Gatos podem comer abacaxi: Gatos são animais curiosos, qualquer novidade atrai sua atenção. É comum que o bichano apresente interesse à alguns alimentos consumidos pelos humanos, mas a preocupação é que certos alimentos podem ser tóxicos para o pet.

O abacaxi, principalmente suas folhas, podem ser bem atrativos para o gato, tanto que alguns desses felinos gostam de mastigar essas folhas. Porém, a dúvida que surge é se o gato pode consumir o abacaxi, ou se a fruta pode ser nociva para o felino.

Para saber se o abacaxi e outras frutas são liberadas para o gato é só prosseguir a leitura.

Gatos podem comer abacaxi?

Essa fruta rica em vitaminas e em água é uma ótima opção para servir ao gato como petisco.

Diferentes de outras frutas, o abacaxi é liberado e não é toxico para os felinos. Como é rica em fibras, a fruta ajuda a regularizar o trânsito intestinal, o que é uma forma de ajuda os gatos que possuem problema intestinal.

Abacaxi cortado na tabua. Foto Freepik

Outros benefícios do consumo da fruta são:

  • Propriedades desintoxicantes;
  • Anticoagulantes;
  • Fortalecimentos dos ossos.

A maior parte da fruta é composta por água, o que ajuda a hidratar o animal. Mas antes de servir o abacaxi para o gato, o tutor deve tomar alguns cuidados.

Gatos podem comer abacaxi: forma segura de servir

Mesmo a fruta sendo liberada e não tóxica para o gato, isso não significa que o tutor deve servir de qualquer jeito o alimento para o pet.

O abacaxi, assim como qualquer outra fruta, deve ser usado apenas como um petisco.

O gato não possui uma necessidade nutricional pelas frutas, sendo um animal carnívoro, sua dieta deve ser composta em sua maioria por proteínas e gorduras.

Como o abacaxi possui muita frutose, em abundante quantidade pode causar diarreia e até mesmo diabetes.

Para evitar que o consumo do abacaxi se torne um problema, a fruta deve ser servida seguindo esses passos:

  • Escolha um abacaxi maduro e sempre prefira frutas orgânicas.
  • Descasque afruta, a casca do abacaxi não é digerida pelo organismo do gato.
  • Com a fruta descascada, corte em pequenos pedaços.
  • Sirva como petisco e de forma ocasional.

Ao servir a fruta, não tente força o animal a consumí-la. Às vezes ele pode só ter curiosidade e no fim não querer consumir a fruta.

Para gatos que sofrem de diabetes, o indicado é evitar servir o abacaxi pela alta concentração da frutose.

Gatos podem comer abacaxi enlatado?

Gato comendo ração. Foto Freepik

Como o abacaxi é uma fruta liberada para o gato, o tutor pode acreditar que isso inclui qualquer outra forma que a fruta é disponibilizada, como é o caso do abacaxi enlatado vendido no mercado.

Alimento industrializado nunca é uma boa opção para o consumo do felino, o que vale  especialmente para frutas.

O caso do abacaxi enlatado é que ele possuiu vários produtos conservantes que podem ser nocivos para o animal.

Outro problema é o açúcar presente nessa forma que o abacaxi é vendido, o que pode causar vários problemas ao ser consumido pelo gato. Sempre prefira servir alimentos frescos e orgânicos.

Outras frutas que o gato pode consumir

Gato comendo ração na tigela. Foto Freepik

Para quem tem interesse de incluir frutas como petiscos para o gato, veja algumas frutas que o felino pode consumir sem ser perigosa para a saúde do animal.

É importante lembrar que o gato é um animal carnívoro, o que é comum ele não ter interesse em consumir frutas, mas caso o animal mostre interesse, ele pode consumir de forma limitada essas frutas:

  • Banana: a fruta deve ser servida sem a casca e em pequena porção.
  • Melancia: sirva só a polpa da fruta, sem a casca e as sementes.
  • Morango: pequenas quantidades da fruta podem ser consumidas pelo gato. O morango deve ser lavado e ter a haste e as folhas removidas.
  • Maçã: a fruta deve ser servida em pequenos pedaços e em pouca quantidade. A fruta deve ser limpa e sem a casca, sementes e a haste.
  • Manga: pequenas quantidades podem ser consumidas pelo felino. Para servir a manga, remova a casca e sirva a polpa em pequenos pedaços.

O gato não consegue distinguir o sabor adocicado, por isso nem sempre ele vai mostrar interesse no consumo.

Em alguns casos, a textura é mais atrativa para o animal do que o sabor. Mas se o animal mostrar interesse pela fruta, você pode servir alguma dessas opções já citadas.

Qual é a quantidade de frutas que o gato pode comer?

Como o animal pode consumir algumas frutas, o tutor deve saber a quantidade certa que o animal pode comer sem ser prejudicial para a saúde.

Como as frutas possuem grande quantidade de frutose, o tutor deve controlar a quantidade que o animal consome.

A quantidade da porção pode diferir para cada gato, dependendo do seu tamanho e peso, mas a média é uma polegada de alguma fruta por dia. Frutas e outros petiscos devem representar apenas 2% da dieta do gato.

A ração deve continuar sendo a principal fonte de nutriente do felino. É uma alimentação completa e possui todas as vitaminas necessárias para o gato.

Outro benefício da ração é que por ser completa, não há a necessidade de incluir outra alimentação para o gato. Mas procure sempre uma ração de qualidade e veja qual é a melhor opção para o felino.

Frutas proibidas para o gato

Algumas frutas são perigosas para o consumo do gato e devem ser proibidas para o felino. Frutas cítricas como laranja e limão são altamente ácidas para o organismo do pet.

Essas frutas tem a presença de substâncias tóxicas para o animal, causando alguns problemas digestivos como vômitos, diarreia, desconforto estomacal e até alergia cutânea.

Outra fruta que não deve ser servida para o consumo do gato é a uva, tanto fresca como na versão seca.

A ingestão da fruta pode causas vários problemas como vômitos, diarreia e letargia, em casos mais graves pode até levar a um quadro de insuficiência renal aguda.