Uma das características mais fofas do cão são as orelhas. As orelhas dos cachorros são flexíveis, pontudas, grandes ou pequenas, são incríveis em todas as suas variedades!

Mas, além de serem esteticamente agradáveis, elas servem a alguns propósitos surpreendentes. Aqui estão os fatos surpreendentes sobre as orelhas dos cachorros  que apostamos que você não sabia:

Curiosidades sobre as orelhas dos cachorros

1 – Os cães têm cerca de 18 músculos em cada orelha

orelhas dos cachorros

Foto: Freepik

O número exato depende de cada raça. É por causa desse grande número de músculos que os cachorros conseguem girar, inclinar, levantar ou abaixar as orelhas. Além disso, eles também são capazes de movimentar cada orelha individualmente.

2 – Os cachorros conseguem escutar 4 vezes melhor do que os humanos

chihuahua

Foto: Pixabay

A audição canina é surpreendente. Os cães conseguem escutar sons imperceptíveis aos nossos ouvidos, como frequências de eletrônicos.

O alcance da audição humana é aproximadamente entre 20 hertz e 20 kilohertz, o que inclui frequências muito mais baixas do que o que os cães podem ouvir.

O alcance auditivo canino, por outro lado, varia entre 64 hertz e 44 kilohertz, o que significa que os cães ouvem mais sons de alta frequência do que nós (incluindo as vibrações corporais de cupins nas paredes).

3 – Quando um cachorro inclina a cabeça, pode ser por causa da audição

Jack russel

Foto: Pixabay

Por mais que esse hábito não tenha sido completamente desvendado, existe uma teoria de que os cães inclinam a cabeça para escutar melhor ou descobrir de onde vem o som.

4 – As orelhas dos cachorros são um grande indicativo para desvendar a linguagem corporal canina

Orelhas eretas voltadas para a frente indicam que um cão está envolvido e interessado. Orelhas ligeiramente afastadas mostram um clima amigável e descontraído. Orelhas apoiadas e apertadas contra a cabeça sugerem medo e submissão.

5 – O canal auditivo canino tem o formato de um L

medo de veterinário

Foto: Freepik

O design do canal auditivo de um cão é bastante fascinante. Embora seu formato natural de L forme um tipo de proteção contra infecções de ouvido; uma vez que bactérias, sujeira ou detritos encontram seu caminho na porção inferior do L, ficam presos.

Esse é um dos motivos que fazem os cães serem suscetíveis a ter infecções no ouvido, porque esse formato facilita o acúmulo de sujeira e bactérias. Por isso, é importante limpar as orelhas do seu cachorro regularmente. Veja como fazer essa limpeza clicando aqui.

Com isso em mente, é importante solicitar ao seu veterinário um tutorial sobre como limpar adequadamente as orelhas do seu cão. Isso ajudará a prevenir infecções dolorosas de bactérias, sujeira ou fermento.RE

6 – Os cães nascem surdos

Os canais auditivos caninos ficam fechados nas primeiras duas semanas de vida, depois é que eles começam a ouvir.

7 – Existem cerca de 12 formatos diferentes de orelhas dos cachorros

yorkshire terrier

Foto: Pixabay

Das pequenas e eretas (como é o caso do Pastor Alemão) até as longas e penduradas (como o Beagle e o Basset Hound), são muitas as variedades entre as raças.

Os ouvidos dos seres humanos têm vários tamanhos diferentes, mas quase sempre têm a mesma forma. Não é assim com os cães.

O formato das orelhas de um cão geralmente depende do que é típico para sua raça.

Os tipos mais comuns de orelhas incluem:

  • Orelhas sob o pelo: pastores belgas e malamutes do Alasca;
  • Orelhas caídas (a maioria das raças de cães como Beagles, Basset Hounds;
  • Orelhas de morcego: corgi;
  • Orelhas com ponta redonda (buldogues franceses e ingleses) ou orelhas inclinadas (collies, pastores australianos, cães pastor de Shetland).
  • Algumas raças também têm padrões que exigem orelhas cortadas, onde o formato natural da orelha do cão é alterado cirurgicamente por um veterinário.

8 – Tigger, o Cão de Caça, detém o título do Guinness no Livro dos Recordes Mundiais por “orelhas mais compridas em um cachorro do mundo”.

As orelhas direita e esquerda de Tigger mediram 34,92 cm e 34,29 cm, respectivamente.

Tigger faleceu em 2009, mas até agora, nenhum cachorro bateu seu recorde.

Fato colateral: as orelhas longas caracteristicamente dos cães de caça ajudam a direcionar o perfume para o nariz sensível.

9 – Sabe-se que 85 raças de cães possuem o potencial de surdez congênita

cachorro surdo

Foto: Freepik

Algumas raças de cães são propensas a problemas auditivos, com o potencial de alguns filhotes serem surdos desde o nascimento.

Isso é particularmente preocupante em cães que nascem todos brancos. Embora existam 85 raças possíveis que podem ser afetadas pela surdez congênita, algumas das raças de maior risco incluem:

  • Boxers
  • Bull Terriers
  • Dálmatas
  • Jack Russell Terriers

Sim, os cães usam seus ouvidos para mais do que apenas ouvir. Os ouvidos de nossos cães podem nos dar uma ótima indicação de como eles estão se sentindo e até nos sintonizar se eles estão prestando atenção ou não quando conversamos com eles. Um senso incrível, de fato!