Você deve saber que a caixa de areia para gatos é um item fundamental para quem deseja ter um gato em casa.

Não é novidade para ninguém que os gatos possuem algumas peculiaridades e, uma delas é justamente o uso das caixas higiênicas.

Fofos, misteriosos e únicos, os gatinhos têm o hábito de esconder as suas necessidades nas caixas de areia.

E isso é algo que faz parte do instinto do animal, que desde os primeiros dias de vida já começa a buscar locais específicos para fazer as suas necessidades.

caixa de areia de gato

Caixa de areia de gato. Fonte: Freepik

Por isso, é primordial oferecer ao seu bichinho um local limpo e adequado onde ele possa fazer as suas necessidades, além de manter a caixa sempre limpa e organizada.

A questão aqui é que os felinos são muito exigentes e, por isso você precisa saber como escolher uma caixa de areia para gatos adequada e, fazer a manutenção dela de maneira ideal.

Por que a caixa de areia para gatos é tão importante?

A caixa de areia para gatos funciona como o banheiro para esses animais, pois é ali que eles se sentem confortáveis para fazerem xixi e cocô.

Muita gente não consegue compreender bem esse hábito dos animais, mas a verdade é que os felinos são muito higiênicos e, isso faz parte do instinto animal deles.

Além de limparem os seus corpos se lambendo, os gatinhos não gostam de ter contato com as suas necessidades fisiológicas.

Por isso, é primordial que o banheiro fique relativamente distante do lugar de comer e de descansar.

caixa de areia de gato

Caixa de areia de gato. Fonte: Freepik

De acordo com estudos de comportamento animal, os gatos escondem as necessidades como parte de um processo colaborativo com o grupo. Isso porque o hábito evita que os odores se espalhem pelo ambiente.

E convenhamos que isso é ótimo para todo mundo que convive com esses animais, não é mesmo?

Afinal de contas, é ótimo que não haja cheiro de cocô e xixi pela casa. Mas para estimular o animal a fazer as necessidades no lugar certo, é muito importante escolher uma caixa de areia adequada.

Dicas para escolher a caixa de areia ideal para o seu felino

Se os felinos são exigentes, não é difícil supor que a caixa de areia deva ser adequada para suprir as suas necessidades.

Além disso, a caixa deve ser prática para o tutor, de modo que seja possível higienizar ela com facilidade e fazer a manutenção adequada no dia a dia.

Então, veja algumas dicas essenciais para escolher o melhor modelo.

1. Caixa de areia aberta ou fechada? Escolha a mais prática

A caixa de areia para gatos aberta é uma ótima opção para quem busca praticidade para o dia a dia.

Isso porque nesse modelo é mais fácil visualizar se a caixa está limpa e, também é mais prático de fazer a remoção do lixinho.

Considere também que alguns felinos não se acostumam a fazer as suas necessidades em ambiente fechado, preferindo assim uma caixa aberta.

Caixa de areia de gato. Fonte: Freepik

Por outro lado, com esse tipo de caixa á mais provável que o gatinho faça um pouco de bagunça ao enterrar, jogando areia para fora.

Sendo assim, a caixa de areia fechada é muito boa para evitar a bagunça no dia a dia porque vem com tampa que não deixa a areia sair de lá de dentro tão facilmente.

Os modelos mais simples podem deixar o cheiro abafado, fazendo com que os odores do ambiente piorem.

Para evitar isso, é preciso investir em modelos que possuam carvão ativado, além de limpar frequentemente a caixa.

Ao adquirir um modelo desses, tenha a certeza de que a caixa tem bastante espaço para o animal se movimentar. E verifique se a tampa é prática para ser removida para a limpeza.

Tamanho da caixa

O tamanho da caixa de areia é um fator muito importante para permitir o melhor aproveitamento pelo animal.

O ideal é que ela tenha pelo menos 1,5 vezes o tamanho do animal, pois assim ele conseguirá se movimentar de modo adequado pelo recipiente.

Em geral, as caixas possuem entre 40 e 60 centímetros de comprimento, uma medida que se adequa à maior parte dos gatos adultos.

Caixa de areia de gato. Fonte: Freepik

No caso das caixas fechadas, não se pode esquecer de analisar a altura das bordas da caixa. Ela deve ser suficiente para o animal entrar e, ao mesmo tempo não permitir que caia muita areia para fora na hora de enterrar.

No caso de gatos filhotes ou com problemas de mobilidade, é fundamental selecionar uma caixinha que seja mais baixa.

Para as caixas de areia fechadas, a altura geralmente é de mais ou menos 50 centímetros. E isso inclui todas as partes.

Caixa de areia com peneira é mais prática

Algumas caixas de areia para gatos possuem peneira e, essas estão se tornando cada vez mais populares devido à praticidade.

Por ter um compartimento inferior, ela requer menos manutenção. Isso porque quando a areia granulada entra em contato com a umidade, ela se transforma em pó.

Então, na hora de limpar, basta peneirar que o pó vai para a parte de baixo, bastando assim jogar esse pó fora.

Esse é um modelo que também contribui para a economia de areia higiênica. No entanto, a peneira funciona bem apenas com areias de madeira.

Os produtos de argila ou sílica formam grumos e acabam aderindo à grade, dificultando assim a higienização.

Caixas que possuem acessórios adicionais

Filtro de carvão ativado, por exemplo é um adicional que ajuda a diminuir o cheiro nas caixas e no ambiente em si.

Há também modelos que possuem alças que facilitam o transporte da caixa de um lugar para outro.

Por fim, existem produtos que acompanham a pazinha para limpeza ou, ainda outros itens de que o seu gatinho necessita, como comedouros e bebedouros com o mesmo design.

Para limpeza rápida, prefira modelos mais simples

A caixa de areia deve ser limpa diariamente para garantir que o animal a use sempre que necessário.

Além disso, de tempos em tempos é fundamental lavar o recipiente para remover todas as impurezas contidas nele.

E para facilitar esses processos, prefira modelos de caixas mais simples.

Qual tipo de areia é mais adequado?

Caixa de areia de gato. Fonte: Freepik

Hoje em dia existem muitos tipos de substratos para caixa de areia para gatos. Por isso, é muito importante saber a diferença entre os tipos de grão para escolher a melhor opção para o seu animal.

Já falamos sobre o quanto os felinos são exigentes. Por isso, veja a seguir quais são os principais tipos de areia e selecione o mais adequado para o seu bichinho.

Areia de argila

Este é o tipo de grão mais comum observado na areia sanitária para gatos. Os grãos são feitos de argila e, quando entram em contato com a umidade do xixi, formam pedaços compactos.

Isso facilita em muito o recolhimento do xixi e cocô, além de contribui para neutralizar os odores que tendem a se dispersas pelo ambiente.

Areia de madeira

Esse tipo de grão para caixa de areia para gatos é fabricado a partir de madeira de reflorestamento e, geralmente absorve muito bem a umidade.

Com isso, esse tipo de grão ajuda a controlar o cheiro desagradável.

Material biodegradável para caixa de areia para gatos

Se você gosta de cuidar do seu gatinho e, ao mesmo tempo se preocupa com o meio ambiente, esse é o tipo de grão mais adequado.

Essa areia é fabricada a partir de materiais renováveis e biodegradáveis, como mandioca e milho. Dessa forma, você pode jogar essa areia no vaso sanitário ou no lixo comum sem maiores problemas.

Areia higiênica de sílica

A areia higiênica de sílica é mais uma opção porque é fabricada com gel que tem alta capacidade de absorção da umidade.

Essa areia tem a grande vantagem de ter alta durabilidade e, também de mudar de cor quando está suja. Isso facilita bastante o uso no dia a dia e a limpeza da caixa de areia para gatos.

Areia de bentonita

Mais uma opção para a caixa de areia para gatos é o uso de substratos de bentonita, que é uma mistura de argilas e grãos finos.

Fabricada a partir de cinzas vulcânicas, essa é uma areia bastante absorvente e, que auxilia no controle dos odores desagradáveis no ambiente.

Limpe a caixa de areia para gatos da maneira correta

A limpeza adequada da caixa de areia para gatos é fundamental para garantir o bem estar do seu bichinho.

O gato é um animal muito limpo e, que evita de todas as maneiras locais sujos e fedidos. Por isso, limpe a caixa de areia preferencialmente duas vezes por dia.

E se por acaso você notar que o animal está evitando a caixa, esse pode ser um sinal de insatisfação. Nesse caso, experimente limpar bem o local.

Pelo menos uma vez a cada quinze dias, remova toda a areia e lave a caixa para remover todas as impurezas.

Conclusão

A caixa de areia para gatos é um item fundamental para os felinos domésticos e, você precisa manter a área sempre bem limpa para garantir o bem estar do animal.