Muitos casos de mordida acontecem quando uma pessoa resolve fazer carinho em um cachorro desconhecido.

Quem é apaixonado por cachorros costuma querer se aproximar ao ver um cão na rua, por exemplo. Mas alguns aspectos devem ser avaliados antes para ter uma maior segurança, tanto para você quanto para o cão.

O cão pode se sentir ameaçado com um estranho. (Foto: Reprodução / Google)

O cão pode se sentir ameaçado com um estranho. (Foto: Reprodução / Google)

 

Veja 8 coisas que você deve saber antes de fazer carinho no cachorro:

1- Ele é amigável?

Pode parecer algo óbvio, mas não é. O ideal é perguntar ao tutor.

2- O rabo abanando nem sempre é sinal de alegria

Sempre pensamos que, quando um cachorro abana o rabo, é porque está feliz. Mas eles também fazem isso como um sinal de alerta, de agitação e agressividade. Portanto, não use essa atitude canina como uma maneira para avaliar se o cão é amigável.

3- Evite a cabeça

Isso parece estar no DNA humano, sempre queremos fazer carinho na cabeça do cachorro. Porém, nem todos os cães gostam de carinho na cabeça. Além disso, sua mão estará bem perto da boca do cachorro, então não é uma boa ideia.

4- Se aproxime pela lateral

Ao invés de se aproximar de frente e diretamente na cabeça do cão, se aproxime pela lateral e faça carinho no pescoço ou atrás da orelha (um lugar que os cães costumam adorar).

Com essas observações, todo carinho é bem vindo. (Foto: Reprodução / Google)

Com essas observações, todo carinho é bem vindo. (Foto: Reprodução / Google)

5- Observe sinais de estresse

 

Mesmo que o tutor fale que o cachorro é bonzinho, fique atente a sinais de desconforto. Os sinais de estresse podem ser o rabo entre as pernas ou pra cima, orelhas para trás, estar muito ofegante e tentando se afastar de você.

6- Não encare

Outro defeito humano, costumamos querer olhar nos olhos e admirar o cachorro. Entretanto, isso pode deixar o cão desconfortável.

7- Ele é sensível?

Mesmo os cães bonzinhos não gostam de serem tocados em determinados lugares, às vezes existem pontos doloridos. Pergunte ao tutor.

8- Deixe que o cachorro se aproxime de você

Ao invés de correr diretamente na direção do cão, ande até metade do caminho e deixe que ele se aproxime. Se ele não quiser, é melhor não forçar a barra. Às vezes não é um bom dia para o cachorro.

Referência: The I Love Dogs Site