Os gatos siameses são uma das raças mais famosas do mundo. Destacam-se não só pela cor extraordinária e atrativa, mas também por algumas características de comportamento. Veja os fatos mais interessantes sobre os gatos siameses.

Fatos mais interessantes sobre os gatos siameses

Gato siamês

Gato siamês. Fonte: Freepik

1 – Esta raça tem um gene que pode afetar a cor da pelagem em uma determinada temperatura

Esta raça tem um gene que pode afetar a cor da pelagem apenas em uma determinada temperatura.

Os gatinhos nascem quase brancos como a neve, pois a temperatura no útero da mãe é bastante elevada. Dentro de algumas semanas, sua cor final é formada. Focinho, orelhas, cauda e patas são bem mais escuros devido ao fato de essas partes do corpo apresentarem a temperatura mais baixa nos gatos.

2 – Todos os membros da raça têm olhos azuis

A cor incomum dos olhos azuis se deve ao fato de que todos os gatos siameses são albinos. Esse recurso se estende aos olhos. Não há pigmento em ambas as camadas da íris, por isso ela parece azul.

3 – É uma das raças mais antigas do mundo

gatos siameses

Gatos no colo da tutora. Foto Freepik

Agora é difícil determinar de onde vieram os gatos siameses. Algumas fontes dizem que eles viveram em cortes reais, enquanto outras foram criadas por monges budistas.

A raça é mencionada pela primeira vez em um manuscrito tailandês que sobreviveu até nossos dias, que foi escrito entre os séculos 14 e 18.

4 – Antigamente, os gatos siameses costumavam ter caudas tortas e estrabismo

Esse recurso foi predeterminado geneticamente. Os criadores decidiram se livrar desses defeitos e, no processo de seleção, conseguiram reduzir ao mínimo a influência do gene. No entanto, mesmo agora, os siameses vesgos nascem de vez em quando.

5 – As raças tailandesas e siamesas são frequentemente confundida

Ambas as raças tiveram um ancestral comum e muitas vezes são confundidas devido à sua cor semelhante. No entanto, eles tem uma série de diferenças significativas: os gatos tailandeses tem formas mais arredondadas, tem um corpo forte e atarracado.

A raça siamesa distingue-se pela elegância: os seus representantes tem orelhas grandes e compridas, rosto alongado, olhos amendoados, corpo gracioso com patas compridas e cauda fina.

gatos siameses

Gatos juntos recebendo carinho. Foto Freepik

6 – A maior parte da raça é absolutamente intolerante à lactose

Os gatinhos são capazes de assimilar a lactose apenas durante o período de amamentação. No entanto, com o tempo, eles perdem a capacidade de digerir a lactose.

Portanto, os gatos siameses são propensos à intolerância absoluta à lactose e até mesmo um pequeno gole de leite em um animal adulto pode causar diarreia.

É por isso que não é aconselhável que os siameses bebam leite.

7 – Gatos siameses são muito inteligentes e leais

Os gatos siameses tem um nível bastante alto de inteligência. São fáceis de aprender e até executam diversos comandos.

Além disso, a raça é famosa por sua teimosia. Portanto, se o animal não quiser aprender truques, será quase impossível forçá-lo.

O gato siamês muitas vezes destaca apenas uma pessoa da família, que considera ser sua amiga e companheira. Ele pode se comportar bem com outras pessoas, mas a pessoa escolhida receberá sua devoção absoluta e um mar de carinho.

gatos siameses

Gatos no colo da mulher. Foto Freepik

8 – Eles vivem até 20 anos

Os gatos siameses podem facilmente viver até 20 anos. Mas com muito cuidado, eles podem até mesmo superar esses limites. Ou seja, este animal ficará muito tempo com o dono. Um gato siamês chamado Scooter viveu até os 30 anos e foi marcada no Guinness Book.

9 – Presença na Casa Branca

No território dos Estados Unidos, esta raça foi dada como um presente de uma festa de aniversário.

Assim, em 1878, a esposa do 19º presidente Rutherford Hayes recebeu como presente um gatinho siamês chamado Siam. Além disso, representantes desta raça tiveram a honra de serem animais de estimação de dois outros presidentes americanos – Jimmy Carter e Gerald Fort.

10 – O nascimento de 19 gatos siameses de uma vez

Em média, os gatos siameses tem até 6 gatinhos. Entretanto, a exceção foi o gato, cuja ninhada era composta por 19 gatinhos. Isso aconteceu em 1970 no Reino Unido. No entanto, uma ninhada tão grande não passou sem baixas, pois 4 deles nasceram mortos.