A agressão entre cachorros pode ser uma coisa aceitável quando falamos de animais selvagens. Porém, quando falamos de cães de estimação sociáveis, na maioria dos casos, esses animais podem resolver suas diferenças sem agressões.

Um cão apresentar linguagem corporal agressiva e até rosnar em certas situações pode ser normal. Mas quando o cachorro tem um comportamento agressivo frequente e até de forma extrema e irracional não é normal, já é hora de buscar um especialista, pois essa agressividade toda não faz bem para o animal e pode ter várias causas.

(Foto: Reprodução / Pet Wave)

As causas para os cães apresentarem comportamento mais agressivo são vários, mas aqui estão as sete razões mais frequentes pelas quais os cachorros podem ser agressivos com outros cães.

1 – Dor

A agressão contra outro animal de estimação, principalmente quando o cão é bastante sociável, pode ser um sinal de que ele está com algum problema de saúde que causa muita dor.

Se o seu cão é daqueles que adora brincar com outros cachorros, mas de repente se torna mais arredio e agressivo, ele pode estar sofrendo de artrite ou uma doença mais séria. É essencial procurar um veterinário sempre que o seu cão tiver uma grande mudança de temperamento.

(Foto: Reprodução / k9 Aggression)

2 – Medo

Esse é o motivo mais comum pelo qual os cães apresentam comportamento agressivo, inclusive com outros cachorros. Falta de socialização, traumas e experiências negativas com outros animais ou com treinamento, abusos e punições podem fazer com que os cães tenham um comportamento agressivo com outros cachorros.

Eles podem apresentar esse tipo de comportamento também quando se sentem encurralados por outro cão. Quando estão em uma situação em que não conseguem apenas fugir, restam duas opções, ser agressivo ou se mostrar submisso.

3 – Proteção

Os cães são muito protetores em relação aos seus tutores, familiares e o lugar em que vive, então é normal que ele se torne agressivo a qualquer sinal de ameaça a qualquer um de seus protegidos. Porém, é preciso ter atenção quando o cachorro se torna protetor ao extremo, ou até ciumento, e fica agressivo com a aproximação de outros cães e até humanos, mesmo que eles não apresentem nenhum tipo de ameaça, como no caso de amigos e familiares.

(Foto: Reprodução / Posts From the Path)

4 – Comida e objetos pessoais

Os cães também costumam proteger suas coisas, como comidas e brinquedos, e alguns podem ser bastante possessivos em relação a esses itens, não deixando nenhum outro animal chegar perto. Isso também pode acontecer quando o cão tem um humano favorito e não gosta que outros animais se aproximem.

Assim como em outros casos, esse comportamento é normal até certo ponto, principalmente quando existe algum tipo de ameaça. Mas não é aceitável entre animais domésticos e que dividem a mesma casa. Se essa possessividade e ciúmes não forem controlados, o cão pode acabar machucando outros animais e humanos.

Nesses casos, um treinador de cachorros especializado pode ajudar bastante.

(Foto: Reprodução / Cesar’s Way)

5 – Agressão social

Quando muitos cachorros vivem juntos, existe uma hierarquia estabelecida por eles próprios. É através disso que eles sabem quem é o cão alfa, quem é o primeiro a comer e por aí vai. Caso um dos animais desafie essa hierarquia, o cão alfa terá um comportamento agressivo, com rosnados e até mordidas suaves, para mostrar “quem é que manda” no grupo e corrigir quem lhe desafiou. Até aí, não existe a necessidade de interferência.

Porém, caso as “brigas” se tornem rotineiras e as agressões fiquem violentas e machuquem os animais, é bom conversar com um veterinário e um treinador para saber o que eles indicam no seu caso.

6 – Frustração

Quando um cachorro não consegue se aproximar daquilo que realmente lhe deixa agressivo, ele pode acabar ficando frustrado e pode voltar essa raiva para outra coisa, como outro animal de estimação ou até um humano da família.

(Foto: Reprodução / YouTube heywhat1)

7 – Hormônios

Uma pesquisa recente mostrou que altos níveis do hormônio de vasopressina podem estar ligados à agressão de cães com outros cachorros. Porém, é necessário outros estudos para descobrir a importância real desse hormônio e se ele realmente é um fator importante na agressão canina.

Fonte: I Heart Dogs