Hoje vamos mergulhar em um tópico que é crucial para a saúde e segurança de nossos amigos peludos, mas que muitas vezes passa despercebido: como evitar que os cães fiquem escorregando.

Seja você o orgulhoso dono de um energético filhote ou o companheiro dedicado de um sábio cão idoso, a segurança no lar é um aspecto vital do cuidado com seu pet.

Escorregões e quedas não são apenas desconfortáveis para nossos amigos de quatro patas, mas também podem levar a lesões graves.

Com algumas mudanças simples no ambiente doméstico e na rotina de cuidados, podemos significativamente diminuir o risco desses acidentes.

1 – Apare as unhas do cachorro regularmente

cachorro não dorme à noite

Cachorro deitado em uma cama. Foto: Canva.

Quando maior a unha do animal, mais difícil será para ele andar nesse tipo de piso (e também nos outros) e essa dificuldade favorece escorregões e quedas. Com as unhas curtas, os cães podem estabilizar sua postura ao caminhar nas almofadas das patas e vão caminhar da forma correta e com mais segurança.

2 – Mantenha os pelos das patas sempre curtos

Quando os pelos das patas dos animais ficam muito grandes, eles acabam entrando entre os dedos e ficando entre as almofadas das patas e o chão. O atrito dos pelos com o chão torna o piso ainda mais liso e propenso a escorregões e quedas. Manter os pelos das patas sempre aparados ajuda na segurança do animal e evita que ele fique escorregando ao correr e caminhar.

3 – Proteja o local onde o animal dorme

cachorro não dorme à noite

Cachorrinho deitado no tapete. Foto: Canva.

Você já reparou se seu cachorro escorrega ou tem alguma dificuldade para se deitar ou se levantar? Isso acaba acontecendo muito com animais idosos. Para eles, certos movimentos já são mais difíceis por conta da idade, quando vivem em pisos lisos tudo fica ainda mais complicado.

Uma dica para facilitar a vida dos cães idosos, que gostam de dormir bastante e sentem dificuldades em deitar e levantar, é utilizar carpetes ou tapetes antiderrapantes nessas áreas onde eles costumam dormir mais.

4 – Cuidado com as escadas para evitar que os cães fiquem escorregando

Escadas com pisos escorregadios podem ser ainda mais perigosas para os cachorros, principalmente os mais velhos. Se não for possível colocar um carpete em toda essa área, o ideal é colocar portinhas, no andar de cima e no de baixo, para restringir o acesso do cão e para evitar que eles andem sozinhos ou até correndo por aí.

5 – Tapetes antiderrapantes para evitar que os cães fiquem escorregando

banheiro do cachorro

Foto: Freepik

Coloque tapetes antiderrapantes em áreas propensas a escorregões, como perto da porta de entrada, em volta da tigela de água e comida, e nos corredores. Isso proporciona uma superfície segura e confortável para as patinhas deles.

6 – Cuidado com a limpeza para evitar que os cães fiquem escorregando

Produtos de limpeza podem deixar o piso mais escorregadio. Escolha produtos seguros para pets e que não comprometam a aderência.

Fonte: I Heart Dogs