VocĂȘ jĂĄ viu cachorro nadando? Os dogs podem ser Ăłtimos nadadores, mas Ă© preciso alguns cuidados essenciais na hora da atividade. Por isso, vamos te mostrar quais sĂŁo eles aqui no artigo de hoje. Afinal, a maioria das raças de cachorro nascem sabendo nadar, no entanto, existem aquelas que precisam ser instigadas para realizar o exercĂ­cio.

Mesmo que o animal seja um excelente nadador, nĂŁo Ă© recomendĂĄvel deixĂĄ-lo sozinho e alguns cuidados sĂŁo importantes para manter a segurança do cĂŁozinho. Mas quais seriam esses cuidados com cachorro nadando? Ele pode nadar em qualquer lugar? O tutor precisa estar junto no local? Para entender estas e outras dĂșvidas, continue a leitura. Vamos lĂĄ?

Cachorro nadando – 3 cuidados essenciais que vocĂȘ deve tomar

cachorro nadando

Tutora com seu cĂŁo na ĂĄgua – Foto: Freepik

Assistir a um cachorro nadar pode ser uma experiĂȘncia muito fofa. AliĂĄs, muitas raças, como o Golden Retriever e Labradores amam brincar na ĂĄgua. Contudo, Ă© sempre importante manter alguns cuidados, principalmente para evitar acidentes e contaminaçÔes que possam prejudicar a saĂșde do seu amiguinho.

Um dos acidentes que pode acontecer Ă© o cachorro se afogar. E isso pode trazer muitas complicaçÔes e desespero para o tutor e seu dog. Pensando na segurança e melhor aproveitamento dessa atividade, criamos 3 dicas de cuidados essenciais que vocĂȘ, humano, preciso tomar. Veja abaixo.

Escolha o melhor local para o cachorro nadar

As brincadeiras nas poças de ågua, riozinho ou em qualquer contato com a natureza não anulam perigos. Por isso, escolha o melhor local para o cachorro nadar. Nos passeios ao ar livre, tome cuidado ao nadar em cachoeiras ou rios com queda e profundidade, pois esses podem ser alguns dos locais mais perigosos para deixar o cão nadar.

A piscina pode ser um importante local para ensinar o cachorro a nadar, pois é bem mais fåcil monitorar ele com segurança. Mas é preciso tomar cuidado com o clima, os dias mais frios não são boas alternativas para praticar nado com os cachorros. E em dias mais quentes, o protetor solar canino precisa ser usado.

Mantenha o cĂŁozinho protegido

A proteção do animal Ă© extremamente importante. Isto Ă©, mesmo com o cachorro em uma piscina rasa, serĂĄ necessĂĄrio mantĂȘ-lo protegido com algumas tĂ©cnicas de observação. Para as piscinas com profundidade, Ă© recomendĂĄvel que o cĂŁo use um colete salva vidas, mesmo ele conseguindo nadar.

É preciso, tambĂ©m, observar os comportamentos do cachorro durante o nado. Afinal, o cansaço pode trazer dificuldades de se manter boiando e eventualmente o cĂŁo pode se afogar. Para os dias mais quentes, nĂŁo deixe de usar protetor solar canino, pois ele protege dos raios UVA que podem contribuir para o cĂąncer de pele em cĂŁes.

A vacinação do cachorro e vermifugação tambĂ©m sĂŁo essenciais, permitindo proteger contra doenças que podem ser transmitidas nesses locais com ĂĄgua. Portanto, depois das atividades aquĂĄticas, dĂȘ um bom banho no animal e seque ele por completo – inclusive nas orelhas, para nĂŁo causar complicaçÔes.

NĂŁo permita o cachorro nadar sozinho

Como jĂĄ mencionamos acima, nĂŁo permita que o cachorro nade sozinho. Mesmo sendo um Ăłtimo nadador, esteja com ele no local. Assim vocĂȘ evita qualquer tipo de acidente, como o cansaço, que gera dificuldades para nadar. Assim, vocĂȘ evita que o cachorro se afogue.

Dica extra: Em hipĂłtese nenhuma deixe o cĂŁozinho beber a ĂĄgua da piscina, pois o cloro pode fazer muito mal para o organismo do animal.

Cachorro nadando no mar, pode?

cachorro nadando

CĂŁo na ĂĄgua – Foto: Freepik

Essa pergunta pode ser respondida de duas formas: Sim, o cachorro pode nadar no mar. PorĂ©m, em algumas praias nĂŁo Ă© permitida a presença de cachorros. Mas se vocĂȘ conhecer uma praia que aceite cachorro, alguns cuidados devem ser tomados com o cĂŁozinho nadando no mar.

Um dos principais cuidados de cachorro nadando na praia, Ă© nĂŁo permitir que ele esteja sozinho, pois as ondas sĂŁo imprevisĂ­veis e ele pode tomar um “caldo”. E nesse tipo de situação o cĂŁo sofre bastante. Por exemplo, pode entrar ĂĄgua no ouvido do cĂŁo e ele pode sofrer bastante com a otite canina.

A vacinação e vermifugação permite uma maior proteção contra contaminaçÔes, jĂĄ que as praias sĂŁo locais pĂșblicos. Sempre depois do mergulho de mar do seu cĂŁozinho, limpe as orelhinhas dele, dĂȘ um banho relaxante e seque-o por completo, para que ele esteja pronto para mais uma aventura.