil para cães com problemas nas articulações e pode causar bastante dor.

3 – Osteoartrite canina faz mancar

Cães com problemas de articulações podem mancar um pouco assim que se levantam após estarem deitados. Isso pode não durar muito tempo e acontecer só algumas vezes, mas já é um sinal de que o animal está sentindo algo nas articulações.

4 – Menos energia

cão foto

Cão fofo deitado – Foto: Freepik

Por conta da dor, cães com problemas nas articulações acabam parecendo estar com bem menos energia do que o seu normal. Eles acabam ficando mais quietinhos para evitar as dores que certos movimentos podem causar.

5 – Osteoartrite canina aumenta a irritabilidade

Se o seu cão está se mostrando mais irritado do que o normal, isso significa que ele pode estar sentindo algum tipo de dor.

6 – Aumento de lambidas e mordidinhas em um lugar específico

cão sentado

Com deitado com a língua de fora – Foto: Freepik

Se o seu cachorro está lambendo ou mordiscando excessivamente uma área específica do corpo, ele pode estar sentindo algum Incômodo ou dor mais forte naquele ponto. Uma atenção exagerada e incomum em uma área do corpo pode ser resultado de dores nas articulações.

Assim que você perceber quaisquer desses sinais no comportamento do seu cachorro, procure imediatamente um veterinário.

Infelizmente, problemas de articulação costumam afetar a maioria dos cães em um certo momento da vida. Então, o ideal é que você já converse com o veterinário do seu cão antes que o animal fique idoso para que vocês juntos possam tomar cuidado e já partirem para uma prevenção.

Fonte: I Heart Dogs