Quem tem cachorro sabe como é difícil resistir àquela carinha de “pedinte” quando estamos comendo. Mas é importante saber que alguns alimentos podem fazer mal aos cães, inclusive alguns tipos de castanhas. Então, fique atento à essa lista de 7 castanhas perigosas para cães.

As castanhas são ricas em fibras. Cem gramas de castanhas têm 3 gramas de fibra. Todos sabemos que a fibra ajuda a nos manter totalmente energizados, pois aumenta nossos níveis de açúcar no sangue. Também sabemos que as castanhas são uma “solução rápida” mais segura de fome e desejos insalubres em comparação com os outros alimentos saborosos.

As castanhas também são ricas em ácidos graxos ômega. Mas os cachorros podem comer castanhas?

As castanhas são perigosas para cachorro?

A resposta óbvia é sim! Mas com as ressalvas.

Os animais de estimação podem comer castanhas, mas apenas em quantidades mínimas, especialmente quando a porcentagem de amido em sua nutrição já é alta.

Os animais de estimação, diferentemente dos seres humanos, não podem metabolizar o amido com sucesso. Sendo assim, porções significativas podem resultar em diarreia grave que pode levar a dores abdominais ou até pancreatite em casos graves, se o tratamento médico de emergência não estiver disponível rapidamente.

1 – Macadâmia

macadâmia

Foto: Freepik

De todas as castanhas da lista, a macadâmia representa o maior perigo aos cães. Mesmo quando consumida numa quantidade bem pequena, pode causar sintomas neurológicos graves, incluindo fraqueza, vômitos, tremores, andar “bêbado”, andar mancando ou até mesmo incapacidade temporária de andar.

As nozes de macadâmia são tóxicas para os cães. Como passas e uvas, que também são tóxicas, a toxina exata e o mecanismo de ação para causar sinais de envenenamento em alguns cães.

Outra semelhança com uvas e passas é que a sensibilidade individual às nozes de macadâmia parece variar entre os cães, assim como o número de nozes necessárias para causar uma reação tóxica.

Sinais de intoxicação por macadâmia

Os sinais clínicos geralmente se desenvolvem dentro de 12 horas após a ingestão. O sinal de apresentação mais comum é a fraqueza e a incapacidade de andar, principalmente nas patas traseiras.

Outros sinais incluem:

  • Vômitos
  • Marcha lenta
  • Depressão
  • Tremores
  • Temperatura corporal elevada (hipertermia).

Se as nozes estiverem cobertas com chocolate, os sinais clínicos também podem incluir aqueles observados com toxicidade no chocolate.

2 – Amêndoa é uma das castanhas perigosas para cães

Algumas castanhas são mais seguras do que outras para os cães.

amêndoas

foto: Freepik

Risco de indigestão

O sistema digestivo do seu cão é outra questão a considerar quando se pergunta se os cães podem comer amêndoas. Talvez um punhado de amêndoas não derrube um labrador, mas uma coisa é certa: seu sistema digestivo terá dificuldades.

O risco de obstrução intestinal é excepcionalmente alto em filhotes e raças pequenas.

As amêndoas são indigestas para os cães e podem causar problemas gastrointestinais, como dor de barriga e diarreia. Então, não dê amêndoas ao seu cão.

Perigo de obstrução

Além disso, as amêndoas são perigos de obstrução para nossos companheiros caninos porque eles raramente mastigam sua comida. A boca de nossos cães não está preparada para mastigar, porque a maioria de seus dentes é para esmagar e rasgar, não para triturar.

Alguns cães até engolem toda a sua ração. No entanto, as rações são suavizadas pela saliva. Consumir uma amêndoa inteira, por outro lado, pode levar a obstruções fatais da traqueia ou do esôfago. Isto é especialmente verdade para raças pequenas.

Amêndoas podem causar alergias

Mesmo uma única amêndoa pode afetar a saúde do seu cão se ele for alérgico a nozes. Observe atentamente os sinais de uma reação alérgica e chame seu veterinário imediatamente. Os sinais a serem observados incluem espirros, urticária, tosse e dificuldade em respirar.

3 – Pistache

Pistache

Foto: Freepik

Normalmente, pistache é seguro para cães, mas tenha cuidado com mofo. Pistache mofado pode conter aflatoxinas, que podem causar diversos problemas de saúde nos cachorros, inclusive falência hepática.

O componente mais prejudicial do pistache para a saúde do seu cão é o mofo Aspergillus. Os cães são especialmente suscetíveis à aflatoxina produzida pela casca.

Os seguintes sintomas de envenenamento por pistache do fungo Aspergillus são:

  • Icterícia
  • Insuficiência hepática
  • Letargia
  • Urina de cor laranja
  • Vômito
  • Perda de apetite

Pistache não é tóxico para os cães, mas não são recomendados para os nossos amigos peludos. Eles são ricos em gordura e também podem causar dor de estômago ou causar obstrução intestinal, levando a problemas digestivos mais sérios. Sendo assim, é uma das castanhas perigosas para cães.

Além disso, as cascas de pistache representam um risco de asfixia. As conchas podem ficar presas na garganta ou no trato digestivo do seu cão, causando uma série de problemas que precisariam de intervenção de emergência.

4 – Nozes é um das castanhas perigosas para cães

castanhas perigosas para cães

Foto: Freepik

Embora as nozes tenham muitos benefícios para a saúde quando incluídas na dieta humana, o efeito a longo prazo de ingerir nozes na saúde canina ainda é uma área inexplorada. A teoria predominante é que as nozes são muito densas em calorias e gordurosas para os cães e que elas não devem fazer parte regular de sua dieta.

No entanto, a maioria dos especialistas em animais concorda que ocasionalmente dar algumas nozes ao seu cão não irá prejudicá-las. A única coisa que você precisa saber é quais nozes seu cão pode comer.

As nozes podem causar problemas digestivos aos cães, ou até mesmo obstrução intestinal. E se estiverem mofadas, pioram ainda mais o quadro clínico, como citamos anteriormente. Sendo assim, é considerada uma das castanhas perigosas para cães!

5 – Noz de Pecan

A Noz de Pecan é uma das castanhas perigosas para cães. O perigo da Noz de Pecan também está no mofo.

6 – Castanha de Caju

castanha de caju

Foto: Freepik

Para cães saudáveis, castanha de caju sem casca e sem sal não será prejudicial. As castanhas de caju devem ser torradas ou assadas, pois, quando cruas, podem conter uma toxina perigosa, semelhante à encontrada na hera venenosa.

Mas, apesar de serem tecnicamente seguros para os cães comerem, as castanhas de caju têm um alto nível de potássio e podem causar problemas de saúde em cães propensos a problemas urinários.

De vez em quando, os cachorros podem comer castanha de caju com moderação. Mas fique atento, a castanha de caju tem muita gordura. E o excesso de gordura leva ao aumento de peso do cão, além de poder causar pancreatite.

7 – Castanha do Pará é uma das castanhas perigosas para cães

castanha do pará

Foto: Freepik

As castanhas do Pará não são tóxicas para os cães, mas também não são adequadas para eles. Apelidada como uma das nozes mais gordas do mundo (e isso diz muito), a castanha do Pará é um das castanhas perigosas para cães, pois pode perturbar o estômago do seu cão e causar uma infinidade de problemas digestivos.

A longo prazo, comer castanha do Pará pode causar pancreatite em cães, por isso é melhor evitar dar essas nozes gordurosas ao seu cão. Mesmo consumindo um pouco dessa castanha já será uma quantidade grande de gordura para seu cachorro.

Se o seu cão roubar uma ou duas castanhas do seu esconderijo, monitore o comportamento dele. Caso as castanhas que seu cão comeu sejam da lista de castanhas que você não deve dar ao seu cão, entre em contato com um veterinário para evitar possíveis complicações à saúde!