Muitas pessoas acreditam que problemas de audição atingem apenas cães idosos, mas é importante ficar atento porque a surdez pode atingir cachorros de qualquer idade. Conheça 9 sinais de perda auditiva em cães!

Pode ser congênito, ou seja, desde o nascimento; ou acontecer em algum momento da vida do cachorro.

A diminuição ou perda total da audição pode ser temporária ou permanente. E as causas podem ser diversas.

O que é perda auditiva em cães?

perda auditiva em cães

Foto: Freepik

A perda auditiva  em cães pode ser completa ou parcial. Essa perda pode ser temporária ou permanente e pode afetar um ou ambos os ouvidos.

A perda auditiva em cães temporária ou transitória é mais frequentemente causada pelo acúmulo de cera ou detritos nos canais auditivos, enquanto a perda permanente pode ter várias causas incluindo:

  • infecções de ouvido não tratadas
  • lesões
  • toxicidade de medicamentos
  • tumores
  • defeitos congênitos (nascimento) e velhice.

De acordo com o Pet MD, algumas raças são mais propensas a terem problemas auditivos: Pastor Australiano, Boston Terrier, Cocker Spaniel, Dálmata, Pastor Alemão, Jack Russel Terrier, Maltês, Poodle Toy e Mini e West Highland White Terrier.

Então, se o seu cachorro é de alguma dessas raças dê uma atenção especial à audição dele.

Como o cachorro não consegue falar quando tem algum problema, precisamos ficar atentos à qualquer mudança em seu comportamento.

Sinais de perda auditiva em cães

perda auditiva em cães

Foto: Freepik

1 – Não responde a comandos

O sinal mais comum de perda auditiva em cães é a incapacidade de ouvir comandos.

A perda geralmente começa com a incapacidade de ouvir sons agudos. Se você notou seu cão prestando menos atenção quando você chama o nome dele, ele pode estar perdendo a capacidade de ouvir.

Teste para ver se o seu cão responde a uma variedade de sons:

  • Bata palmas
  • Assobie
  • Chame-o quando estiver de costas para você. Se não houver resposta, ele pode estar perdendo a audição.

2 – Desobediência repentina

É muito fácil para os donos de cães confundirem perda auditiva com problemas comportamentais.

Um cão que sempre foi bem comportado e fácil de controlar pode parar subitamente de responder aos comandos, por exemplo, ou exigir mais foco para chamar a atenção.

Como a perda auditiva afeta mais frequentemente os cães idosos, esses novos problemas auditivos podem parecer uma desobediência canina.

Mas antes de ficar frustrado por seu cão não obedecer mais aos comandos, faça alguns testes em casa para determinar se ele pode ou não estar tendo problemas para ouvir os comandos. Existem maneiras fáceis de contornar problemas auditivos relacionados à idade, como dicas visuais e sinais manuais.

3 – Aumento do reflexo de sobressalto

veterinário

Foto: Freepik

Cães que não conseguem ouvir bem aprendem a confiar em seus outros sentidos. O senso de toque de um cão surdo, por exemplo, aumentará.

Quando essa mudança ocorre, é mais provável que os cães se assustem com um toque inesperado, uma forte rajada de vento ou mesmo com a vibração chocante de um passo próximo.

Sem a ajuda da sensação auditiva, esses estímulos podem parecer esmagadores e até assustadores, principalmente se um cachorro estiver dormindo.

Um cão que se assusta mais do que nunca pode simplesmente estar com perda auditiva.

4 – Latidos excessivos

Você já passou algum tempo com alguém que não consegue ouvir muito bem e eles aumentam o volume da TV?! É assim que é ter um cachorro com perda auditiva.

Todos os animais regulam suas próprias vozes usando seu senso de audição. Sem sinais auditivos, como eles podem saber o quão alto estão latindo?

Além de gradualmente levantar suas próprias vozes em resposta à perda auditiva, alguns cães assumem que se eles não podem ouvi-lo, você não pode ouvi-los! Latir com mais frequência é uma resposta natural à medida que eles navegam em seus novos métodos de comunicação.

Esses são outros 5 sinais de que seu cachorro está com problemas na audição

veterinário

Foto: Freepik

  • Não vira a cabeça para sons (familiares ou desconhecidos).
  • Parece sentir dor quando você toca em suas orelhas.
  • Fica sacudindo a cabeça.
  • Odor muito forte nas orelhas (isso pode ser um sinal de infecção).
  • Continua dormindo mesmo com muito barulho ao redor e não acorda nem quando você chama seu nome. Se você precisa tocar em seu cachorro para que ele acorde é um sinal de alerta.

A surdez em cães é permanente? Nem sempre! Alguns problemas auditivos são causados ​​por condições tratáveis, como uma infecção persistente no ouvido. Se você notar que seu cão está com problemas auditivos, marque uma consulta com o veterinário imediatamente para uma avaliação completa e para discutir suas opções de tratamento.

Lembrando que, diante de qualquer desconfiança, é importante levar seu cachorro ao veterinário. Em alguns casos, o problema é reversível. E se o cão estiver com otite é preciso tratar.

Mas se seu cão realmente tiver algum problema auditivo permanente, não se preocupe. É possível ter uma boa comunicação através de gestos e muito carinho. Veja 8 sinais para se comunicar com cães surdos.