1. Olhos com aspecto turvo – Quando vão envelhecendo, é comum que os olhos dos cães fique com aspecto turvo. Normalmente a causa disso é a esclerose do cristalino, que é a perda de elasticidade do cristalino. Mas isso não interfere significativamente na visão dos cachorros. Entretanto, mudanças nos olhos dos cães também podem indicar catarata. Nesse caso, a cirurgia é necessária ou o cachorro pode perder a visão, da mesma maneira que acontece com os humanos.
  2. Maior frequência de idas ao banheiro – Quando o cachorro envelhece, precisa ir mais vezes ao banheiro. Por isso, às vezes o cão nem consegue chegar ao local onde deve fazer suas necessidades.
  3. Nódulos – Encontrar um nódulo no cão é um dos piores pesadelos na vida de um tutor. Mas é importante verificar com frequência a presença de caroços no corpo do cachorro, porque as chances de cura são sempre maiores quando descobertos no início, especialmente se for cancerígeno.
  4. Mau hálito – Esse provavelmente será o primeiro sinal que você vai notar em seu cão idoso e você deve leva-lo ao veterinário, porque deve ser um problema nos dentes ou gengiva.

 

Olhos turvos são um sinal do envelhecimento canino. (Foto: Reprodução / I heart dogs)

Olhos turvos são um sinal do envelhecimento canino. (Foto: Reprodução / I heart dogs)

 

Fonte: I Heart Dogs