X

Como fazer brinquedos para gatos?

Se você tem um felino e preza pela diversão dele, já deve ter se perguntado como fazer brinquedos para gatos.

Quem convive com os gatos sabe que é preciso ter um pouco de criatividade para criar brincadeiras interessantes e que atraiam a atenção do bichinho.

Diferentemente dos cães, os gatos são mais tranquilos e não se interessam por qualquer brincadeira.

Isso é ainda mais intenso no caso dos gatinhos que não têm outros animais como companhia. Nesse caso eles tendem a dormir e relaxar durante boa parte do dia.

Sendo assim, é importante buscar por brincadeiras que estimulem a mente e o corpo deles. Mas você já pensou em como fazer brinquedos para gatos com o que tem em casa?

Continue lendo esse post para saber mais sobre esse assunto.

Gato com cara de bravo. Fonte: Freepik

Por que os brinquedos para gatos fazem tanto sucesso?

Os gatos tem uma herança ancestral dos grandes felinos, ou seja, eles são caçadores natos e é importante atiçar esse instinto neles.

Desse jeito, jogos nos quais existe uma presa que ele precise capturar são os melhores e mais recomendados jeitos de brincar com um gato.

É necessário que se entre de verdade na brincadeira, encontrando meios de simular um alvo que deve ser conquistado pelo bichano.

Separamos aqui algumas opções de brinquedos para gatos que podem ser feitos em casa, com materiais simples e que cumprem bem a sua função de distrair e estimular os gatinhos. Vamos lá?

Melhores brinquedos caseiros para gatos

Antes de mais nada, você precisa conhecer quais são os tipos de brinquedo que fazem mais sucesso com os felinos.

Sendo assim, veja a seguir quais são os principais:

Bolinhas

Gato com bolinhas. Fonte: Freepik

Não é difícil imaginar que as bolinhas estejam no topo da lista de brinquedos que os gatinhos mais amam.

Nas lojas de artigos para pets, existem muitos tipos, marcas e modelos disponíveis. Mas você pode fazer uma em casa usando materiais que já possui.

Assim você não precisa gastar dinheiro com isso e ainda contribui com o planeta por reutilizar materiais que seriam muitas vezes descartados.

Uma excelente opção é fazer uma bola usando meias velhas ou ainda criar uma com crochê. Dá também para usar barbante revestindo uma bola de isopor.

Mas se você quiser algo ainda mais simples, saiba que o seu gato pode se divertir muito com objetos simples como uma bolina de isopor ou um novelo de lã.

Como fazer brinquedos para gatos usando caixas

Gato na caixa. Fonte: Freepik

Se você convive com um felino, já deve ter percebido que caixas de papelão fazem muito sucesso com esses animais.

Eles amam caixinhas porque dá para se esconder nelas. Mas é importante que ela tenha tamanho suficiente para ficar confortável, ou seja, sem que fique demasiadamente apertado.

O bom desse tipo de brinquedo é que você não precisa de muita coisa. Basta ir ao mercado e pegar caixas de papelão gratuitamente e levar para casa.

Aí é só usar a imaginação para construir torres, caminhos e outras estruturas. Mas se você não quiser ter trabalho, saiba que basta fechar uma caixa e fazer um buraco de tamanho suficiente para que o gato consiga entrar.

Isso já é suficiente para que o animal se sinta confortável e feliz.

Restos de tecidos são ótimos para construir objetos para gatos

Se aí na sua casa tem algum resto de tecido que você pretende jogar fora, não faça isso. Existem várias maneiras de reutilizar esse tipo de material para fazer um brinquedo bem legal para o seu bichano.

Uma ideia bem bacana nesse caso é pegar um pedaço de tecido e dar um nó, fazendo mais ou menos como se fosse uma gravata borboleta.

Feito isso, basta amarrar um barbante e deixar o objeto pendurado de modo que o gatinho possa brincar.

Se puder, escolha tecidos mais resistentes para que o gato não consiga estragar tão facilmente com as suas unhas.

Rolos de papel como brinquedos para gatos

Essa é outra opção para criar brinquedos para gatos como um material que todo mundo tem em casa.

Rolos de papel higiênico ou de papel toalha podem se transformar em vários tipos de brinquedos.

Dá para dobrar os rolinhos fazendo um tipo de bolinha. Ou criar objetos nos quais dá para esconder petiscos, que vão caindo conforme o animal vai girando o rolo de papel no chão.

Varinha divertida como brinquedos para gatos

Gatinhos adoram saltar para pegar objetos em movimento porque esse comportamento está associado com o perfil de caçador desses animais.

Então, uma ideia bem legal de como fazer brinquedos para gatos, é amarrar pedaços de tecido a um barbante e, fixar o barbante na ponta de uma vareta.

Você pode usar um palitinho de churrasco, canudo, um lápis ou qualquer outro objeto que sirva como varetinha.

Como fazer brinquedos para gatos do tipo arranhador?

Os felinos têm garras bem afiadas e, por isso sentem a necessidade de arranhar as superfícies para gastar e regenerar essas unhas.

Construir um arranhador é barato, fácil e, pode salvar as suas roupas, cortinas e almofadas. Basta que você tenha uma placa ou um tubo de material rígido, preferencialmente de madeira.

Assim, basta passar uma corda ao redor dela e, então amarrar bem firme de modo que a corda não se desloque.

Bolinha de sabão como brinquedos para gatos

Bolinhas de sabão são ótimas para distrair o seu felino sem precisar construir nada. Basta fazer as bolhas coloridas e deixar que o seu gatinho se movimente para estourar elas.

Tenha cuidado apenas com os olhos do seu gato, para que o sabão não provoque irritações. Hoje em dia existem produtos específicos para animais, que não provocam ardência nos olhos.

Gatos gostam de ursinhos de pelúcia

Se você tem ursinhos de pelúcia que não usa mais, que tal deixar que eles virem brinquedos para os seus gatos.

Dependendo do tipo de pelúcia você pode amarrar um guizo ou outro tipo de objeto que faça barulho para deixar o brinquedo ainda mais interessante.

O bom dos ursinhos é que eles servem não apenas como brinquedos, mas também como apoio para a cabeça durante as sonecas do seu animalzinho.

Garrafa com petiscos como brinquedos para gatos

Os gatos são caçadores natos e adoram qualquer tipo de brincadeira associada a esse hábito. Por isso, você pode estimular o corpo e a mente do seu animal colocando petiscos em um recipiente onde ele vá se soltando aos poucos.

Ao invés de dar o alimento para o seu gato de mão beijada, que tal fazer com que ele e esforce para conseguir pegar?

Para isso, pegue uma garrafinha de plástico de 500mL e perfure ela de modo que o gato consiga colocar as patinhas por dentro.

Para o brinquedo ficar mais seguro, revista os furos com fita isolante ou crepe. Feito isso, basta colocar os petiscos dentro da garrafa.

Construa um labirinto para o seu felino

Praticar a caça e se divertir ao mesmo tempo é excelente para qualquer gatinho que se preze. Por isso, crie estruturas por onde ele possa passar.

Você pode até esconder objetos dentro dessa estrutura, pois isso vai estimular ainda mais a mente e o corpo do seu bichinho.

Como fazer brinquedo para gato com Feltro e Guizo

Para fazer brinquedo para gato com feltro e guizo você vai precisar ter alguns materiais mais específicos na sua casa.

Usando feltro colorido dá para criar formatos e estruturas que você quiser, basta usar a imaginação para isso.

Então, pegue um ou mais guizos e fixe bem na estrutura criada. E se quiser incrementar ainda mais a brincadeira, amarre um barbante na estrutura para você conseguir puxar o brinquedo estimulando o gato a perseguir.

Reutilize rolinhos de papel e canudos

Uma forma legal de como fazer brinquedos para gatos é usar rolinhos de papel e, também canudos.

Para isso, pegue o rolinho e faça pequenos furos por onde você possa enfiar alguns canudos. Se quiser deixar o brinquedo ainda mais divertido, experimente colocar pompons ou pedacinhos de tecido nas pontas.

Pompom de tecido como brinquedos para gatos

Essa é uma ideia muito simples, mas que tem potencial para proporcionar muita diversão para o seu gatinho.

Gatinhos amam bolinhas. E você pode criar uma bem divertida usando tecido. Para deixar o brinquedo mais divertido, enrole o tecido e deixe algumas tirinhas soltas para dar movimento.

Se preferir, pode incluir um guizo ou outros objetos que façam barulho. Tenha cuidado apenas para que o brinquedo seja seguro.

Como fazer brinquedos para gatos com vasilhas de plástico velhas

É muito comum que as vasilhas de plástico estraguem ou rachem. Ao invés de jogar esses itens fora, você pode criar brinquedos para o seu gatinho.

Faça alguns furos na tampa, por onde o animal possa inserir a pata. Então, coloque brinquedos ou petiscos lá dentro.

Caixas de papelão servem como arranhador

Gato na caixa de papelão. Fonte: Freepik

Como ultima ideia de como fazer brinquedos para gatos, fica uma dica bem interessante, que é usar caixas de papelão comuns como arranhador.

Se você quiser criar uma superfície mais durável, coloque tiras de papelão nas laterais da caixa para reforçar ela.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe como fazer brinquedos para gatos e não tem mais desculpas para não divertir o seu animal e estimular ele mental e fisicamente.