Calopsita jovens e adultos têm algumas características distintas na aparência e no comportamento. Todo potencial comprador deve conhecê-las, pois assim você pode se proteger do risco de adquirir um pássaro com a idade indesejada.

Veja como determinar a idade pelos sinais externos de uma calopsita.

Como determinar a idade de uma calopsita

Pela crista

Uma característica de todas as calopsitas é uma crista. Elas apresentam penas na cabeça.

Em pássaros jovens a crista é pequena. As penas em si são curtas e, por baixo delas, encontram-se os rudimentos de outras novas. São de cor amarelo palha e sobressaem uniformemente.

Nos adultos, a crista é longa e exuberante. Existem cachos no final de suas penas, e todas criam uma linha de curvatura. Se você olhar de perto, verá uma área calva sob o tufo.

Pelos olhos

calopsita

Calopsita. Fonte: Freepik

Os olhos não são apenas um espelho da alma, eles podem ser usados para descobrir a idade de uma calopsita. Nos pássaros jovens, eles são marrons profundos e até pretos. Com a idade, a cor dos olhos desbota e torna-se cinza escuro.

Vale lembrar que com o passar dos anos, apenas os olhos da calopsita ficam pálidos, e as patas e o bico, ao contrário, começam a escurecer.

  • Veja também: Yulin: O festival de carne de cachorro na China

Bico

Você pode determinar se uma calopsita é jovem por seu bico cinza claro com sua superfície plana. Não deve ter todos os tipos de danos: rachaduras, arranhões, etc.

Em papagaios idosos, o bico fica mais escuro, às vezes chega a preto. Ele mostra rachaduras, acúmulos e outros danos em uma quantidade bastante grande.

Patas

A aparência das patas também reflete a idade da calopsita. Os pássaros jovens têm uma pele clara com um leve tom rosado. Os próprios membros são cobertos por escamas finas, quase imperceptíveis. As unhas são pequenas em tamanho, com uma superfície plana.

Com a idade, as escamas nas patas tornam-se mais grossas e as rugas também são perceptíveis.

Plumagem

Os papagaios jovens externamente diferem significativamente dos adultos. Em animais jovens, as penas estão frouxamente presas ao corpo, portanto, criam uma sensação de desgrenhada.

As penas da cauda são curtas. Antes da primeira muda, elas são opacos e imperceptíveis. Sua mudança começa a partir de 3-4 meses e apenas em um ano eles adquirem uma aparência brilhante de um pássaro adulto.

As calopsitas sentem desconforto durante a muda. E para acelerar esse processo, muitas vezes eles arrancam suas penas.

Dicas adicionais para determinar a idade da calopsita

calopsita

Calopsita no galho. Fonte: Freepik

É um erro acreditar que o tamanho de um papagaio pode ajudar na determinação da idade. É importante entender aqui que por volta dos dois meses o filhote cresce até o tamanho de um adulto. Portanto, outros critérios devem ser usados na determinação da idade.

Comportamento do pássaro

O filhote de calopsita não pode voar, então na maioria das vezes fica no fundo da gaiola. Seus movimentos são trêmulos.

Em calopsitas de cores não padronizadas, a cor é formada por apenas dois anos.

Interessante! Com um ano e meio de idade, uma calopsita, pelos padrões humanos, é equiparada a uma criança de 10 anos.

Canto

As calopsitas jovens se comportam silenciosamente, raramente emitindo sons curtos. Os adultos gritam alto e com bastante frequência. Às vezes, seu canto é comparado ao uivo da sirene de um carro.

Durante a temporada de acasalamento, os machos emitem sons característicos prolongados. Então, eles atraem a atenção das fêmeas.

Excrementos

Os pássaros jovens costumam sujar-se em seus excrementos e não sabem como limpar as penas. Em vista disso, sua aparência está longe de ser apresentável.

É impossível determinar exatamente a idade de uma calopsita. Mas você pode distinguir um jovem de um adulto por muitas características.

Expectativa de vida

Vivendo em condições naturais, essas aves raramente chegam a viver dez anos, pois precisam constantemente buscar alimento para si mesmas, colocando suas vidas em risco.

Se você mantiver uma calopsita em condições artificiais, observando todas as regras de manutenção, então um animal de estimação pode viver por quase 20 anos, ou até mais, conforme há evidências.

A calopsita está entre as 10 aves mais inteligentes

Essas aves estão merecidamente incluídas entre as dez aves mais inteligentes, o que permite que sejam mantidas em condições humanas sem problemas.

Além disso, como mostram os resultados dos experimentos, o nível de inteligência desta ave é comparável ao nível de inteligência de uma criança de 5 anos.

É possível ensinar a calopsita a falar?

Muitos estão interessados ​​em saber se é possível ensinar a calopsita a falar. Comparado aos periquitos, considerados mais “falantes”, a calopsita consegue pronunciar as palavras de forma mais clara e legível.

Quase todos os membros desta família têm a habilidade de imitar a fala humana. Além disso, o pássaro é capaz de memorizar outros sons, por exemplo, melodias simples.

A calopsita é considerada um tesouro nacional da Austrália

A calopsita é considerada um tesouro nacional da Austrália, portanto sua exportação do país é estritamente proibida. Infelizmente, as populações dessas aves têm diminuído recentemente devido às atividades econômicas humanas. Isso se deve ao fato de que os humanos estão forçando as aves a deixar seus habitats naturais.

A natureza do comportamento da ave no ambiente natural é muito extraordinária. São pássaros bastante tímidos, embora, por estarem no alto de uma árvore, possam permitir que uma pessoa se aproxime o suficiente.

Assim, o processo de criação ocorre durante a estação das chuvas, quando há bastante alimento para filhotes e adultos.

Além disso, os ninhos são construídos em ocos de árvores centenárias. Cada ninhada pode conter de 3 a 7 ovos. Os ovos são incubados pela fêmea e pelo macho alternadamente.