Quando se fala em raças de cães de guarda, a primeira coisa que costuma vir à mente das pessoas é aquele animal grande, forte e muito bravo. Confira as raças de cães de guarda de acordo com o American Kennel Club.

Mandíbulas fortes e um temperamento extremamente agressivo faz parte do imaginário popular, uma vez que é dessa forma que esses animais são retratados em imagens e vídeos. 

No entanto, por mais que esses animais assustem bastante e deixem as pessoas com medo, nem sempre os cães de guarda possuem essas características. 

Alguns animais menores também podem ser excelentes para a vigília dos ambientes e, para alarmar o tutor sobre eventuais problemas. 

Se você ficou curioso para saber quais são as melhores raças de cães de guarda, não perca nenhuma parte deste texto.

Quais são as melhores raças de cães de guarda? 

Agora sim, depois de conhecer quais são as características principais dos animais de guarda, chegou a hora de falar mais especificamente sobre eles. 

Sendo assim, veja a seguir quais são as melhores raças de cães de guarda que existem hoje. 

1. Pastor alemão 

cão deitado

Pastor Alemão deitado – Foto: Freepik

Quando se fala em raças de cães de guarda, a maioria das pessoas logo pensa em um grande Pastor Alemão, com postura imponente. 

De fato, essa é a raça mais conhecida para essa finalidade, uma vez que a índole e inteligência do cão permitem o treinamento adequado e, também tornam o animal apto a desempenhar funções junto aos policiais. 

Essa é uma raça muito inteligente, dotada de uma grandíssima obediência, facilitando o treinamento e contato próximo ao tutor. 

Além disso, ele é muito atento a tudo o que está ao seu redor e, consegue reagir de maneira bastante adequada à maioria dos estímulos do ambiente, mas sem ser agressivo desnecessariamente. 

O tamanho e a força física também são características importantíssimas desses cães. Isso porque eles conseguem conter invasores, além de intimidar qualquer possível ataque. 

Bastante protetor e carinhoso, esse cão cuida das pessoas que convivem com ele, sendo capazes de realizar qualquer ação para isso. 

2. Rottweiler é um dos melhores cães de guarda de acordo com o American Kennel Club

Rottweiler

Rottweiler – Foto: Freepik

Com porte e fisionomia imponentes, o Rottweiler é um dos cães mais usados como guarda. Eles são fortes, extremamente musculosos e, defendem o seu território e as pessoas fazendo o que for necessário. 

Apesar do tamanho do corpo e da fisionomia que pode ser assustadora, esse é um cão que se for criado adequadamente, se torna um excelente companheiro. 

A raça não é agressiva ao contrário do que muita gente pensa, mas pode acabar desenvolvendo esse traço se for estimulado. 

O animal precisa de adestramento e socialização desde cedo para que fique mais tranquilo e equilibrado. 

Uma característica bem marcante nessa raça é o instinto protetor. Assim ele está sempre bem atento a qualquer ameaça ao seu território ou pessoas da família. 

3. Fila brasileiro é uma das melhores raças de cães de guarda 

fila brasileiro

Fila Brasileiro – Foto: Freepik

O fila brasileiro é uma das melhores raças de cães de guarda de origem nacional e, se origina a partir de diversos cruzamentos. 

Essa seleção artificial ao longo dos anos teve justamente o intuito de selecionar características desejáveis para tornar essa raça uma das melhores para a guarda. 

Podendo alcançar até 70 centímetros de altura, o cão fila é enorme e muito forte, tendo um porte poderoso e muito imponente. 

Nessa raça o senso de lealdade é bem maior do que a agressividade. Então, o animal vai proteger as pessoas e as suas coisas com todas as suas forças. 

Mas sempre que o tutor quiser, poderá ter um grande companheiro ao seu lado, independentemente da atividade que desejar realizar. 

4. Dogue alemão é um dos melhores cães de guarda de acordo com o American Kennel Club

raças de cachorros calmos

Dog Alemão – Foto: Freepik

É completamente desnecessário fazer comentários sobre o tamanho do corpo do dogue alemão, uma vez que essa é uma das maiores raças do mundo. 

Podendo chegar a 85 centímetros de altura, esse cão assusta qualquer um. Mas por trás das suas medidas existe também uma grande personalidade. 

Dócil e muito divertido, esse é um cão muito legal, que adora estar próximo ao tutor e passar o seu tempo ao lado de quem ama. 

Muito tranquilo, o Dogue Alemão gosta de dormir aos pés do seu tutor no final do dia. Mas tenha a certeza de que ele estará também sempre pronto para agir se houver qualquer ameaça. 

5. Bullmastiff

cachorro híbrido

Filhote de cachorro – Foto: Freepik

O Bullmastiff é um dos cães de guarda mais conhecidos hoje em dia, sendo usado com essa finalidade sobretudo por ser musculoso e muito forte. 

Originalmente, os criadores começaram a realizar cruzamentos entre animais da raça Buldogue e os Mastim. 

O intuito era chegar a um cachorro que fosse forte e, que se mantivesse sempre alerta, sendo ótimo para fazer a guarda até de noite. 

O resultado disso foi esse cachorro imponente, que tem os seus sentidos de olfato e audição extremamente apurados e, que está sempre pronto para qualquer coisa. 

6. Pastor Belga é um dos melhores cães de guarda de acordo com o American Kennel Club

Pastor Belga brincando

Pastor Belga brincando – Foto: Freepik

Para o Pastor Belga vale basicamente o mesmo princípio do pastor alemão, de modo que ele também se sai muito bem como uma das melhores raças de cães de guarda. 

Os animais dessa raça são essencialmente grandes, fortes, musculosos e muito ágeis. Com isso, conseguem desempenhar várias atividades muito bem. 

Inteligente, esse é um cão que aprende as coisas muito rapidamente e, que pode trabalhar facilmente em atividades de busca, farejamento, resgate, entre outras. 

Apesar de ser muito equilibrado e se dar muito bem com as pessoas com quem convive, o Pastor Belga é muito territorial e destemido. 

Com isso, ele defenderá tudo o que for seu a qualquer momento. E para isso, pode usar a sua agilidade na corrida e habilidade em saltar. 

7. Dogo argentino 

dogo argentino

Dogo filhote – Foto: Freepik

Quem já viu um Dogo Argentino de perto sabe o quanto esse cão pode ser ameaçador. Com um tamanho gigante e musculatura avantajada, o seu corpo é imponente. 

Além disso, os seus traços remetem ao Pit Bull, o que aumenta ainda mais essa sensação de que o cão é feroz realmente. 

Muito resistente e forte, o Dogo realmente pode proteger o território e os seus humanos demonstrando agressividade. 

Apesar disso, também podem ser animais de companhia excelentes, desde que sejam criados para isso desde cedo. 

Nesse sentido, esses animais precisam ser adestrados desde cedo para agirem dessa maneira apenas frente a dadas ameaças. 

O tutor desse animal precisa ser firme, ensinando ao animal quais são os limites que ele deve respeitar. 

8. Doberman é um dos melhores cães de guarda de acordo com o American Kennel Club

American Kennel Club

An adult Doberman type of dog laying on green grass and chewing a tennis ball – Freepik

Muitas pessoas acreditam que o Doberman seja uma das melhores raças de cães de guarda por ser agressiva. 

Mas essa não é uma verdade. O que acontece é que este é um animal extremamente inteligente, que está sempre atento a tudo o que acontece no ambiente. 

Extremamente corajoso e astuto, esse é um cão que se torna muito fiel à sua família e, com isso desenvolve um enorme senso de proteção. 

No entanto, para alguns animais essa proteção pode se tornar excessiva e, por isso o cão pode acabar saindo dos limites. 

Apesar disso, com a socialização e adestramento adequados desde cedo, é possível ensinar ao animal o que ele pode ou não fazer. 

Caso o cão não passe por esse processo de adestramento, ele pode se enganar e acabar enxergando uma ameaça que não existe. 

Nesse caso existe a possibilidade de ocorrer um ataque às pessoas da família ou visitantes que entrem no seu território. 

9. Terra nova é uma das melhores raças de cães de guarda 

American Kennel Club

Cachorro preto na grama. Foto: Freepik

O Terra Nova é um dos melhores cães de guarda que você pode encontrar. No entanto, ele é considerado um cão extremamente tranquilo e carinhoso. 

Muitas pessoas chamam o cachorro inclusive de babá, uma vez que ele costuma ser muito amigável com as crianças. 

Ele é capaz de cuidar das crianças com a maior paciência do mundo e, consegue inclusive aturar muito bem as brincadeiras dos pequenos. 

Calmo, ele é um bom companheiro para todas as horas e, cria um laço de afeto gigantesco com as pessoas da sua família. 

E é justamente isso que faz esse cão ter um instinto de defesa tão marcante. Ele fica sempre atento e pronto para defender quem ama. 

Sendo assim, essa é uma das melhores raças de cães de guarda para se ter em casa. Mas se você quer que ele se torne mesmo excelente para guarda, recomenda-se um treinamento específico para isso. 

10. Boxer é um dos melhores cães de guarda de acordo com o American Kennel Club

American Kennel Club

Boxer – Foto: Freepik

Essa é sim uma das melhores raças de cães de guarda, mas é preciso fazer uma ressalva bem grande aqui, uma vez que a maioria dos animais não são puros. 

O Boxer é uma dessas raças em que muitos exemplares são resultado de reprodução amadora, de fundo de quintal. 

O resultado disso é que não existe um traço comportamental bem estabelecido para esses animais. Assim, eles podem ser dóceis ou agressivos dependendo da sua genética. 

No entanto, ao longo do tempo os criadores se esforçaram para criar animais que fossem bons cães de guarda, mas que tivessem uma índole equilibrada. 

Com corpo grande e musculoso, esse cão parece bastante ameaçador e já consegue manter as pessoas distantes da sua casa na maioria dos casos. 

Mas se você deseja ter um cão bem equilibrado realmente, a melhor coisa é adestra-lo desde cedo. 

11. Akita 

Akita Inu

Akita Inu. Fonte: Freepik

Todo mundo que procura por um dos melhores cães de guarda que existem, deve em algum momento considerar o Akita. 

Esse é um cão que possui algumas particularidades e, que se comporta de maneira diferente em relação à maioria dos cachorros que existem por aí. 

Isso porque ele não é do tipo que late, rosna e faz o maior barulho quando uma ameaça se aproxima. 

Pelo contrário, ele é extremamente silencioso e observador. Dessa forma ele primeiro estuda a situação com cautela e analisa a ameaça. 

Se necessário, quando ele sentir que existe algo que realmente não vai bem, ele pode atacar rapidamente. 

Devido a esse comportamento muitas pessoas dizem que essa é uma raça temperamental e imprevisível. 

Mas isso não é bem verdade. O que acontece é que ele não dá muitos indícios de que vai atacar. Por ser assim sorrateiro, esse é um ótimo cão para fazer a segurança de ambientes no período noturno. 

Extremamente afetuoso com as pessoas com as quais convive, esse cão deve ser bem socializado para que não haja problemas de ataques acidentais. 

12. Mastim tibetano é um dos melhores cães de guarda de acordo com o American Kennel Club

American Kennel Club

mastim tibetano – Foto: Freepik

Com um tamanho gigante e uma expressão que em alguns momentos parece ameaçadora, o Mastim Tibetano é um grande companheiro. 

Amável, dócil, extremamente fiel e companheiro, essa é uma das melhores raças de cães de guarda que existem. 

Apesar de se apegar com as pessoas da casa, esse cão é independente e também bastante desconfiado. 

Assim, ele pode ser ótimo para guarda, mas para isso, precisa ser devidamente treinado para aprender a se comportar adequadamente em cada situação. 

O treinamento da raça nem sempre é simples, uma vez que ela é conhecida por ser um pouco teimosa. Sendo assim, o tutor deve ter pulso firme para conseguir bons resultados. 

13. Pit Bull

American Kennel Club

Cachorro cheirando o chão. Foto Freepik

Quando você começou a ler esse texto sobre as raças de cães de guarda, é bem provável que tenha logo imaginado encontrar o Pit Bull aqui. 

Realmente o cão dessa raça pode sim ser um excelente cachorro de guarda, mas isso não acontece exatamente por conta da sua fama de agressivo. 

Mesmo que as pessoas pensem que esse é um cachorro nervoso e temperamental, na verdade o Pit Bull pode ser tranquilo e carinhoso. 

O que acontece é que com o tempo os criadores começaram a selecionar animais que se dessem bem em brigas entre cachorros. 

Mas nos últimos anos tem havido um enorme esforço para se reverter isso, realizando-se apenas cruzamentos bem controlados, entre animais tranquilos. 

Quando bem socializado e treinado o Pit Bull pode ser muito gentil e companheiro. No entanto, ele também é muito bom como cão de guarda porque é extremamente protetor em relação a tudo o que é seu. 

Sendo assim, deve-se deixar bem claro que esse é um animal que requer um pouco mais de atenção em relação aos treinamentos ou podem ocorrer acidentes. 

American Kennel Club – 14. Bull terrier 

American Kennel Club

Bull terrier. Fonte: Freepik

Esta é mais uma das raças de cães de guarda mais populares e, que possuem uma fama ruim por conta de ideias que as pessoas criam sobre eles e, histórias de ataques. 

Mesmo não sendo um cão tão grande, o Bull Terrier é musculoso, forte e tem uma mandíbula potente. 

Forte e ativo, esse cão é capaz de correr e saltar muito, sendo muito bom em perseguições e, muitas vezes realizando ataques graves. 

No entanto, assim como acontece com o Pit Bull, a agressividade que se observa em alguns exemplares se deve à seleção indevida dessa característica. 

Diante disso, deve-se sempre ter cuidado com a linhagem ao adquirir um animal e, além disso, prezar pelo treinamento adequado do cachorro desde filhote. 

Dessa forma é possível ter um excelente cão de guarda e companheiro para a família. 

O que as raças de cães de guarda têm de especial? 

American Kennel Club: Antes de mais nada, se você estiver pensando em adquirir um animal de uma das melhores raças de cães de guarda, precisa saber se ele realmente combina com você. 

Geralmente as pessoas apostam em um animal dessas raças quando buscam proteção para a casa ou para a família de maneira geral. 

Por sorte, existem muitos animais aptos a desenvolverem esse trabalho. Mas essa não é a única questão a considerar. 

Você deve analisar as características gerais do animal. Mesmo que os cães de guarda sejam fortes e protetores, ainda assim podem ser excelentes animais de companhia. 

Por isso, cada uma dessas raças possui traços comportamentais bem diferentes e, você precisa levar isso em conta no momento de escolher o melhor companheiro. 

Alguns são mais ativos, outros são mais tranquilos e gostam de passar muito tempo com o tutor e, há ainda aqueles que latem mais ou menos, por exemplo. 

Algo importante de se perceber é se o animal da raça se dá bem com crianças e outros pets, caso esses façam parte da família. 

De qualquer forma, ao escolher uma das melhores raças de cães de guarda, veja se o cão é:

  • Destemido; 
  • Forte; 
  • Obediente; 
  • Leal; 
  • Responde bem aos treinamentos; 
  • Não se distrai facilmente. 

Essas são algumas das principais características desses cachorros. E tenha bastante atenção ao fato de que a agressividade não deve fazer parte da personalidade do animal. 

Ele deve ser capaz de responder adequadamente a cada tipo de estímulo que perceber no ambiente, mas a agressividade em si não é bem-vinda. 

Como escolher um bom cão de guarda? 

Como já foi dito, ao selecionar uma entre as melhores raças de cães de guarda você deve optar por uma que tenha a ver com a sua personalidade e com o perfil das pessoas que moram na mesma casa. 

Entretanto, por mais que as raças tenham traços que são bem característicos, existem variações grandes entre os animais. 

Por isso, além de selecionar a raça em si, você deve se atentar ao perfil comportamental do animalzinho que pretende levar para casa. 

Já falamos aqui sobre a questão da agressividade. Um animal bravo tem desvio de comportamento e, isso pode se tornar um grande problema. 

Animais agressivos geralmente não conseguem entender bem quando devem se comportar dessa maneira e, com isso acabam atacando indevidamente, o que representa perigo para pessoas e animais que convivam com ele. 

Então, o primeiro passo para escolher um cão de guarda é observar se ele é bem equilibrado. É interessante que ele seja destemido, ou seja, que não demonstre medo de barulhos e movimentações. 

Ele deve também ser bem atento a qualquer movimentação no ambiente, mas não deve ser reativo a tudo o que vê. 

Sendo assim, procure perceber se o cachorro reage apenas ao que realmente for uma ameaça em potencial. 

Quando ele estiver um pouco mais tranquilo, observe se permanece alerta aos sons e diferentes estímulos ambientais. 

Se possível, avalie a capacidade do animal em responder aos seus comandos. Tente falar com ele e veja se fica atento ao que você está dizendo ou se dispersa facilmente. 

Latir excessivamente não é uma característica desejada, mesmo assim, um cão que late para estranhos ou barulhos ameaçadores são bem vindos. 

American Kennel Club – É possível aprimorar essas habilidades? 

Essas são algumas características que você deve procurar no animal para ter uma ideia de se ele vai ou não ser um bom cão de guarda. 

Mas é importante deixar claro que com o treinamento correto é possível desenvolver diversas habilidades do animal para que ele se torne um ótimo cão de guarda. 

Para isso, é essencial desenvolver uma estratégia de treinamento adequada para trabalhar essas questões e desenvolver a obediência do animal. 

O que os cães de guarda fazem de especial? 

American Kennel Club: Uma das coisas mais interessantes de se analisar sobre as raças de 

Um cão de guarda eficaz é capaz de intimidar qualquer um que ofenda sua propriedade ou ameace prejudicá-la ou a seus entes queridos.

A idealização de um cão de guarda é que ele pode perseguir as pessoas, mas sem que haja a necessidade de agredir o invasor. 

Entretanto, existem casos em que o cachorro de guarda chega a atacar diretamente o agressor. Mas nesses casos, é preciso que o animal seja bem treinado para fazer o ataque adequadamente. 

Para isso, é fundamental treinar o cão da maneira correta, sendo essencial ter a ajuda de um profissional que se dedique a isso. 

Caso o contrário, podem acontecer acidentes graves, com a possibilidade até mesmo de se ferir pessoas inocentes. 

De qualquer forma, existem animais que possuem uma capacidade inata de proteger as pessoas da família e o seu território, sem nem precisar de adestramento para isso. 

Para isso, é fundamental que o pet receba o treinamento de obediência completa, incluindo tanto os comandos básicos quanto outros truques mais avançados. 

Mas é fundamental sempre prezar pelo desenvolvimento dos instintos naturais do animal, oferecendo assim a estrutura de que ele necessita para isso. 

American Kennel Club – Conclusão 

E aí, o que você achou dessas raças de cães de guarda de que falamos aqui? Todas elas possuem as características desejadas para a proteção de ambientes e pessoas. 

Mas se você pretende ter um desses animais, deve escolher um que combine mais com o seu perfil.