Para entender qual é a diferença entre um mastim tibetano e um pastor caucasiano, antes é preciso conhecer as principais características de cada um deles. 

Então, nesse texto falaremos justamente sobre isso e, te ajudaremos a identificar cada um dos aspectos a respeito de ambas as raças. 

Muitas vezes esses cães são confundidos entre si, mas é importantíssimo saber as diferenças, seja para a criação dos animais, quanto para cuidar adequadamente deles. 

Então, se você deseja entender bem qual é a diferença entre um mastim tibetano e um pastor caucasiano, continue lendo os próximos tópicos desse texto. 

Mastim Tibetano: principais informações sobre a raça

mastim tibetano

Mastim Tibetano – Foto: Freepik

O Mastim Tibetano é conhecido também como Do-Khyi, que em chinês quer dizer “cão amarrado”. 

O exemplar dessa raça é conhecido por ter uma aparência robusta, por ser pesado, mas ao mesmo tempo ser extremamente fofo. 

Temperamento do Mastim Tibetano 

Como principais características comportamentais, pode-se dizer que o Mastim Tibetano é um cão forte, majestoso e muito resistente. 

Devido ao seu perfil, tamanho, pelagem e características genéticas, esse é um cachorro que se adequa muito bem ao frio. 

Muito além disso, ele é de porte grande e, se esforça para proteger a família sempre que sente que existe algum problema. 

Apesar disso, o cão não costuma ser agressivo. Pelo contrário, ele é bem tranquilo e não tem reações muito drásticas, a não ser que haja realmente uma ameaça. 

Mesmo sendo grande e ter uma aparência tranquila, o cão é bem ativo e, por isso precisa ter um pouco de espaço para poder se exercitar. 

Tanto devido ao tamanho quanto à energia que esse cão tem, ele não se dá muito bem em apartamentos. 

Ter bastante espaço é legal para incentivar o cachorro a desempenhar as suas atividades normais, que incluem cavar e escalar. Além disso, essa raça costuma se agitar bastante no período noturno. 

Características físicas

mastim tibetano

mastim tibetano – Foto: Freepik

No que diz respeito ao visual do Mastim Tibetano, ele é conhecido principalmente por ter uma juba grande e densa. 

Ao redor do seu rosto existe uma grande quantidade de pelos. Ao longo de todo o corpo a pelagem é densa, dura e, os pelos são muito grossos. 

No entanto, por mais que o cão pareça ser peludo, os fios não são tão longos. Em relação à cor, a maioria dos exemplares tem pelagem preta ou castanha, mas existem animais brancos, azulados, dourados e vermelho escuro.

Esse é um cão bem grande, que tem mais ou menos 60 centímetros de altura ou até mais. O peso médio fica entre 55 e 80 quilos, mas há relatos de exemplares que chegam a até 130 kg. 

Assim como acontece em algumas raças de porte grande, esses pets amadurecem tardiamente. 

Se alguns animais se tornam adultos com 1 ano de idade, uma Mastim Tibetano fêmea, por exemplo, só é considerada madura a partir dos 2 anos. 

No caso de macho, a reprodução é recomendada só após os quatro anos de idade. Apesar disso, após 12 meses de idade os cachorros podem cruzar. 

Preço do mastim tibetano

mastim-tibetano

Cachorro na mata com língua pra fora. Foto Freepik

O Mastim Tibetano é um dos cachorros mais caros do mundo. Mesmo que o preço varie um pouco, quem pensa em ter um animal da raça deve preparar o bolso. 

No Brasil, para adquirir um filhote com pedigree de um criador profissional, é preciso desembolsar algo entre os R$ 15 mil e R$ 20 mil. 

Obviamente, tudo depende do local de origem, coloração da pelagem, características do animal, entre outras questões. 

Inclusive, na China a raça é um símbolo de status social e, devido a isso o filhote é comercializado por milhares de dólares. 

Um dos exemplares vendidos no país foi comercializado por 600 mil dólares, o que é realmente impressionante. 

Origem do Mastim Tibetano

O Mastim Tibetano é um dos cachorros mais antigos que existem no mundo e, como o próprio nome sugere ele é originário da região do Tibet. 

Inicialmente, esses cães foram selecionados e muito utilizados como animais de guarda para o gado em também de pastoreio. 

Como viviam com os povos nômades, esses cachorros trabalhavam com essas atividades. Mas também viviam nos monastérios junto com os monges tibetanos. 

A raça é antiga e fica difícil determinar exatamente a sua origem, mas se tem relato da existência deles desde Aristóteles (348-322 a.C) e Marco Polo (por volta de 1271).

O exemplar ocidental mais antigo de que se tem relato, é o animal que pertenceu à Rainha Vitória, que foi um presente do Lorde Hardinge, vice-Rei da Índia, em 1847. 

No ano de 1880, o Príncipe de Gales, Edward VII, levou dois cães da raça para a Inglaterra e, assim começou a disseminar ainda mais a raça. 

Expectativa de vida e saúde

O Mastim Tibetano é um cachorro forte e resistente, mas por ser de porte grande, não vive tanto. 

A expectativa de vida nesse caso costuma ficar entre os 10 e os 14 anos de idade. Mas essa longevidade pode ser modificada por algum problema de saúde mais grave. 

Os problemas de saúde mais comuns em exemplares dessa raça são os seguintes: 

  • Displasia de quadril e luxação da patela: são comuns em animais de porte grande, que são mais pesados. Ambos podem ocasionar problemas de locomoção no animal e, por isso diminuem a qualidade de vida; 
  • Dermatite: surge principalmente devido ao excesso de umidade na pelagem e na pele. Para evitar, é fundamental secar o cachorro muito bem após os banhos; 
  • Hipotireoidismo: é uma disfunção hormonal que também acomete muitos animais da raça e, que requer um acompanhamento detalhado para evitar problemas mais sérios. 

Obviamente, além desses podem surgir outros problemas de saúde em cães dessa raça. Sendo assim, a prevenção é o melhor caminho para evitar danos mais profundos à saúde do animal. 

Sendo assim, deve-se visitar o veterinário de tempos em tempos para assim identificar qualquer sinal de problema logo no inicio dos sintomas. 

Pastor Caucasiano: características e diferenças do Mastim Tibetano 

Jovem andando com seu cachorro

Jovem andando com seu cachorro – Foto: Freepik

O primeiro ponto de diferença entre o Mastim Tibetano e o pastor Caucasiano é que este segundo é originário da Rússia. 

Assim como a outra raça de que tratamos nesse texto, esse também é um gigante, que atualmente é conhecido como excelente animal de companhia e, que tem perfil confiante. 

Mas saiba a seguir mais informações sobre a raça

História do Pastor Caucasiano 

Assim como o nome da raça sugere, o Pastor Caucasiano é proveniente da região do Cáucaso, que se situa próxima ao Mar Negro. 

Inicialmente, a raça foi selecionada com o intuito de ajudar na proteção de rebanhos, impedindo que animais selvagens como lobos e ursos as devorassem. 

Inclusive, até mesmo nos dias atuais é comum encontrar fazendeiros que criam a raça com o intuito de proteger os demais animais da propriedade. 

No ocidente, a primeira apresentação de um exemplar da raça ocorreu na Alemanha, no ano de 1930 em um festival específico de cães. 

A partir disso eles foram se disseminando para além da região do Cáucaso e começou a ser cada vez mais usado como animal de companhia. 

Características

Uma das coisas que o Mastim Tibetano e o Pastor Caucasiano possuem em comum é o tamanho, uma vez que ambos são considerados gigantes. 

A diferença de tamanho entre machos e fêmeas costuma ser grande, de modo que as fêmeas são bem menores. 

Ainda assim, elas pesam em torno de 50 quilos, ao passo que os machos podem chegar a até 100 quilos. 

Como diferença entre o Mastim Tibetano e o Pastor Caucasiano, podemos dizer que o Pastor do Cáucaso é mais alto, uma vez que pode chegar a 75 centímetros de altura. 

Por outro lado, as duas raças são de porte grande e possuem uma expectativa de vida relativamente baixa. Esses vivem entre 10 e 12 anos. 

Mastim tibetano e um pastor caucasiano – Temperamento do Pastor Caucasiano

Originalmente, o Pastor Caucasiano é um cão de guarda e, por isso ele defende o seu território e família com todas as forças. 

Assim como o Mastim Tibetano, essa raça também não apresenta fortes traços de agressividade e, costuma apenas agir quando existem ameaças reais. 

O mesmo acontece em relação ao perfil de coragem e independência desse animal. A autoconfiança também é um traço bem marcante. 

No entanto, essas características fazem desse um cão mais difícil de se criar e adestrar. Por isso, ele é mais indicado para pessoas que tenham um pouco de prática com isso. 

Uma das diferenças entre o Mastim Tibetano e o Pastor Caucasiano é que este segundo não é muito ativo. 

Apesar disso, é um cão forte e poderoso, que pode desenvolver habilidades facilmente. O treinamento adequado é fundamental para isso. 

Alguns exemplares da raça também podem não ser tão amigáveis e, por isso o tutor deve ter pulso firme para educa-lo. 

De qualquer forma, com uma boa liderança, pulso firme, paciência e afeto, é possível tronar o animal um excelente companheiro para todos os momentos. 

Mesmo que seja uma raça quieta, o Pastou Caucasiano pode se agitar na presença de ameaças, uma vez que eles são excelentes cães de guarda. 

Justamente por essa questão, os animais da raça às vezes reagem mal à presença de pessoas desconhecidas. 

E para ter um animal bem tranquilo em casa, é preciso socializar ele desde as suas primeiras semanas de vida, evitando assim problemas de relacionamento. 

Saúde do Pastor Caucasiano 

Assim como acontece com o Mastim Tibetano, o Pastor Caucasiano é um cão grande e muito pesado, que tem uma forte propensão a desenvolver displasia de quadril. 

O grande porte do animal também faz com que ele sofra com desgastes articulares e, consequentemente, com dores. 

Câncer também é uma doença bastante comum em animais dessa raça, bem como os problemas cardíacos. 

Todas essas são condições que se tornam mais frequentes e mais graves devido ao porte do cão. 

Uma diferença entre o Mastim Tibetano e o Pastor Caucasiano que é importante citar é que ao contrário do primeiro, o segundo não é muito enérgico e nem gostam muito de passeios na coleira. 

Alguns especialistas recomendam inclusive que o animal seja estimulado a correr e brincar independentemente, em um ambiente seguro e controlado. 

Isso permite inclusive que ele mesmo escolha o quanto de atividade deseja realizar diariamente. 

Mastim tibetano e um pastor caucasiano – Preço

Mesmo sendo um animalzinho difícil de se encontrar, uma diferença entre os Mastim Tibetano e Pastor Caucasiano é que esse não custa tão caro. 

Ainda assim, quem deseja adquirir um filhote da raça com pedigree, deve se preparar para um gasto de até R$10 mil. 

Na Rússia é mais comum de se encontrar animais da raça, assim como em Taiwan, onde ele é bem comum. 

Curiosidades

Para complementar as informações sobre essa raça, ainda existem algumas curiosidades bem interessantes que vale muito a pena conhecer. São elas: 

  • Devido à seleção dos animais para pastoreio, no seu local de origem essa raça é conhecida como “ovcharka”, termo que se pode traduzir como “cão de ovelha”; 
  • A diferença entre os animais de sexos diferentes é enorme, sendo que os machos são bem maiores; 
  • Devido ao porte e à fama de bravos, esses cães foram usados para impedir que as pessoas cruzassem o Muro de Berlim. Inclusive, até os dias atuais eles são usados na rua como cães de guarda e, também em prisões; 
  • Mesmo que existam muitos exemplares em Taiwan, alguns pesquisadores e criadores afirmam que a raça está em processo de extinção. 
  • Ao que parece devido às características de ambas as raças, o Pastor Caucasiano é parente do Mastim Tibetano. 

Conclusão 

A diferença entre o Pastor Caucasiano e o Mastim Tibetano não é muito grande, mas ainda assim as duas raças possuem algumas divergências. 

O Mastim se originou no Tibet, enquanto que o Pastor é proveniente do Cáucaso. Mas os dois têm em comum a aptidão para viver em clima frio e a resistência necessária para isso. 

O porte gigante também é característica de ambas as raças, mas o Pastor Caucasiano é ainda maior. 

A aparência, coloração e alguns outros detalhes são diferentes. Isso tudo faz com que as pessoas frequentemente confundam as duas raças.  

Mas depois de ler esse texto e descobrir qual é a diferença entre o Mastim Tibetano e o Pastor Caucasiano, isso não vai mais acontecer com você.